InícioTechTer internet no carro: é bom ou é ruim?

Ter internet no carro: é bom ou é ruim?

Provavelmente esta seja uma questão que muitas pessoas ainda duvidam em responder por sim ou por não. Sejam carros seminovos Renault ou carros usados de qualquer outra marca automotiva, todos querem ter internet, mais ainda hoje, com a evolução da tecnologia. No entanto, existem pontos positivos e pontos negativos que vale a pena analisar.

PUBLICIDADE

Com o mercado automotivo trabalhando lado a lado com a tecnologia que avança a cada dia, é muito comum que veículos como os seminovos Renault e tantos outros, possuam um excelente sistema multimídia, com tela sensível ao toque e conexão com os telefones celulares.

É um modo de dirigir com mais segurança, pois não é necessário olhar para o seu smartphone procurando a informação que desejar ou escolhendo uma música favorita na biblioteca de músicas, já que desde a tela do carro, dá para fazer tudo o que faria com o celular. Assim, a atenção não sai do trânsito.

Em uma concessionária Renault seminovos ou em uma agência de venda de veículos, é possível comprovar o funcionamento desse sistema na hora da compra de um carro. No entanto, hoje em dia, além desse sistema, é possível contar com internet no carro!

A internet aliada dos motoristas

PUBLICIDADE

Sim, não há dúvidas quanto as facilidades que a internet oferece dentro do carro, tanto para o motorista quanto para todos os passageiros. Porém, sempre é bom analisar os dois lados, o positivo e o negativo.

Embora para algumas pessoas o fato de contar com internet dentro do carro não é surpresa, para outras é uma grande novidade. Na Europa essa tecnologia no mundo automotivo já é conhecida e usada faz muito tempo. Mas, é positivo?

A internet no carro é uma ferramenta que pode facilitar muito a vida do motorista principalmente, e também dos passageiros, por diversos motivos como:

PUBLICIDADE
  • Estando em um carro com internet a bordo, permite que todos os ocupantes do veículo possam ter acesso simultâneo a Wi-Fi através de qualquer smartphone.
  • O sinal do carro é mais estável que o sinal de um aparelho celular por causa da antena externa do carro, que permite reforçar esse sinal. Assim sendo, em momentos nos quais um smartphone pode ficar sem sinal, estando em um carro com internet não terá problemas de conexão.
  • A internet dentro do carro ajuda à distração em momentos ociosos, em engarrafamentos ou durante viagens de várias horas.
  • Também ajuda a poupar dinheiro e dados móveis do plano do telefone celular.

No entanto, para um lado positivo sempre existe o lado negativo…

Quais são os pontos negativos de ter internet no carro

PUBLICIDADE

Não é relevante se o carro é um 0 km recém saído da fábrica, se são veículos usados da Ford, Volkswagen ou Fiat, ou mesmo se são se são carros seminovos Renault, porque o que importa é a relação internet-carro-motorista.

Nesse sentido, é fundamental analisar alguns aspectos negativos de ter internet dentro do veículo:

Usar internet dentro do carro exige muita atenção da pessoa que está dirigindo e isso pode provocar qualquer tipo de acidente, deste uma simples batida até um acidente grave. Ou seja, qualquer distração pode acabar sendo fatal.

PUBLICIDADE

O motorista pode ser multado, pois o uso de telefone celular ao volante está proibido.

Havendo crianças dentro do carro, pode criar situações de brigas se um não conseguir conexão e outro sim, dependendo do aparelho, é claro. Ou seja, embora possa ser uma grande aliada para o entretenimento das crianças, a internet pode se transformar em um bicho papão.

O que fazer?

Como tudo na vida, ter ou não ter internet no carro é uma questão de decisão do próprio dono de carro, que deve avaliar todos os pontos positivos e negativos, e ter consciência do tipo de uso que dará.

É aconselhável ter sempre toda a atenção voltada para o transito e só em momentos onde carro não estiver circulando –o sinal fechado, um engarrafamento, no estacionamento, etc.- fazer uso da internet para poupar os dados móveis.

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.