A transformação de Goku em um Super Saiyajin foi provavelmente o evento mais marcante da história dos animes/mangás.
O vilão Freeza finalmente não estava mais lidando com um guerreiro normal Saiyajin e sim um que havia superado os limites da raça e virado uma lenda, uma lenda que Freeza temia profundamente.
Tudo muito legal e tal, mas o problema é que ainda estávamos utilizando números para definir o Poder de Luta dos personagens de Dragon Ball e isso eventualmente gerou complicações sobre qual era a real mudança de força entre a forma base e a forma Super Saiyajin.
Alguns guias e fãs assumem que essa transformação aumenta o poder em 50 vezes – o que seria correto na batalha contra Freeza no planeta Namek – mas o próprio Akira Toriyama, autor da obra, depois corrigiu para 10 vezes, o que seria o mesmo multiplicador de força da forma Oozaru e não faria o menor sentido.
Até você lembrar que Toriyama simplesmente se esquecia de coisas ao criar e expandir o universo de Dragon Ball.
Antes de se transformar em SSJ, Goku utilizou o Kaioken 20x para desferir um Kamehameha em Freeza que, apesar de se mostrar machucado, sobreviveu sem maiores dificuldades. E isso que Freeza estava utilizando apenas 50% de seu poder total.
Seguindo esses dados, Freeza seria no mínimo 40x mais forte que Goku se utilizasse sua forma final. O que obrigaria a transformação em SSJ ser de 50x para que ele se tornasse mais poderoso.
Só que ambos Goku SSJ e Freeza Poder Máximo estavam longe de suas melhores formas, com Goku tendo seu corpo completamente exausto pela batalha e também pelo estresse emocional, e Freeza tendo gasto sua energia nas batalhas anteriores.
Tanto que Freeza em sua forma mais poderosa passou a pressionar Goku SSJ e o combate só se inverteu quando o vilão começou a apresentar sinais de cansaço por não estar acostumado a utilizar essa forma e lutar tão intensamente.
No final das contas, o Poder de Luta quantificado se tornou irrelevante na franquia, como Toriyama desistindo da ideia introduzida na Saga Saiyajin com os rastreadores e a gente pode finalmente deixar isso pra lá, certo? Certo?
Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.
Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.
Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.