Afinal, a forma dourada de Freeza superior a transformação em Super Saiyajin Blue em Dragon Ball Super?

Dragon Ball Super escolheu enfrentar o problema da escalada dos poderes de maneira divina. Introduziu os conceitos da hierarquia divina em Dragon Ball e deixou Goku e Vegeta alcançarem o posto de Super Saiyajin Deus para enfrentar ameaças multiversais, como Haikaishins e Jirens da vida.

Só que Super também escolheu trazer alguns personagens de volta para o centro das atenções. Geralmente, um vilão de Dragon Ball tem dois fins: ou ele se junta aos heróis e se torna constantemente mais poderoso, embora menos que os protagonistas e vai gradualmente perdendo sua relevância; ou morrem e vão direto para o inferno, perdendo a relevância instantaneamente.

Freeza aparentemente seguia o segundo caminho, mas os produtores e roteiristas resolveram colocá-lo de volta à ativa. Só que como que o vilão que mal era o bastante para enfrentar um Goku Super Saiyajin conseguiria se relevante em uma época onde o herói havia se transformado literalmente em um deus?

A transformação dourada de Freeza foi o suficiente para colocar o vilão no mesmo patamar dos heróis novamente. A desculpa para a transformação é até razoável: Freeza sempre foi ridiculamente poderoso sem ter treinado ou se esforçado um dia de sua vida, a forma Dourada é o resultado dele se esforçando muito para chegar no nível de Goku e Vegeta – e implica até na possível obtenção de ki divino por parte do Imperador Universal.

Mas essa transformação é realmente o bastante para equipará-lo aos mocinhos ou todo esse esforço do vilão foi para “nada”?

Quando Freeza demonstrou essa habilidade em combate pela primeira vez, foi mais que o suficiente para colocar Goku fora de combate. Mas a falta de habilidade do vilão nessa forma fez com que sua estâmina fosse muito baixa e sua energia rapidamente caiu. O suficiente para um outro Super Saiyajin Deus entrasse na batalha e arrebentasse Freeza na paulada.

Alguns fãs então passaram a estabelecer que a forma SSJB seria superior a transformação dourada, mas esse parece não ser o caso.

Durante o Torneio de Poder, Goku e Vegeta estavam utilizando versões ainda mais poderosas das transformações SSJB, como a Kaioken 20x e Evolução, enquanto Freeza ainda estava se mantendo na transformação dourada.

No filme Dragon Ball Super: Broly, Goku e Vegeta tiveram que fugir após terem suas formas mais poderosas completamente destroçadas por Broly, enquanto Freeza se segurou por mais de 1h no combate contra o gigante Saiyajin.

Parece que, após dominar a quantidade de ki utilizado nessa transformação dourada, Freeza se torna razoavelmente mais poderoso que um SSJB comum. E ainda libera o caminho para versões ainda mais poderosas… Não se esqueçam que Cooler, irmão de Freeza, tinha uma evolução física a mais que o Imperador. Nada impede que o vilão evolua ainda mais depois de ter desenvolvido e dominado a transformação dourada.

Dragon Ball Super encontra-se em hiato no momento. O anime encerrou em março de 2018 com o fim do Torneio do Poder.

Atualmente, a história continua no mangá, além do filme Dragon Ball Super: Broly lançado no começo do ano e também de um novo filme que está em estágio inicial de produção pela Toei.

Nesta nova fase, Goku e Vegeta estão enfrentando um inimigo milenar e poderosíssimo: Moro, o consumidor de planetas, uma ameaça que pode muito bem acabar com o Universo 7 num piscar de olhos.

O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll, no seu idioma original com legendas em português.

Acessando o site por este link, você ganha 14 dias de premium gratuitos em uma nova assinatura.

Tico

Redator eventual, podcaster e negro maravilhoso.