Dragon Ball Super apresentou dois vilões com a mesma origem e motivações, apesar de serem versões diferentes um do outro, e apesar do fim de sua história e arco ser decepcionante, ainda assim mostrou uma filosofia interessante que desafia tudo pelo que nossos personagens lutaram desde o início.
Goku Black e Zamasu estavam certos o tempo todo em Dragon Ball Super?
Zamasu e Goku Black são personagens com ideais filosóficos e motivações malignas que vão além do desejo de conquistar o universo (Freeza) e destruir os Guerreiros Z (Cell). Goku Black e Zamasu podem ter tido pontos interessantes em sua maldade e sua visão sobre os mortais e seu sofrimento, assim como a maneira como Zamasu se tornou um vilão. A pergunta que isso traz, especialmente para muitos na plateia que se manifestaram como um meme, é se Goku Black e Zamasu não fizeram nada de errado.
Eles estavam realmente certos em sentir que os mortais eram criaturas imutáveis e uma existência violentamente estagnada, ou eram apenas tolos enganados que pularam para conclusões lógicas?
Os ideais de Zamasu
Neste ponto, não é surpresa que muitos estejam familiarizados com a queda de Zamasu para a loucura e a divindade. No entanto, vale notar que a primeira vez que vemos Zamasu em um estado normal, ele tinha preocupações relativamente ingênuas e equivocadas como um Kaiohshin em treinamento sob Gowasu.
Naquele momento, seus ideais eram de superioridade, mas também havia confusão sobre por que eles tinham que continuar observando os mortais de seu universo e nunca interagir com eles para seu próprio aprimoramento. A resposta de Zamasu e sua internalização da resposta de Gowasu, que é a de que eles não podem interferir e apenas observar e nutrir os mortais, é negativa porque não aborda adequadamente a preocupação de Zamasu.
Parcialmente por causa da abordagem negligente (discutivelmente) de Gowasu e do próprio combate de Son Goku contra Zamasu, desafiando e ameaçando seus ideais, Zamasu ficou ressentido com o modo de vida dos Kais. Ainda pior, quando exposto à raça bárbara dos Babarians, sua própria ideologia radical piora para um extremo que o leva a quebrar a regra, eliminando um mortal que inicia sua espiral descendente em direção à divindade extrema. A partir daí, sua personalidade muda radicalmente e a mentalidade confusa e turva fica mais clara aos olhos de Gowasu.
No entanto, a clareza de Zamasu não é um sinal de boas notícias, mas sim um presságio de seu assassinato divino e, eventualmente, sua busca para promover seu Plano do Zero Mortal. No final do dia, Zamasu e Goku Black concordaram e tinham vários pontos sobre como os mortais são destrutivos, às vezes bárbaros e até mesmo egoístas em relação à própria espécie. É feio e desajeitado, como diria Zamasu; mas isso necessariamente significa que ele estava certo?
Resposta final
Zamasu e Goku Black podem ter estado certos sobre algumas coisas em relação aos mortais, mas quando se trata de sua decisão final e visão de os mortais serem uma raça monstruosa, é aí que suas ideologias e padrões começam a perder lentamente o ímpeto e a credibilidade. Afinal, se o Plano do Zero Mortal de Zamasu e Goku Black se baseia na justificação do assassinato de mortais inocentes, ele desmorona quando se observam as ações de Future Trunks, Goku e Vegeta.
Apesar de não estarem relacionados à linha do tempo de onde Future Trunks vem, Goku e Vegeta concordaram em ajudar e lutar contra Goku Black porque isso não seria apenas uma ameaça a eles, mas, mais importante, porque eles conhecem o sofrimento pelo qual os inocentes passaram devido a esse plano. E ainda mais do que isso, os dados de amostra de Zamasu para o Plano do Zero Mortal, assim como sua justificativa para fazê-lo e assumir o controle do corpo de Goku, beiram a autossuficiência e a loucura em geral.
É claro que, apesar de todas as evidências que mostram que Zamasu e Goku Black estavam errados, não é certo esquecer que, embora seus ideais fossem extremos, eles não eram infundados ou inexistentes.
Se alguma coisa, Dragon Ball Super se esforçou em vários episódios para nos mostrar a razão de Zamasu e sua lenta descida em suas ações cruéis. Então, isso não se torna infundado, mas sim uma sequência de eventos que os fãs entendem e podem claramente ver de um ponto A para um ponto B onde tudo deu errado. Claro, Dragon Ball Super também deixa claro que, no final do dia, por mais que o meme diga o contrário, Zamasu e Goku Black estavam de fato errados o tempo todo.
Confira também:
- Os 10 personagens mais fortes do fim de Dragon Ball Super que não são deuses ou anjos
- Dragon Ball Super – Lista de Episódios Filler para você pular
- Dragon Ball Z – Confira o poder de luta dos principais personagens de todas as sagas
- Entenda por que Vegeta chama Goku de Kakaroto em Dragon Ball
- Entenda por que Vegeta não pode se transformar em Super Saiyajin 3 em Dragon Ball
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Vale ressaltar, entretanto, que o mangá continua sendo publicado mensalmente com aventuras inéditas.
Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão diante de um novo desafio: Granolah, o sobrevivente. Este personagem sofreu na mão dos Saiyajins a mando de Freeza no passado, e agora busca vingança.
Você pode acompanhar o anime de Dragon Ball Super na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Dragon Ball Z pode ser conferido por completo na Crunchyroll.