Enquanto Naruto e Shippuden podem ser consideradas duas partes de uma mesma história, Boruto: Naruto Next Generations é decididamente uma evolução da série. Com mudanças de personagens mas, principalmente, de temas e tópicos, Boruto mudou várias coisas no mundo construído pela saga de Naruto.
5 – A evolução dos velhos personagens
Podemos começar com o mais óbvio: os personagens de Naruto cresceram. E com isso, suas personalidades acabaram mudando um pouco. Não estamos mais falando de adolescentes com poderes impressionantes num mundo de guerra, mas adultos com responsabilidades num mundo pacífico.
O trabalho do Hokage deixou de ser de um líder tribal para uma posição muito mais administrativa e burocrática. Enquanto os líderes do passado tinham que se preocupar com eminências de guerra, o Sétimo Hokage lida com licitações de compra de bandanas ninja.
Em novela recente, Sasuke Retsuden, temos uma história focada nos esforços combinados entre Sasuke e Sakura numa missão para curar Naruto de uma doença causada pelo fato dele ser um Jinchuuriki.
Nela, Sasuke se mostra muito mais cuidadoso com sua esposa e, por vezes, até demonstra ciúmes– o que levou alguns fãs a questionarem essa “mudança de personalidade”. Afinal, o Sasuke babaca de Shippuden deu raríssimas demonstrações de afeto por Sakura. Mas o fato é que ele cresceu desse momento “adolescente revoltado”. Como alguém que já perdeu sua família antes, ele não quer perder a segunda chance com a nova família e essa evolução de personalidade é fator interessante na série.
4 -A modernização rápida do mundo ninja
O mundo de Naruto não era exatamente primitivo, mas não dava para ser considerado como moderno. As principais formas de comunicação a longa distância ainda eram mensageiros com um pergaminho, por exemplo.
Mas o período de paz após o fim da ameaça de Madara/Kaguya e a pacificação entre as Vilas deu espaço para uma revolução tecnológica. Em pouco tempo, computadores se popularizaram e até mesmo consoles de videogame portáteis passaram a existir.
De uma Vila escondida na Folha, Konoha passou a ser uma metrópole, com prédios e outras modernidades, as atividades ninja mais próximas de um serviço de quebra-galho do que a antiga formação militar.
3 – Itachi Uchiha e o restante da Akatsuki são eliminadas da história
Velhos hábitos não morrem tão facilmente, porém. Mestres da ofuscação de informação como são, os ninjas acabaram reescrevendo parte da história para a nova geração.
Antes um dos clãs mais poderosos e influentes da história ninja, as informações atuais dos Uchiha são genéricas e escondidas em livrarias. Mesmo Sarada, uma Uchiha, não sabe muito de seus ancestrais além de vagas informações sobre o Sharingan.
A Akatsuki, basicamente os grandes vilões das sagas de Naruto, foram esquecidos por todos… a não ser Shin “Uchiha”.
2 – O sistema de justiça é frouxo
Apesar de décadas como ninja fugitivo e das tentativas de destruição à Konoha que eventualmente resultaram na morte do Terceiro Hokage, Orochimaru goza de liberdade no atual mundo de Boruto.
De vez em quando se comenta que o Sannin está sob vigilância de Konoha a todo momento e que a atual contribuição dele para a Vila é forma dele pagar pelos erros do passado. Mas é fato que, fosse essa outra era, Orochimaru teria de continuar fugindo se quisesse evitar a pena de morte.
A palavra do Hokage, entretanto, é a lei. E o Sétimo, Naruto, perdoou não só Orochimaru, como também perdoou Kabuto — um antigo espião de Orochimaru e responsável pelo exército de Edo Tensei utilizado conta a Aliança Ninja na Quarta Guerra Mundial.
1 – Não há o mesmo respeito pelos mentores
A passagem de bastão entre mestres e alunos é um dos temas principais de Naruto e Shippuden. Dessa forma, praticamente todos os mentores são vistos de maneira extremamente respeitosa e mesmo os mais espalhafatosos como Jiraiya e Might Guy são tidos como forças da natureza.
Mesmo Iruka Sensei acabou sendo extremamente respeitado. Apesar de não ser um ninja excelente, ele foi o principal responsável por Naruto ter se tornado um ninja e iniciado a trajetória que lhe tirou da rejeição da Vila e o tornou em um herói.
Kakashi, Jiraiya, Iruka, Ebisu, Might Guy, Asuma, Kurenai, Tsunade, Hiruzen, os sapos do Monte Myoboku… Todos personagens extremamente importantes na série e com momentos incríveis de mentoria.
Já em Boruto, esse aspecto é completamente negligenciado. Nem mesmo o líder do novo Time 7 — Konohamaru — é visto como um personagem importante. E eu nem vou falar do estado atual do meu menino Shino Aburame.
Boruto: Naruto Next Generations é a sequência direta de Naruto Shippuden, tanto no anime quanto no mangá.
Nesta nova história, acompanhamos Boruto, filho de Naruto. Juntamente com seus colegas de Time 7, eles vivem novas aventuras e interagem com antigos e novos personagens da franquia.
Apesar do anime ainda estar contando a história de Boruto jovem, ele conta com alguns bons arcos, trazendo Naruto e Sasuke de volta, e histórias onde o jovem é o grande protagonista.
O anime pode ser acompanhado na íntegra no Crunchyroll e ganha novos capítulos toda semana.
Acesse o site por este link e então ganhe 14 dias de premium gratuitos em uma nova conta.