A primeira temporada de Jujutsu Kaisen apresentou a introdução de vários personagens com aparências estranhas, e até agora o mais memorável deles é o espírito amaldiçoado de grau especial, Mahito. O antagonista maliciosamente malévolo é a criação das piores emoções da humanidade e uma representação direta da possibilidade infinita do mal que reside nos seres humanos.
Ao longo da série, ele começa como uma força propulsora para o crescimento do protagonista da história. Ele passou a mostrar níveis inesperados de potencial, rapidamente tornando-se um dos vilões mais problemáticos da série. A figura sinistra e divertida, Mahito, é um inimigo formidável para a sociedade Jujutsu. No entanto, como é a lei da natureza de todas as coisas, não pode haver força sem fraqueza, e Mahito não é exceção. Apesar de toda a sua força e habilidade, ele não está isento de falhas. Embora não sejam tão fatais quanto os fãs esperam, Mahito certamente tem fraquezas, e aqui estão algumas delas.
5 Especialistas em Longa Distância
Essa falha é mais complicada do que parece, porque, como um Espírito Amaldiçoado, Mahito é mais do que capaz de se defender contra qualquer tipo de oponente, como foi demonstrado contra Nanami. Ele até foi capaz de dominar o feiticeiro de Grau-1. Ainda assim, devido à natureza de suas técnicas amaldiçoadas e habilidades, Mahito precisa lutar contra todos os seus oponentes a uma certa distância, e a história ainda não desmentiu esse padrão.
Apesar da letalidade de sua técnica, ele só pode ativá-la tocando em seus oponentes, basicamente tocando em suas almas, que é o passo significativo de sua técnica famosa, Transfiguração Ociosa. Embora ainda não tenha enfrentado nenhum feiticeiro de longa distância, a eficácia de suas técnicas depende de seus oponentes estarem próximos a ele, especialmente sua expansão de Domínio. Devido a essa limitação de suas habilidades, é inferido que Mahito estaria em grande desvantagem se enfrentasse um feiticeiro estratégico de Jujutsu que pudesse lutar contra ele a uma distância considerável. Um exemplo disso seria Noritoshi Kamo do clã Kamo.
4 Combate Corpo a Corpo
Por mais capaz que Mahito seja como Espírito Amaldiçoado, sua destreza em combate corpo a corpo é inferior em comparação com outros feiticeiros da série. Essa falha é evidente por duas razões: sua inexperiência contra Feiticeiros de Jujutsu sendo a primeira. Ao contrário de seus outros aliados Espíritos Amaldiçoados, Mahito é um Espírito Amaldiçoado recém-nascido que assumiu forma física recentemente. Um exemplo disso foi sua batalha contra Yuji Itadori e Nanami, com o Espírito Amaldiçoado sofrendo uma derrota memorável nas mãos da dupla, embora isso o tenha levado à iluminação.
A outra razão para essa fraqueza é a falta de treinamento real. Ao contrário dos Feiticeiros de Jujutsu, os Espíritos Amaldiçoados dependem mais das técnicas amaldiçoadas do que da destreza natural em combate, com a justificativa de não precisar ser habilidoso em combate físico. No entanto, Mahito mostra sinais de aprendizado rápido, o que sugere que esta é uma falha que ele pode melhorar à medida que a série avança.
3 Vulnerabilidade a Técnicas Amaldiçoadas
A vulnerabilidade às Técnicas Amaldiçoadas é uma falha geral e fundamental de todos os Feiticeiros de Jujutsu. Evidente mesmo contra os Feiticeiros mais fortes como Gojo Satoru, a defesa de um feiticeiro de Jujutsu nem sempre é impenetrável. No entanto, onde Mahito está consideravelmente deficiente é no conceito de defesa contra ataques. Naturalmente mais resistente e devido à sua habilidade inata, Mahito desconsidera visivelmente sua defesa e está mais focado em atacar seus oponentes.
Ao fazê-lo, ele se deixa muito mais exposto do que o Espírito Amaldiçoado típico ou o Feiticeiro de Jujutsu. Isso pode ser atribuído à sua confiança em suas habilidades ou à sua falta de conhecimento em combate e estratégia de batalha. No entanto, ao longo da série, isso ainda não provou ser fatal. No entanto, essa vulnerabilidade se torna evidente contra oponentes mais superiores, como visto contra Sukuna.
2 Fadiga de Regeneração
Como resultado de sua técnica de Transfiguração Ociosa, Mahito pode manipular as almas dos outros e até mesmo a sua própria. A implicação é que ele pode moldar a estrutura de sua alma em qualquer coisa que possa pensar. Sendo capaz de fazer isso também significa que ele pode se regenerar enquanto a essência de sua alma permanecer intacta.
Sua técnica, combinada com sua falta de defesa na batalha, implica que ele está constantemente restaurando partes de si mesmo ou alterando a forma de sua alma, o que não é uma ação ilimitada. Sua regeneração depende muito de sua resistência. Apesar de ser altamente resistente para um Espírito Amaldiçoado, o mesmo não pode ser dito de sua resistência, pois a regeneração exige um pesado tributo de sua Energia Amaldiçoada. No entanto, essa falha também pode melhorar dependendo da progressão da história.
1 Falta de Compostura
Principalmente devido à sua inexperiência em lidar com Feiticeiros de Jujutsu, Mahito tende a perder o foco durante as batalhas. Devido à maneira e natureza de sua criação, como os humanos, Mahito tem uma abordagem filosófica para a luta e uma tendência a se guiar por seus sentimentos. Tipicamente, isso ajuda a crescer espontaneamente, como foi o caso contra Itadori e Nanami, onde ele entendeu o conceito da Expansão de Domínio. Ainda assim, sua abordagem à batalha não é a ideal, pois ele tende a se deixar levar pelo calor da batalha, perdendo o foco no objetivo em mãos, e, como uma criança animada com o aprendizado, o leva a experimentar durante as lutas em andamento.
Até agora, não tendo se arrependido desse tipo de abordagem, uma perda inerente de foco seria fatal contra oponentes superiores, e um excelente exemplo de tal oponente seria Gojo Satoru, o portador dos Seis Olhos. Como todas as outras falhas destacadas, a falta de compostura de Mahito provavelmente melhorará à medida que ele enfrentar mais feiticeiros inimigos à medida que a história avança.
Confira também:
- Os 15 personagens mais fortes de Jujutsu Kaisen
- O que aconteceu com Yuta após Jujutsu Kaisen 0?
- Jujutsu Kaisen – Todos os arcos do anime e mangá
- Jujutsu Kaisen – Todos os Feiticeiros de Grau Especial
Jujutsu Kaisen (traduzido para Batalha de Feiticeiros no Brasil) é um mangá japonês escrito e ilustrado por Gege Akutami, e publicado na revista Weekly Shōnen Jump desde 5 de março de 2018.
Os capítulos individuais são compilados em volume tankobon, e publicados pela Shueisha desde julho de 2018. A série é licenciada e publicada no Brasil pela editora Panini. Os volumes estão sendo lançados mensalmente no momento.
Um anime adaptando a história de Jujutsu Kaisen começou a ser lançado agora em 2020 no Japão na Crunchyroll. Ele é de resposabilidade da Mappa, mesma responsável pela temporada final de Shingeki no Kyojin. Já o mangá de Jujutsu Kaisen é publicado no Brasil pela Panini.