One Punch Man é uma daquelas séries que conseguiram se destacar na ponta da língua de todo fã de shonen como uma recomendação, e é fácil entender por quê. O humor é facilmente acessível para pessoas que talvez não sejam espectadores regulares de anime, a animação é incrível, e a história é divertida e interessante sem ser excessivamente complexa. Enquanto os super-heróis podem ser um dos temas mais fáceis de parodiar, One Punch Man o faz de maneira magistral, permitindo muita nuance e abrindo mais perguntas do que respostas desde o início.
Saitama, o personagem principal, se torna uma espécie de ímã para as almas perdidas de seu mundo enquanto busca um desafio para quebrar seu constante senso de tédio. Uma das maiores perturbações em sua vida seria seu parceiro e discípulo auto-designado, Genos. Genos é tão icônico quanto Saitama em muitos aspectos, como o jovem ciborgue muito legal e popular em contraste com a natureza mais discreta e menos chamativa de Saitama. Mas Genos não começou como o jovem altruísta e surpreendentemente obsessivo que o público conheceu, e é difícil imaginar a versão original dele com suas incríveis tendências caseiras. É bem fácil ver que Genos teria sido um personagem muito diferente sem Saitama.
A Mudança Rápida do Personagem de Genos Devido a Saitama
Pode ser difícil lembrar que quando o público foi apresentado pela primeira vez a Genos, ele era incrivelmente egoísta. Genos começou a série em uma luta com Mosquito Girl, o que estabeleceu seu hábito de se meter em encrenca antes de Saitama salvá-lo quase que inadvertidamente. Mesmo Genos teve dificuldade em entender a força impossível de Saitama, passando uma semana o perseguindo antes de finalmente exigir ser seu discípulo. Essa versão de Genos estava totalmente dedicada à sua busca por vingança, incapaz de considerar qualquer coisa fora desse objetivo. Ele estava disposto a sacrificar seu próprio corpo para se tornar mais forte e, consequentemente, menos humano. A influência de Saitama é a principal coisa que conseguiu equilibrá-lo, tornando Genos menos intenso e mais curioso sobre o significado da diversão.
Aquela versão inicial de Genos capturou as características de muitos anti-heróis de animes e quadrinhos. Dedicação inabalável, total desconsideração pela maioria dos outros e vingança em mente sem desejos reais além da vingança. Tornar-se discípulo de Saitama praticamente o domesticou e deu a Genos algo mais em que se concentrar, aprender e cuidar de seu mestre, muito para o desagrado de Saitama às vezes. Seu tempo com o geralmente entediado e insensível Saitama o tornou mais emotivo por contraste, mesmo com um grande ciúme quando sua posição como o único discípulo de Saitama parece vir à tona ou outros heróis tentam recrutar Saitama. Por sua vez, Genos se torna uma espécie de elo moral para Saitama e faz o herói mais velho sentir algo além de sua perpétua falta de realização.
De muitas maneiras, esses dois personagens precisam um do outro para permanecerem humanos e recuperar partes perdidas de sua humanidade. A incrível força de Saitama e o passado doloroso de Genos deixaram ambos à deriva e os levaram um ao outro a longo prazo. Saitama, apesar de ser um pouco egoísta e preguiçoso às vezes, trabalha mais para Genos do que para qualquer outro personagem, e essa bondade é retribuída por Genos. Até o ponto em que Genos reconhece várias vezes ao longo da série que poderia ter sido uma pessoa muito pior se não tivesse encontrado Saitama, ou mais provavelmente teria morrido.
Genos Faz Autocríticas com Frequência
Genos não era um herói antes de Saitama, o que é a coisa mais importante a lembrar quando se fala sobre quem ele poderia ter sido. Genos não tinha a intenção de ser um herói e salvar pessoas, apenas se vingar. Mesmo em sua luta com Mosquito Girl, quando estava disposto a detonar seu núcleo para matá-la, havia uma grande probabilidade de que isso teria nivelado toda a Cidade Z com ele, já que tem a força de um dispositivo nuclear. No início, durante o Arco dos Conquistadores Alienígenas, Genos percebe rapidamente as semelhanças entre ele e Amai Mask quando o outro mata vários prisioneiros alienígenas sem remorso. Ele aponta especificamente que chegou longe por causa de como costumava ser duro e, portanto, mais misericordioso. Durante sua primeira aventura real juntos na Casa da Evolução, Genos demoliu o prédio sem pensar duas vezes, enquanto Saitama foi o único a apontar que a escolha parecia apressada.
Imaginar quem Genos seria sem Saitama é tanto uma batalha difícil quanto algo que o anime leva tempo para destacar de fato. Genos é visto como alguém que não se preocupa particularmente com sua própria segurança, geralmente acabando completamente destruído em cada arco, recebendo o tratamento completo de Vegeta em alguns momentos. Ele consegue algumas pequenas vitórias, mas muitas vezes é rapidamente descartado. A personalidade abrasiva de Genos também é um grande fator. Ele basicamente apenas tolera pessoas que não sejam Saitama ou o Doutor Kuseno, que é sua figura paterna. Mesmo ao conhecer Saitama pela primeira vez, ele realmente não estava interessado nele até que houve um sinal de sua incrível força, então é incrivelmente improvável que Genos teria se interessado por qualquer outro herói e provavelmente teria acabado descartado, já que os heróis da Classe S muitas vezes são mostrados como tendo algumas cartas faltando no baralho.
One Punch Man é uma série de paródia, mas a relação entre Genos e Saitama é realmente incrivelmente comovente. No final das contas, eles provavelmente salvaram a vida um do outro de maneira literal e figurativa. Sem Saitama, Genos provavelmente teria morrido até este ponto ou continuado a vagar sem rumo em busca de vingança sem se importar com as vítimas em sua busca. Sem Genos, Saitama nunca teria entrado na Associação de Heróis e ganhado uma comunidade ao seu redor para tirá-lo de seu estado perpétuo de tédio.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial