Em Jujutsu Kaisen, as Famílias de Feiticeiros são compostas por membros que utilizam o jujutsu. Por exemplo, os membros da Família Inumaki são conhecidos por sua técnica de Fala Amaldiçoada. As Famílias de Feiticeiros são altamente respeitadas e têm uma influência proeminente no mundo do jujutsu. Dito isso, as Três Grandes Famílias de Feiticeiros em Jujutsu Kaisen são os clãs Gojo, Kamo e Zenin.
O trio são todos descendentes dos Três Grandes Espíritos Vingativos, que eram poderosos usuários de jujutsu em vida e, após a morte, mantêm uma intensa energia amaldiçoada. Como resultado, as técnicas amaldiçoadas dos Espíritos Vingativos são transmitidas através de cada clã. Mais importante ainda, as Três Grandes Famílias têm a maior presença política na sociedade do jujutsu.
Atualizado em 24 de outubro de 2023, por Ajay Aravind: Quando a história começa, nem Yuji Itadori nem a audiência sabem o quão vasto é o mundo da magia. Jujutsu Kaisen eventualmente coloca todos a par, embora a história leve seu próprio tempo para destacar vários aspectos. As Três Grandes Famílias de Feiticeiros são posteriormente reveladas como grandes jogadores no jogo de erradicação de Maldições, tornando-as estruturas fundamentais para a narrativa geral. Como tal, atualizamos este artigo com algumas informações adicionais.
Satoru Gojo é o Único Membro Conhecido do Clã Gojo
A Família Gojo atualmente consiste em um único indivíduo: Gojo Satoru, o feiticeiro de jujutsu mais forte do mundo. Muito pouco se sabe sobre os outros membros do clã Gojo. A Família Gojo descende de Sugawara Michizane, um dos Três Espíritos Vingativos da era Heian. Devido a essa ancestralidade, Gojo Satoru e Okkotsu Yuta são parentes distantes, explicando os talentos prodigiosos deste último. Os membros do clã Gojo herdaram as técnicas amaldiçoadas chamadas de “Ilimitado” e os “Seis Olhos“, que Satoru possui atualmente.
Aqueles membros do clã Gojo com a técnica Ilimitada podem manipular e distorcer o espaço à vontade, o que já é muito poderoso sem levar em conta o conceito abstrato de “infinito”. E ainda assim, o Ilimitado é de alguma forma capaz de acessar e manifestar o espaço infinito. Existem duas extensões dessa habilidade, a saber, “Lapso da Técnica Amaldiçoada: Azul” e “Reversão da Técnica Amaldiçoada: Vermelho”. O Azul aprimora o Ilimitado, permitindo que o usuário aniquile objetos enormes sem muito esforço. O Vermelho, por outro lado, produz consideravelmente mais energia, mas a técnica depende da energia amaldiçoada reversa. Gojo conseguiu criar uma combinação dessas duas técnicas chamada “Técnica Vazia: Roxa”. O Ilimitado também é a base para a Expansão de Domínio de Gojo, o “Vazio Ilimitado.
A única desvantagem do Ilimitado é que se deve possuir também a técnica dos Seis Olhos para usá-lo. Esta última concede uma percepção ocular extraordinária a um indivíduo, o que permite aos membros do clã Gojo perceber o fluxo de energia amaldiçoada em detalhes minuciosos. Mais importante ainda, Satoru pode facilmente ver qualquer coisa a uma grande distância, além de considerá-las como objetos independentes. Os Seis Olhos são extremamente poderosos, mas a própria habilidade não pode ser ativada ou desativada. Em outras palavras, ela está sempre ligada o tempo todo.
Tudo considerado, vários membros do clã Gojo com os Seis Olhos não podem existir simultaneamente. Uma vez que os Seis Olhos fazem os olhos do usuário funcionarem em alta resolução como uma câmera, eles devem ser cobertos com óculos escuros ou uma venda para reduzir as desvantagens. Diz-se que Gojo Satoru é o primeiro feiticeiro dentro do clã a possuir tanto o Ilimitado quanto os Seis Olhos nos últimos quatro séculos.
