InícioOutrosSerá o fim dos videogames? Mercado de jogos convencionais está em queda...

Será o fim dos videogames? Mercado de jogos convencionais está em queda depois de décadas em crescimento

PUBLICIDADE

Os jogos eletrônicos são amados mundialmente há décadas. O setor integra uma indústria de mais de 200 bilhões de dólares e as últimas crises não foram sentidas por esse mercado. Bom, essa foi a realidade dos últimos 30 anos, mas pode deixar de ser daqui para frente. Isso porque o mercado de consoles e demais equipamentos para jogos está sentindo uma desaceleração. 

PUBLICIDADE

Receita do setor de games de 2012-2023. Fonte: Newzoo

PUBLICIDADE

O motivo pode ser o recente impulso dos jogos específicos para computador, smartphones e tablets. Essa mudança de preferência por parte dos amantes de jogos pode significar o fim de uma era para a indústria de vídeo games. Será que chegamos ao “Game Over” para gigantes como a Sony e seu lendário PlayStation? 

>>> Visite Dogeverse <<<

O último console da Sony, PlayStation 5, não teve a procura esperada 

Os consoles da Sony que detém a marca PlayStation são lendários. Desde o primeiro lançamento, uma legião de apaixonados por jogos eletrônicos adotou a marca como a melhor do mercado. A cada lançamento, mais e mais consumidores fazem fila para comprar os produtos e ter em mãos os melhores jogos e equipamentos do mercado. 

No entanto, parece que essa não é mais a realidade da marca. As vendas de hardware estão desacelerando e a Sony viu a projeção de vendas do PlayStation 5 cair. Em 2023, a procura pelos produtos já foi cerca de 2% menor do que no ano anterior. Para 2024, os especialistas acreditam na possibilidade de que ocorra uma queda ainda maior. 

Esses dados podem ser assustadores para a Sony, já que o período da pandemia foi bastante rentável para empresa. Com o aumento do isolamento social no período, a procura por consoles e jogos teve um aumento bastante grande. Afinal de contas, muitas pessoas passaram a usar nos jogos o tempo e dinheiro antes destinados ao lazer. 

Investidores de ações que apostaram na indústria durante a pandemia, acreditaram que o setor poderia se manter após o final da crise sanitária. No entanto, houve um desânimo generalizado dentre os investidores. Isso aconteceu com quem comprou ações da Sony e outras empresas ligadas aos jogos convencionais, como, por exemplo, Eletronics Arts e Take Two. 

PUBLICIDADE

Falta de novidades no mercado pode ter influência na queda do setor

A venda de consoles e demais hardwares de jogo foram maiores nas décadas de 1990 e 2000. Isso porque, na época, não existiam tantas opções de jogos e nem amplo acesso a internet, o que acabava limitando bastante as opções. Somado às novas possibilidades, existe um recorrente falta de novos dispositivos para atender as demandas e, assim, possibilitar a expansão do mercado. 

Os últimos modelos da PlayStation e do Xbox, principais concorrentes, são de 2020. De lá para cá, nenhum outro modelo foi lançado, diminuindo a projeção de aumento de vendas em curto prazo. Isso porque há uma tendência de maior número de vendas quando os consoles são lançados. 

Segundo o presidente do grupo Sony, o PlayStation 5 entrou na segunda metade do ciclo de vendas. Isso indica que um novo console não deve ser lançado nos próximos anos. Além disso, ele deixou avisado que não há previsão de orçamento para lançamento de novos jogos. Via de regra, os lançamentos de grandes produções, como o Homem Aranha ou God of War, tendem a aumentar o interesse dos jogadores. Sem nada disso em vista, as projeções podem ser ainda mais desanimadoras. 

PUBLICIDADE

No caso do Xbox, as expectativas são ainda piores. Isso porque a marca é a terceira mais procurada do mercado, ficando atrás dos consoles da Sony e da Nintendo. Se foi registrada uma baixa na procura pelo líder do mercado, as outras marcas devem sofrer ainda mais com a crise no setor. 

>>> Visite Dogeverse <<<

Metaverso, jogos online e criptomoedas são a nova realidade do mercado 

Com anos de desatualização, abrem-se novas possibilidades de crescimento do mercado. Os jogos online, ecossistemas de metaverso e projetos de criptomoedas estão prontos para provar que o mercado está preparado para uma mudança. Isso porque, diferente do que está acontecendo no mercado de consoles e hardwares de jogo, o mercado cripto está definitivamente em alta. 

PUBLICIDADE

Novas moedas surgem todos os dias, com projetos inovadores e muito rentáveis. Além de tokens que proporcionam acesso a jogos, existem projetos que são multi-utilitários e podem ser muito mais rentáveis que ações de empresas que não inovam. Isso porque o mundo das criptomoedas está diretamente ligado aos novos paradigmas do mercado, buscando aumentar a interação com o mundo real e com os jogos também. 

Uma dessas criptomoedas em destaque é o Dogeverse. Um projeto inovador com token multi-chain, capaz de ajudar quem quiser explorar os jogos cripto a fazer isso de maneira mais rápida. Além disso, pode ser um investimento bastante promissor e rentável. 

O Dogeverse é o primeiro token multi-chain do mercado – Inovação e tecnologia em primeiro lugar 

PUBLICIDADE

Existem várias cadeias blockchain em operação no mercado de criptomoedas. Uma das dificuldades dos investidores é fazer transações rápidas e baratas entre as diferentes cadeias. Visando resolver esse problema, os desenvolvedores lançaram o Dogeverse, primeiro projeto multi-chain do mercado.

No ecossistema do token, os investidores podem transferir seus saldos de ETH, BNB Chain, Polygon, Solana, AVAX ou Base para fazer transações. Sem necessidade de usar intermediários ou pagar taxas por isso. A tecnologia usada como ponte para as transações faz com que tudo seja mais rápido e consequentemente mais barato. Isso porque há um menor consumo de energia nas transações, resultando em melhor aproveitamento da rede. 

Isso indica que, quem tem interesse em explorar tokens de jogo ou ecossistemas integrados ao metaverso, deve prestar atenção no projeto Dogeverse. Isso porque ele tende a aumentar os seus lucros e a produtividade dos jogadores em diferentes blockchains. 

PUBLICIDADE

A pré-venda do Dogeverse já arrecadou mais de US$ 15 milhões e deve encerrar em breve 

O projeto Dogeverse está sendo muito bem sucedido na pré-venda e os tokens estão esgotando. Ao todo, o projeto já arrecadou mais de US$ 15 milhões e deve ser listado em breve. Como é comum nas pré-vendas, os tokens estão sendo vendidos apenas no site oficial do projeto. Portanto, não são encontrados nas grandes corretoras por enquanto. 

Os interessados podem comprar os tokens usando ETH, USDT, cartão de crédito e sua carteira preferida. Assim que a pré-venda for encerrada, os tokens poderão ser reivindicados em qualquer uma das blockchains suportadas. Para saber mais sobre o Dogeverse, acompanhe os canais do projeto nas redes sociais. 

>>> Visite Dogeverse <<<

 

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.