O Chidori é uma das técnicas mais marcantes de Naruto, principalmente por seu uso como habilidade principal de dois dos mais personagens mais icônicos da série, Sasuke e Kakashi.
Desenvolvido pelo Kakashi Hatake numa tentativa de criar um jutsu que unisse a expressão máxima de manipulação de forma do chakra (assim como Rasengan) com uma transformação da Natureza (relâmpago), o Chidori consiste em ampliar o poder de penetração de um golpe, seja ele com as mãos ou com uma espada, ao imbuir energia elétrica com o chakra.
Um dos efeitos colaterais dessa habilidade é fazer com que o impulso do golpe seja extremamente veloz, muito mais rápido do que um humano normal conseguiria reagir. E isso vale tanto para a vítima da técnica quanto para o aplicador.
Mesmo para os padrões superhumanos dos ninjas de Naruto, a aplicação do Chidori era perigosa por dar ao usuário uma visão em túnel que o impedia de reagir a qualquer ameaças laterais. Se por acaso o alvo da técnica conseguisse desviar, o usuário errasse o golpe ou fosse pego em uma distração como clones, o aplicador do Chidori estaria em uma situação altamente vulnerável para um contra-ataque.
Foi por isso que Minato Namikaze considerou essa técnica como incompleta e advertiu Kakashi de seu uso numa batalha ninja contra adversários de alto nível.
Porém, após Kakashi ganhar um Sharingan de seu amigo Obito após uma situação trágica, a amplificação da capacidade visual e melhoria dos reflexos fez com que a habilidade fosse mais segura de ser utilizada por Kakashi.
Teoricamente, qualquer ninja conseguiria executar o Chidori com treinamento suficiente, mas sem algum tipo de olho especial ou mudança corporal que aumentasse a capacidade de reação (como a armadura de relâmpagos dos Raikage), é uma técnica de execução muito perigosa.
Posteriormente, Kakashi aprimorou sua técnica com a invenção do Raikiri, que não precisava de uma aceleração tão grande e poderia ser utilizada com mais segurança mesmo sem a influência do Sharingan.
Quando na posição de Hokage, Kakashi ainda desenvolveu o Relâmpago Roxo, uma versão ainda mais poderosa da manipulação da natureza que também elimina a exigência do impulso altamente veloz para ser efetivo, o que fez com que a técnica também fosse mais segura.
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017, contando a segunda fase do anime. Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Ao todo, o anime conta com 500 episódios, finalizando a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi e preparando o terreno para a continuação direta da história.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, juntamente com Naruto clássico e Boruto: Naruto Next Generations, sua continuação direta.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.