Os melhores jogos influenciados por Resident Evil

Fala, galera, tudo bom com vocês?

Resident Evil é uma franquia que influenciou muita gente por aí, seja direta, seja indiretamente. Hoje, eu e o Ceraldi, do ResidentEvil.com.br listamos dez jogos que foram diretamente influenciados pela franquia. Eu listei cinco num vídeo tradicional do Critical Hits no canal do Revil e ele citou mais cinco num vídeo tradicional do Revil no canal do Critical Hits.

Confira os vídeos abaixo:

E o nosso tradicional script:

Silent Hill

Se Resident Evil é o pai dos jogos de survival horror, Silent Hill pode ser considerado a mãe. O jogo foi o primeiro jogo “tipo Resident Evil” que realmente foi bem sucedido tanto nas vendas quanto na crítica e não é por menos.

Silent Hill pega várias influências positivas de Resident Evil, como a escassez de munição, ambientes opressivos, o mistério de não saber o que diabos está acontecendo com aquela cidade, etc.

Há muitas referências, mas felizmente o jogo está longe de ficar em baixo da sombra do game da Capcom. A franquia caminhou com as próprias pernas já no primeiro capítulo, e seguiu criando histórias interessantes e jogos que por vezes até superavam os Resident Evil em capítulos futuros, até que entrou em decadência graças à Konami, mas isso é história pra outro dia.

Devil May Cry

Devil May Cry é um jogo com claras influências em Resident Evil e isso não é à toa, já que a Capcom havia concebido o jogo como um dos primeiros protótipos do que Resident Evil 4 seria.

Felizmente, alguém na Capcom deu-se conta de que o jogo estava rápido demais para um capítulo da nossa série favorita de zumbis e decidiu seguir o projeto com um nome completamente diferente. O resultado não poderia ter sido melhor, já que Dante é uma face tão reconhecível quanto a de Leon ou Chris hoje em dia.

Onimusha

E por falar em jogos da própria Capcom, outro que têm grandes influências de Resident Evil, o próximo jogo da nossa lista é Onimusha. O jogo é carregado delas, seja por causa dos ângulos fixos de câmera, seja pelo simples fato de usar a mesma engine usada para criar Resident Evil.

É verdade que a partir daí as referências começam a ficar mais tênues, mas o gênero estava tão estabelecido como o grande gênero da moda nos games que a Capcom conseguia muito dinheiro mesmo criando jogos que podiam ser grosseiramente chamados de “O Resident Evil com samurais” ou “O Resident Evil com o porra louca de cabelo branco”.

Dead Space

Próximo jogo da nossa lista é um dos meus favoritos do gênero de terror. Dead Space pega elementos emprestados tanto da série clássica de Resident Evil, focada no survival horror, quanto de Resident Evil 4 com o esquema de câmera por cima do ombro.

Dead Space é um jogo que é muito bem sucedido em te colocar dentro de um clima opressor e que dá muitos sustos, por mais que conserve o foco na ação. Eu não sei se vocês vão concordar comigo, mas se fosse pra citar um jogo que consegue captar bem a alma tanto dos Resident Evil mais modernos quanto dos antigos, eu teria que dizer que esse é o jogo.

Uncharted

Fechando a nossa lista de hoje, nós temos o jogo menos óbvio dela: Uncharted. O jogo é totalmente focado em ação, e, na verdade, a principal influência que ele carrega de Resident Evil é a câmera mesmo, que foi tão bem introduzida em Resident Evil 4.

Fora isso, a grande influência de Uncharted, na verdade, é Indiana Jones. Pra falar a verdade, Uncharted é Indiana Jones, seja por causa das cenas de ação, seja por causa das cenas de pancadaria completamente desajeitadas, mas pelo menos a câmera partiu do bom e velho Resident 4.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade