Com a popularidade dos jogos online, não é difícil encontrar amadores e jogadores profissionais em frente à tela dos smartphones, consoles, computadores ou videogames durante longos períodos para cumprirem com seus objetivos e se divertirem.
No Brasil, de acordo com a Pesquisa Game Brasil realizada em janeiro deste ano, 70,1% dos entrevistados alegaram usufruir de jogos eletrônicos. Além disso, esses jogadores costumam utilizar celulares (51,7%), consoles (20,5%) e computadores (19,4%) para jogar.
Por sua vez, o tempo de jogo dos entrevistados é maior nos consoles e nos computadores, sendo de 1 a 3 horas diárias em média. Contudo, independente do dispositivo e da duração dedicada à prática, o consumo de energia está presente e, consequentemente, também os gastos financeiros.
Consumo de energia nos jogos online e como calculá-lo
Um estudo publicado no blog da ExpressVPN apresenta, em dólar americano, estatísticas sobre o consumo e os custos mensais de energia e eletricidade em uma casa. Entre outras coisas o levantamento averiguou a energia média consumida em 1 hora de uso de aparelhos como computadores portáteis (laptops) e headsets de realidade virtual, os quais são utilizados para jogos online.
Segundo o blog, é mais interessante investir em um headset de realidade virtual do que em um notebook de alta performance. Para chegar à conclusão de qual aparelho pode ser mais econômico em reais, considere a potência (watts) do computador ou de outro aparelho eletrônico e a quantidade de horas de uso por mês. Multiplique os números e divida o resultado por 1.000.
Em seguida, pondere o valor da tarifa de energia da sua cidade e multiplique pelo resultado anterior. Por exemplo, se o seu computador tem potência de 300 watts e você joga 1 hora por dia, o resultado é o seguinte:
300 x (1 x 30) ÷ 1000 = 9 kWh. Feito isso, multiplique o resultado pelo valor da tarifa de energia da sua cidade e você encontrará o valor mensal. Em outras palavras, supondo que a taxa seja de R$ 0,75/kWh, o valor mensal será de R$ 6,75.
Com esse cálculo você obterá o valor do consumo de energia com videogames, consoles, celulares, headsets de realidade virtual, jogos eletrônicos no computador e em outros dispositivos utilizados para a mesma finalidade.
Estratégias para economizar energia nos jogos online
Se você tem um perfil mais ecológico e também deseja economizar energia no final do mês, a melhor estratégia é usar os eletrônicos com consciência. Para termos uma ideia, desligar os dispositivos eletrônicos quando não estão em uso pode gerar até 12% de redução de custos no final do mês. Ademais, outras ações podem contribuir para minimizar o consumo de energia:
- Evitar o uso de eletrônicos nos horários de pico (final da tarde e início da noite);
- Não deixar computadores e outros aparelhos conectados na tomada após o carregamento da bateria.
Seja qual for a estratégia escolhida, a redução de gastos é uma tarefa simples, a qual está à disposição de todos e pode ser posta em prática a qualquer momento sem comprometer a diversão dos jogos online.