InícioAnimeA Morte Mais Trágica de Attack on Titan Não É de Quem...

A Morte Mais Trágica de Attack on Titan Não É de Quem Você Está Pensando

Attack on Titan é conhecido por seu mundo brutal, cenas impactantes e a imprevisibilidade sobre quem irá sobreviver. Ao longo da série, tanto no mangá quanto no anime, personagens importantes foram mortos sem aviso prévio — criando um clima constante de tensão. Porém, entre tantas perdas marcantes, uma das mortes mais tristes e subestimadas é a do Comandante Keith Shadis, um personagem que muitos consideram apenas coadjuvante.

PUBLICIDADE

Quem foi Keith Shadis em Attack on Titan?

A Morte Mais Trágica de Attack on Titan Não É de Quem Você Está Pensando

Shadis apareceu pela primeira vez no episódio de estreia da série, mas só ganhou destaque real após o timeskip de dois anos, quando passou a treinar a 104ª Divisão de Recrutas — grupo que inclui Eren, Mikasa, Armin e outros nomes centrais. Sua postura rígida e implacável remetia ao típico instrutor militar, e sua importância parecia limitada à introdução do elenco principal à vida de soldados.

PUBLICIDADE

Porém, como já é marca registrada do criador Hajime Isayama, nenhum personagem é irrelevante. E a trajetória de Shadis prova isso de forma comovente.

A Reviravolta Emocional de Shadis na 3ª Temporada

No episódio 11 da terceira temporada, intitulado Bystander (“Espectador”), vemos uma nova camada do personagem. Após Eren descobrir que Shadis estava presente no passado de seu pai, Grisha, ele e os outros o confrontam para entender melhor os eventos antes da queda da Muralha Maria.

É aqui que Shadis revela sua maior dor: ele sempre se considerou um figurante na história. Apaixonado por Carla (mãe de Eren), incapaz de se destacar como comandante, e inseguro diante dos talentos ao seu redor, ele se isolou, convencido de que não era o protagonista da própria vida.

“Vou contar uma história que não tem valor algum para a humanidade. A história do meu passado, como um mero espectador.” — Keith Shadis

A revelação de que ele sabotou discretamente o equipamento de Eren para protegê-lo da vida de um explorador mostra o quanto ele se importava, mesmo sem nunca demonstrar.

PUBLICIDADE

A Última Missão de Keith Shadis na Temporada Final

Na temporada final, Shadis continua sendo ignorado por muitos, inclusive pelos cadetes que ele formou, que o agridem para demonstrar lealdade aos Yeageristas. Mas ele volta a surpreender ao salvar alguns desses cadetes de titãs transformados, provando que ainda era um verdadeiro guerreiro.

O momento mais emocionante, porém, acontece no episódio 27 (Retrospectiva), quando Shadis se junta a Theo Magath, comandante de Marley, para impedir que os Yeageristas usem um navio para perseguir o grupo de Armin, Mikasa e companhia.

Enquanto Reiner, Jean e Annie lutam para deter os inimigos, os dois veteranos, Shadis e Magath, decidem se sacrificar para explodir o navio. Em uma das cenas mais emocionantes da série, eles compartilham um momento de respeito mútuo:

PUBLICIDADE

“Você será lembrado como um dos salvadores da humanidade”, diz Magath, antes de perguntar: “Qual é o seu nome?”

Essa pergunta — feita no último instante — carrega um peso simbólico gigantesco. Shadis, o homem que sempre se sentiu irrelevante, finalmente tem sua importância reconhecida.

Por que a morte de Keith Shadis é a mais trágica de Attack on Titan?

Ao contrário de mortes explosivas como as de Erwin ou Sasha, o sacrifício de Shadis passa quase despercebido por outros personagens. Mas para o público, sua jornada é profundamente tocante: de “figurante” a herói silencioso.

PUBLICIDADE

Shadis representa todos aqueles que vivem à sombra dos grandes feitos, mas ainda assim fazem a diferença. Sua morte é trágica não só pelo ato final, mas por tudo que ele suportou em silêncio ao longo da vida.

Escrito por Hajime Isayama, Shingeki no Kyojin ou Attack on Titan, se passa em um mundo onde a humanidade vive em cidades rodeadas por gigantes muralhas para se proteger dos Titãs, criaturas gigantescas que possuem o único instinto de devorar humanos.

O anime segue os passos de Eren Jaeger, um jovem com a misteriosa habilidade de transformar-se no Titã de Ataque, um dos Titãs Especiais de Attack on Titan.

PUBLICIDADE

O jovem acaba entrando para o Time de Reconhecimento juntamente com seus amigos de infância, Mikasa e Armin, com o objetivo de vingar-se da tragédia a qual tirou a vida do pai dele e destruiu sua terra natal.

Após longas esperas, o anime finalmente está completo e pode ser assistido na íntegra na Crunchyroll. Por possuir diversas partes, você pode sofrer alguma confusão ao perguntar-se em qual ordem você deve assistir Attack on Titan. Felizmente, elaboramos um guia para sanar essa dúvida.

Já o mangá de Attack on Titan é publicado no Brasil pela Panini e você pode comprá-lo aqui.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.