InícioArtigos10 adições aos filmes de Harry Potter que melhoraram os livros

10 adições aos filmes de Harry Potter que melhoraram os livros

A luta entre os amantes dos livros e filmes de Harry Potter é algo que nunca será realmente resolvida. Enquanto alguns acham as adaptações ruins, outros preferem os filmes. Muitas adaptações cinematográficas sofrem esse tipo de divisão de fãs.

PUBLICIDADE

A questão é que nem sempre as adições ou mudanças feitas nos filmes estragam o filme. Muito pelo contrário.

Hoje, trouxemos dez adições dos filmes de Harry Potter que acreditamos terem sido positivas e melhorado a experiência dos livros.

Adições aos filmes de Harry Potter que melhoraram os livros

1 – Um flashback mostra o feitiço usado por Voldemort para matar Lily e Thiago Potter (Harry Potter e a Pedra Filosofal)

10 adições aos filmes de Harry Potter que melhoraram os livros
Reprodução: Harry Potter

No filme Harry Potter e a Pedra Filosofal, conhecemos a história de Harry com seus pais pela narração de Hagrid, enquanto nos livros só descobrimos o feitiço utilizado bem depois.

Os filmes de Harry Potter mostram a Maldição da Morte com seus raios verdes logo no início da franquia, sugerindo que esse feitiço seria importante durante toda a história.

PUBLICIDADE

 

2 – O filme entrega mais dicas sobre Hermione e o Vira-Tempo (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban)

Reprodução: Harry Potter

O terceiro livro recebeu algumas críticas sobre o plot de viagem no tempo, como se ele tivesse sido revelado do nada. Os filmes de Harry Potter corrigiram isso, entregando algumas dicas do que iria acontecer.

PUBLICIDADE

Um exemplo disso, é quando Hermione aparece em uma sala de aula enquanto frequenta outras, e Rony indaga a amiga. Ou também quando um caracol avisa o trio que o carrasco de Bicuço está chegando, ou um uivo conveniente ajuda Harry e Hermione a fugirem de Lupin transformado em lobisomem.

 

3 – Menos gritos tornam Harry mais simpático (Harry Potter e a Ordem da Fênix)

10 adições aos filmes de Harry Potter que melhoraram os livros
Reprodução: Harry Potter
PUBLICIDADE

Os filmes de Harry Potter até o Cálice de Fogo não estavam tão sombrios. Porém, o quinto ano do bruxinho é um dos mais tensos. Quando Harry é desacreditado quanto ao retorno do Lorde das Trevas, o estresse fica muito presente nos diálogos dos livros, fazendo o personagem gritar (literalmente em caps lock) com Hermione, Rony e até Dumbledore.

Nos filmes de Harry Potter, Harry não aparece tão estressado, ainda que fique mais solitário e isolado, após os traumas vividos no ano anterior.

 

PUBLICIDADE

4 – Desempenho e aparência de Imelda Staunton tornam Umbridge ainda mais desprezível (Harry Potter e a Ordem da Fênix)

Reprodução: Harry Potter

Os livros descrevem Dolores Umbridge como uma mulher atarracada e parecida com um sapo, o que exacerba sua personalidade doentia e cruel. Os filmes de Harry Potter, por outro lado, não transformaram a personagem em uma pessoa detestável à primeira vista.

Graças a Imelda Staunton, Dolores ainda mantém seu gosto por roupas enjoativas e vestidos, mas seus trejeitos intensificam a maneira como ela se enxerga: olhar doce, atitudes cruéis.

PUBLICIDADE

 

5 – A história de Slughorn aprofunda o vínculo que ele tinha com Lily (Harry Potter e o Enigma do Príncipe)

10 adições aos filmes de Harry Potter que melhoraram os livros
Reprodução: Harry Potter

Os filmes de Harry Potter adicionaram uma camada extra a relação de Slughorn e Lily, quando após o velório de Aragog, o professor abre seu coração quanto a um peixinho que uma de suas melhores alunas lhe deu, e que faleceu logo após ela ser assassinada por Voldemort.

PUBLICIDADE

Isso acrescenta um tom mais sincero às intenções de Harry ao conseguir a lembrança com o professor com a ajuda da poção Felix Felicis, já que nos livros nosso protagonista é um pouco mais manipulador.

