InícioAnimeAfinal, Light Yagami de Death Note pode ser considerado um psicopata?

Afinal, Light Yagami de Death Note pode ser considerado um psicopata?

PUBLICIDADE

Light Yagami é o protagonista de Death Note e ele assassinou muitas pessoas utilizando seu caderno, mas isso faz dele um verdadeiro psicopata?

PUBLICIDADE
Afinal, Light Yagami de Death Note pode ser considerado um psicopata?
Reprodução: Death Note

Afinal, Light Yagami de Death Note pode ser considerado um psicopata?

O DSM-5 lista as seguintes características para traços insensíveis e sem emoção e que geralmente são presentes em psicopatas:

PUBLICIDADE
  • Falta de remorso ou culpa
  • Afeto superficial ou deficiente (sem emoção)
  • Insensível – falta de empatia
  • Despreocupado com o desempenho (no trabalho ou na escola)

Depois de testemunhar as mortes de Kurou Otoharada e Takuo Shibuimaru, Light finalmente percebe o poder do Death Note e as consequências de suas ações. Embora ele inicialmente considere o valor das vidas humanas das quais ele se desfez, esse pensamento é apenas momentâneo. Light rapidamente muda sua posição de perpetrador para vítima, colocando a culpa naqueles que ele matou pelos problemas do mundo. Ao mesmo tempo, Light eleva sua posição (cumprindo seu narcisismo) ao rebaixar suas vítimas e, por meio de sua visão de martírio, acredita ser a única pessoa capaz de realizar a tarefa de remover criminosos da sociedade.

Devido ao grau extremo de inteligência e nível de autoconsciência de Light, é difícil avaliar o quão empático ou emocional ele é. Embora Light mostre poucos sinais de preocupação com suas vítimas, ele às vezes demonstrou afeto por sua família, colegas e a namorada Misa Amane. No entanto, mesmo esses relacionamentos estão repletos de acontecimentos que sugerem que Light só considera seu bem-estar se estiver de acordo com sua própria agenda. A máscara de empatia e emotividade é provavelmente um esforço calculado para esconder sua psicopatia – uma tática de preservação necessária quando se considera que ele está frequentemente sob observação policial.

No entanto, o traço insensível e sem emoção que Light Yagami não se enquadra é a falta de preocupação com seu desempenho. Os psicopatas tendem a ter propensão a pensar no curto prazo e muitas vezes evitam ações que possam levá-los a trabalhar duro. Light tem demonstrado consistentemente planejar com antecedência e trabalhar diligentemente. Seja nos estudos, nas atividades extracurriculares ou nos trabalhos que desempenha, Light provou que é capaz de se dedicar a uma tarefa (de curto ou longo prazo) para atingir seus objetivos.

Reprodução: Death Note

A decisão de não dotar a Light com essa característica provavelmente é proposital. Em última análise, a falta de remorso, empatia e emotividade são todos atributos ‘positivos’ em termos do objetivo da Light de se tornar o deus do novo mundo. Livre das restrições das emoções humanas, Light é capaz de se elevar a uma posição distinta, onde pode julgar aqueles ao seu redor com poucas consequências para seu bem-estar mental. No entanto, se Light não se preocupasse com seu próprio desempenho, não demoraria muito para que ele fosse pego. Livrar o personagem desse traço psicopático clássico permite que ele progrida na narrativa com um grau mais alto de credibilidade.

PUBLICIDADE

Embora Light não se enquadre em todos os critérios para psicopatia, ele certamente combina o suficiente desses traços para ser diagnosticado com essa condição. Embora a maioria dos psicopatas possa evitar o planejamento de longo prazo ou tarefas árduas, há exceções a essa regra. Notórios assassinos em série com QI alto costumam passar um tempo considerável planejando seus assassinatos explorando locais, familiarizando-se com as práticas de policiamento e cobrindo seus rastros para evitar a detecção.

Portanto, não está fora de questão que Light possa ser considerado um psicopata, independentemente de sua preocupação com sua atuação. Se Light pode definitivamente ser visto como um ainda está em debate, mas independentemente do termo usado para descrever a psicologia desse personagem, é claro que ele não funciona no mesmo nível que a maioria da sociedade.

Confira também

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.