Categorias: AnimeArtigos

5 curiosidades que você provavelmente não conhece sobre o Instinto Superior em Dragon Ball Super

Após três décadas de existência do anime. estamos acostumados com Goku e seus amigos a terem mais cores de cabelo que Youtuber teen.

Super Sayajins de cabelos loiros, Super Sayajins deus de cabelos vermelhos e até mesmo Super Sayajins Deus Super Sayajins de cabelos azuis, todo o espectro de luz há de aparecer na cabeça dos guerreiros Z (ainda usamos essa nomenclatura?).

Mas entre todas as transformações, o Instinto Superior parece ser o estágio final da evolução de Goku.

ATENÇÃO: ESSE POST CONTÉM SPOILERS DE DRAGON BALL SUPER, RESSURREIÇÃO DE FREEZA E DRAGON BALL SUPER: BROLY.

Os cabelos brancos e olhar determinado – mas sereno – do nosso herói chocaram fãs do mundo inteiro quando a transformação se completou na fase final do Torneio do Poder como a única forma de derrotar o poderoso Jiren.

Mas muitos fãs não sabem sobre alguns fatos sobre essa transformação e estamos aqui para sanar este problema.

1. O Instinto Superior foi demonstrado bem antes do Torneio de Poder, em Ressurreição de Freeza

No OVA lançado em 2015 retratando a ressurreição do segundo melhor vilão de Dragon Ball (Tao Pai Pai é o melhor), Goku e Vegeta treinam com Whis, e há uma cena onde o anjo desvia dos golpes dos discípulos sem sequer olhar para eles, e ainda tem tempo mara marcar as roupas da dupla com uma caneta sem que eles percebam.

Após não dar nenhuma chance aos dois, Whis explica que ainda faltava muito para que atingissem um estado mental onde não seria necessário sequer pensar para se defender de ataques, que cada parte do corpo responder por si própria.

Parece a descrição de alguma técnica que vocês conhecem?

2. A transformação vem em partes

O próprio Whis diz que esta técnica é extremamente difícil de se dominar e até mesmo os Deuses da Destruição tem problemas com ela.

Goku começou a utilizar esta técnica de maneira incompleta, referida como Instinto Superior Presságio (身勝手の極意”兆”, Migatte no goku’i “kizashi”) ao ser atingido por uma Genki Dama devolvida por Jiren no Torneio do Poder.

Goku volta a utilizar essa forma incompleta – com os cabelos acinzentados e íris brancas – ao enfrentar Kafla em seu modo Super Sayajin 2.

Whis explica que esse modo é capaz de se defender de maneira quase perfeita, mas que Goku ainda não era capaz de atacar direito por não ter dominado a técnica.

Goku só atinge a forma completa do Instinto Superior quando está prestes a ser derrotado por Jiren e mesmo assim, Goku não conseguiu finalizar a luta pois seu corpo exausto não aguentou mais a transformação.

3. Vegeta não atinge o Instinto Superior por não conseguir limpar sua mente

Um dos requisitos para acessar o Instinto Superior é o total controle do estado mental e emocional.

Embora Vegeta seja quase tão forte quanto Goku, Whis aponta ainda no filme de 2015 que Vegeta não consegue deixar de pensar a todo momento em como vai vencer as batalhas e por isso não consegue acessar o Instinto Superior.

Vegeta precisa relaxar um pouco e deixar o seu corpo agir instintivamente se quiser dominar a transformação mais forte que Dragon Ball ofereceu até o momento.

E se tem uma coisa que podemos confiar sobre o Vegeta é que ele corre atrás das suas fraquezas.

Tendo acompanhado Goku em todas as transformações Sayajin – até mesma forma Sayajin Deus o Príncipe Orgulhoso consegue acessar no filme Dragon Ball Super: Broly.

4. Goku não dominou a forma completa do Instinto Superior

Assim que a forma incompleta do Instinto Superior apareceu no episódio 110 do anime, todos pareciam pensar que Goku havia dominado a técnica, o que não é verdade, conforme a explicação do ponto acima.

No episódio 129, Goku atinge a forma completa do Instinto Superior, virando uma luta quase perdida contra Jiren, que mal consegue atacar o herói mesmo utilizando toda sua força.

Alguns fãs pensaram que isso significava que Goku tinha finalmente dominado o Instinto Superior, o que também não é verdade.

Antes de finalizar a luta contra um derrotado Jiren, o corpo de Goku chega ao seu limite e colapsa após o grande esforço que foi utilizar essa técnica contra um oponente tão poderoso.

Ao final do último episódio da série, enquanto Goku e Vegeta estão treinando, Vegeta insiste que Goku atinja novamente o Instinto Superior, mas Goku diz que não consegue e que atingiu a forma acidentalmente no Torneio do Poder.

Tudo isso indica que Goku não dominou a forma completa e precisa treinar muito mais para conseguir o feito.

5. O Instinto Superior pode nem ser uma transformação

Durante esse artigo eu usei “transformação” e “técnica” de maneira intercambiável, mas há debate se é de fato uma transformação.

Como Whis e outros anjos conseguem utilizar a técnica, assim como os Deuses da Destuição, mesmo que com alguma dificuldade, é possível que o Instinto Superior seja apenas uma técnica como Kaio Ken e não uma transformação completa como todas as versões de super sayajin ou até Oozaru.

Porém, assim como as outras transformações, os cabelos e íris de Goku mudam de cor quando ele atinge o domínio parcial da técnica, o que pode indicar que seja uma transformação.

No final das contas não há uma resposta clara sobre o assunto, portanto é bom lembrar que não é possível cravar que seja uma transformação.

Este website utiliza cookies