A Família Kamo de Jujutsu Kaisen Confia na Manipulação de Sangue
A Família Kamo de Jujutsu Kaisen valoriza os laços de sangue entre seus membros e se esforça para garantir que sua técnica amaldiçoada, a Manipulação de Sangue, seja transmitida. Kamo Noritoshi nasceu de uma amante do chefe da Família Kamo. Como ele herdou a técnica de Manipulação de Sangue e a esposa do chefe da família nunca teve um filho que o fizesse, Noritoshi foi designado para ser o próximo herdeiro do clã. Como estudante do terceiro ano da Kyoto Jujutsu High, o status de semi-feiticeiro de nível 1 de Noritoshi o tornou um dos personagens mais fortes da série. Ele costuma receber missões avançadas, o que lhe confere um certo nível de autoridade sobre seus subordinados.
Membros Conhecidos da Família Kamo
- Noritoshi Kamo-ancestor
- Noritoshi Kamo’s unnamed father
- Noritoshi Kamo
- Kenjaku
Há um certo personagem vilão responsável por grande parte do sofrimento do clã Kamo, mas o anime ainda não chegou a esse ponto. No passado, um membro da Família Kamo manchou o nome do clã, causando tensões em seu relacionamento com as famílias Gojo e Zenin. Há mais de 100 anos, “Noritoshi Kamo” realizou experimentos em humanos e espíritos amaldiçoados, o que criou a técnica “Útero Amaldiçoado: Pinturas da Morte”. As três pinturas conhecidas são Choso, Eso e Keichizu — e Choso herdou a Manipulação de Sangue da Família Kamo.
A Manipulação de Sangue funciona quase exatamente como parece. O usuário pode esculpir o sangue que flui em seus corpos em inúmeras formas e estruturas, criando armas, projéteis ou outros objetos de batalha. Além disso, quem usa essa técnica também pode alterar a composição física de seu sangue, o que permite mudar sua temperatura central. Curiosamente, os espíritos amaldiçoados são notavelmente fracos contra o sangue de um manipulador de Manipulação de Sangue, tornando essa habilidade ainda mais útil para o combate.
A Família Zenin Rejeita Aqueles Que Não Podem Usar Jujutsu
Acima de tudo, a Família Zenin prioriza que seus membros possuam técnicas amaldiçoadas poderosas e até mesmo rejeitaria membros que não pudessem usar o jujutsu. Na verdade, eles até mesmo rejeitaram alguém tão forte quanto Toji Zenin, forçando-o a abandonar a família e mais tarde adotar o nome de sua esposa. O chefe da família, Zenin Naobito, também criticou abertamente Mai e Maki por não serem feiticeiras poderosas. Maki recebeu a maior parte das críticas, já que ela nem sequer podia ver espíritos amaldiçoados sem a ajuda de seus óculos, e o tormento constante a fez deixar a família. E no entanto, ela provou ser mais forte do que sua irmã em várias ocasiões.
Membros Conhecidos da Família Zenin
- Naobito
- Naoya
- Ogi
- Ranta
- Jinichi
- Chojuro
- Mai
- Nobuaki
- Maki – outcast
- Megumi Fushiguro
- Toji Fushiguro
Em alguns casos, a Família Zenin estava disposta a comprar membros que possuíam a técnica desejada de volta para o clã. Toji Fushiguro originalmente planejava vender Megumi para a Família Zenin porque seu filho estava na idade em que suas técnicas amaldiçoadas se desenvolveriam. Maki e Megumi defendem uma abordagem mais progressista para mudar os antigos ideais mantidos pelos membros mais conservadores. A luta pelo domínio causou uma divisão e uma luta interna na família, onde os indivíduos lutam pelo poder político. Há cerca de dez indivíduos conhecidos associados à família Zenin, dos quais apenas metade foi apresentada no anime.
Os membros da família Zenin são esperados para herdar a técnica das “Dez Sombras”, como usada por Megumi Fushiguro. Como tal, o usuário pode manifestar dez entidades diferentes conhecidas como “Shikigami”. No anime Jujutsu Kaisen, Megumi foi visto confiando em “Divine Dogs”, “Nue”, “Toad”, “Great Serpent” e “Max Elephant”. Os Shikigami restantes são “Rabbit Escape”, “Round Deer”, “Piercing Ox” e um ser extremamente poderoso conhecido como “Oito-Handled Sword Divergent Sila Divine General Mahoraga. Megumi também pode combinar seus Shikigami de inúmeras maneiras, expandindo muito seu arsenal potencial.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen começou a ser lançado agora em 2020 no Japão na Crunchyroll. Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.