Após a aprovação na Câmara da alíquota de 20% para compras importadas de até US$ 50, empresários do setor produtivo agora buscam os governadores para aumentar a carga tributária via ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).
De acordo com a reportagem de Míriam Leitão para O Globo, uma fonte próxima às negociações afirma que os empresários querem combater o que acreditam ser uma concorrência desleal, e para isso, buscam alcançar uma tributação próxima de 45%, somando as partes da União e dos estados.
Ainda de acordo com a reportagem, a proposta será discutida na próxima reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), composto pelos secretários de Fazenda, Finanças ou Tributação dos estados e do Distrito Federal, e presidido pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A reunião está marcada para 5 de julho, mas até lá, articulações já estão em andamento nos bastidores.
De acordo com Ricardo Alban, presidente do CNI (Confederação Nacional da Indústria), a atual carga tributária ameaça a preservação de empregos, visto que a indústria brasileira não tem condições equilibradas para competir com o produto importado (via Correio Braziliense).