Jujutsu Kaisen chegou ao fim e, além de confrontos épicos e perdas marcantes, também trouxe respostas aguardadas pelos fãs — entre elas, o destino de Yuta Okkotsu. E para surpresa de muitos, o personagem não apenas sobreviveu à guerra contra as maldições, como também encontrou paz e amor no epílogo da história.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Yuta sobrevive após quase morrer em batalha
Durante o arco final em Shinjuku, Yuta enfrentou Kenjaku com sucesso, mas acabou em um confronto direto com Sukuna logo após a morte de Gojo Satoru. Assim como seu mestre, Yuta foi cortado ao meio por Sukuna e chegou perigosamente perto da morte. No entanto, graças à ajuda de Rika e de Ui Ui, que o levou até Shoko, Yuta sobreviveu após uma cirurgia de emergência que restaurou seu corpo.
Depois disso, ele teve um último ato de coragem ao usar a técnica de Kenjaku para trocar de corpo com o próprio Gojo. Com isso, pôde enfrentar Sukuna utilizando o potencial total do mestre, mesmo com sua técnica amaldiçoada já no limite. Mais uma vez, foi Rika quem o salvou no momento decisivo.
O epílogo revela com quem Yuta termina
Décadas depois da batalha final, o mangá mostra flashes do ano 2080, revelando que Yuta se tornou o líder interino do Clã Gojo e que ele também formou uma família. Apesar de Maki Zenin e Yuta não aparecerem juntos diretamente, o epílogo mostra dois netos do personagem, com traços físicos que indicam claramente a herança de ambos.
A neta se parece muito com Yuta, enquanto o neto tem traços visivelmente ligados a Maki, e até mesmo um pouco do clã Zenin, o que levou os fãs a concluir que Yuta e Maki terminaram juntos. A relação dos dois, que ao longo da série foi marcada por respeito, parceria e confiança, acabou se concretizando em uma nova geração de feiticeiros.
Possibilidades futuras

Embora o autor Gege Akutami não tenha confirmado oficialmente o relacionamento de Yuta e Maki em diálogos ou declarações diretas, a construção visual do epílogo deixou pouco espaço para dúvidas. Com a recepção positiva dos fãs, não está descartada a possibilidade de um epílogo estendido ou até mesmo um spin-off focado nessa nova geração.
Yuta sobreviveu, protegeu quem pôde e, ao final de tudo, encontrou amor. Para um universo tão sombrio quanto o de Jujutsu Kaisen, esse é um desfecho raro — e por isso mesmo, especial.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Jujutsu Kaisen conta a história de Yuji Itadori, um jovem gênio do atletismo que acaba juntando-se a um clube de ocultismo e então descobrindo ser o receptáculo perfeito para Ryomen Sukuna, a maldição mais poderosa de todos os tempos.
Jujutsu Kaisen tem um anime desenvolvido pelo Studio Mappa (o mesmo de Attack on Titan) com duas temporadas disponíveis no Crunchyroll.