 

6 – O desespero e medo de Draco Malfoy são mais perceptíveis (Harry Potter e o Enigma do Príncipe)

Reprodução: Harry Potter
PUBLICIDADE

Como os filmes de Harry Potter vão além da visão de Harry, pudemos perceber a pressão e a vulnerabilidade de Draco quanto à missão dada por Voldemort. Desde suas idas frustradas a Sala Precisa para fazer o Armário Sumidouro funcionar, até sua reclusão e solidão em cenas que mostram Draco soluçando de chorar.

Os livros são bem mais abertos, deixando tudo muito sugestivo e por meio de descrições da Murta que Geme.

 

PUBLICIDADE

7 – Harry e Gina não terminam desnecessariamente o seu relacionamento (Harry Potter e o Enigma do Príncipe)

10 adições aos filmes de Harry Potter que melhoraram os livros
Reprodução: Harry Potter

Após a morte de Dumbledore, Harry termina seu relacionamento com Gina nos livros, já que o protagonista precisa procurar pelas horcruxes e não quer colocar sua amada em perigo. Gina até entende a situação e aceita que o desejo heróico de Harry é uma das coisas que mais a atrai.

Como os dois acabam se casando no final, os livros causaram uma angústia desnecessária para muitos fãs, enquanto os filmes de Harry Potter deixam essa questão em aberto e não citam que o relacionamento de Harry e Gina mudou entre o sexto e sétimo filme.

PUBLICIDADE

 

8 – As ações de Hermione com seus pais aumentam a gravidade da Guerra (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1)

Reprodução: Harry Potter

Os filmes de Harry Potter ficaram cada vez mais obscuros. Em Relíquias da Morte, Hermione apaga a memória de seus pais sobre ela e não deia qualquer vestígio sobre a existência dela na vida deles. Em vez de descobrirmos isso pela perspectiva de Harry, os filmes entregam uma cena repleta de emoção e dor da personagem enquanto realiza tal ato.

PUBLICIDADE

Essa cena é a primeira do filme, o que já prepara o coração do espectador para os sacrifícios que viriam a seguir.

 

9 – Algumas adições aumentam a triste história de Snape (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2)

10 adições aos filmes de Harry Potter que melhoraram os livros
Reprodução: Harry Potter
PUBLICIDADE

Um dos capítulos mais emocionantes do último livro é O Conto do Príncipe, no qual conhecemos a visão de Snape de toda a situação. Os filmes de Harry Potter adicionaram cenas que aumentam nossa empatia pelo personagem, por exemplo quando Severo vai a Godric’s Hollow logo após o ataque de Voldemort e chora sob o corpo de Lily.

Outra cena muito emocionante é Lily sussurrando palavras de amor para o bebê Harry antes de morrer. O que antes já fazia muitos fãs chorarem, quando visto no cinema com essas cenas adicionadas e que não era esperadas, tornaram tudo ainda mais insuperável.

 

PUBLICIDADE

10 – A escolha de Harry quanto à Varinha das Varinhas traz uma solução mais satisfatória (Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2)

Reprodução: Harry Potter

Essa aqui é bem contraditória. Isso porque a escolha de Harry quanto a Varinha das Varinhas, a mais poderosa do mundo, divide opiniões. Enquanto algumas pessoas preferem a atitude do bruxo nos livros, onde ele decide ficar com a varinha sem usá-la para que seu poder morra junto com ele, outras pessoas preferem a solução dos filmes, onde Harry Potter quebra a varinha e a joga fora.

Faz sentido que Harry a destrua, já que a qualquer momento um bruxo mal intencionado pudesse roubá-la.

PUBLICIDADE

Confira também

Harry Potter é uma série de sete romances de fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling.

A série narra as aventuras de um jovem chamado Harry James Potter, que percebe aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Ele também descobre que foi responsável pela destruição do pior bruxo de todos os tempos, Voldemort.

PUBLICIDADE

A franquia Harry Potter conta com um universo mais de 10 livros e 11 filmes, vendendo 450 milhões de cópias no mundo todo e alcançando mais de 8 bilhões de dólares em arrecadação nos cinemas.

No post de hoje, trouxemos um quiz sobre os personagens de Harry Potter.

Além da saga original, Harry Potter também deu origem a série Animais Fantásticos, que se passa no mesmo universo da primeira história, mas em outra época e acompanhando outros personagens.

PUBLICIDADE