O PDF é um formato de arquivo bastante versátil e usado por muitos estudantes e profissionais. Porém, há situações em que ele precisa ser convertido para o editor de texto da Microsoft, o Word.
Embora a mudança mais comum seja de Word para PDF, é possível converter PDF em Word em poucos minutos. O mais interessante é que não é necessário baixar qualquer programa, tampouco sobrecarregar o aparelho, seja o notebook ou celular. A transformação pode ser feita pela internet e em muitos casos sem custo!
O que é o PDF?
O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo que existe desde a década de 1990 e que foi desenvolvido pela Adobe Systems. Ele surgiu para representar documentos de maneira independente.
Até hoje, os documentos criados nesse formato podem ser compartilhados de maneira livre entre os usuários, independentemente de qual seja o editor de texto que cada um usa, assim como o sistema operacional. Por ser um arquivo fechado, ou seja, que não recebe edições de maneira tão simples, ele costuma ser mais confiável para a troca de informações e, por isso, é exigido em órgãos públicos, instituições de ensino, etc.
O que é o Word?
Por sua vez, o Word é um processador de textos da Microsoft, desenvolvido há cerca de 10 anos antes da criação do PDF. O sistema passou por diversas mudanças e melhorias até chegar à versão que é conhecida atualmente – agora com a tecnologia do Copilot – que não será a mesma daqui a pouco tempo.
O Word é usado para escrever conteúdos dos mais variados tipos. É possível escrever textos pessoais, poesias, crônicas, artigos científicos, petições, atas de reuniões e muito mais. O processador tem várias funcionalidades que ajudam os usuários, como formatação de alinhamento, inserção de imagens e tabelas, rodapés, etc.
Como o Word foi um dos editores pioneiros, ele serviu de base para os que vieram depois. Por esse motivo, boa parte dos processadores são parecidos ao da Microsoft, pois os criadores sabem que as pessoas estão mais acostumadas ao Word.
Por que converter PDF em Word?
A conversão de PDF em Word pode ser necessária se o usuário desejar editar o arquivo com facilidade. Embora seja possível fazer alterações no PDF, é necessário que ele tenha o Adobe Acrobat instalado ou utilize outro recurso.
Por sua vez, a transformação em Word permite usar o documento com mais facilidade e autonomia, afinal, é um formato que todos estão familiarizados. Caso seja necessário, depois que as alterações tiverem sido feitas, é só salvar o documento em PDF de novo.
Como converter PDF em Word?
Esse tipo de conversão pode ser feita em um site especializado em arquivos, como o Small PDF. Lá é possível alterar JPG para PDF, comprimir PDF, transformar Excel em PDF e muito mais.
No caso de converter PDF em Word, basta ir na aba correspondente e depois clicar em escolher arquivos. Nesse momento será feito o upload dos documentos para o site. Em seguida, será necessário escolher se deseja alterar todo o arquivo, o que inclui digitalizações e imagens, ou apenas o texto mesmo. Vale notar que a opção de converter tudo é apenas para usuários PRO, ou seja, para quem possui o plano do site.
A conversão é realizada em pouco tempo, e é disponibilizada para ser baixada na sequência. Em seguida, o usuário não precisa mais se preocupar com qualquer ação, pois já pode abrir a pasta de downloads onde estará o novo arquivo. Já o documento original continuará onde estava, porque o site cria um novo e não substitui o anterior.
A Small PDF só armazena as informações por no máximo 14 dias. Afinal, nem faria sentido o site guardar arquivos de milhares de usuários, ocupando bastante espaço. Então, os usuários não precisam se preocupar com essa questão.
Ainda que a conversão de PDF para Word não seja conhecida por todos, como se percebe, ela pode ser feita em poucos minutos e sem qualquer dificuldade. Basta subir o arquivo em um site e em seguida solicitar que ele faça a transformação. Dessa forma, é possível aproveitar o que cada formato tem de melhor com tranquilidade.