NVIDIA RTX 50 SUPER com upgrade de memória será lançada antes de 2026

A NVIDIA está se preparando para lançar sua nova linha de placas de vídeo RTX 50 SUPER ainda em 2025. Segundo fontes do portal TweakTown, a empresa pode antecipar o lançamento para o último trimestre do ano, possivelmente no período das festas de fim de ano. Isso marca uma mudança em relação a rumores anteriores que apontavam para uma revelação apenas na CES 2026.

PUBLICIDADE

O leaker Kopite7kimi foi o primeiro a divulgar informações mais concretas sobre a linha SUPER da nova geração, destacando melhorias pontuais, mas relevantes, como o uso de memória GDDR7 de 3 GB por módulo, maior consumo energético (TDP) e ajustes de clock. O grande foco da atualização parece estar na capacidade de memória, que deve aumentar em até 50% em relação às versões padrão.

RTX 50 SUPER será revelada entre o final de 2025 e o início de 2026

Embora a NVIDIA costume usar eventos como a CES para apresentar suas revisões SUPER e Ti, tudo indica que a linha RTX 50 SUPER será antecipada para o quarto trimestre de 2025. Isso dependeria da disponibilidade em volume da nova memória GDDR7, algo que os analistas acreditam estar se tornando viável mais cedo do que o esperado.

PUBLICIDADE

O que torna essa geração diferente é que, com exceção de apenas um modelo, as placas SUPER não receberão aumento significativo de núcleos de processamento. A maior aposta está na memória e na eficiência.

Comparativo entre as RTX 50 SUPER e versões padrão

NVIDIA RTX 50 SUPER com upgrade de memória será lançada antes de 2026

RTX 5080 SUPER vs RTX 5080

  • Memória: +50% (+8 GB)

  • Clock de memória: +7% (+2.0 Gbps)

  • Consumo de energia: +15% (+55 W)

  • Núcleos: Sem alteração

RTX 5070 Ti SUPER vs RTX 5070 Ti

  • Memória: +50% (+8 GB)

  • Clock de memória: Sem alteração

  • Consumo de energia: +17% (+50 W)

  • Núcleos: Sem alteração

RTX 5070 SUPER vs RTX 5070

  • Memória: +50% (+6 GB)

  • Consumo de energia: +10% (+25 W)

  • Núcleos: +4% (+256)

A linha RTX 50 SUPER representa um salto evolutivo mais técnico do que arquitetônico, apostando em maiores capacidades de memória para lidar com resoluções elevadas e jogos cada vez mais exigentes. Mesmo com aumentos de consumo de energia, os ganhos em largura de banda e capacidade indicam uma tentativa da NVIDIA de se manter competitiva sem precisar redesenhar totalmente a arquitetura.

PUBLICIDADE

O lançamento antecipado da linha SUPER pode responder diretamente à concorrência da AMD e a uma maior demanda por placas mais robustas com foco em inteligência artificial, ray tracing e jogos em 4K.

Se confirmada a janela de lançamento no fim de 2025, os consumidores devem esperar um fim de ano bastante movimentado no mercado de GPUs, com opções mais poderosas e preparadas para as demandas da próxima geração de jogos.

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.