A cirurgia plástica pelo SUS é o sonho de muitas pessoas, no entanto, nem todo mundo tem condição de custear uma operação dessas. É justamente por isso que o Sistema Único de Saúde cobre alguns, desses procedimentos, entretanto, para ser contemplado é preciso atender a alguns pré-requisitos. Confira a seguir todos os detalhes!
Saiba como conseguir uma cirurgia plástica pelo SUS
O SUS pode até não ser perfeito, no entanto, esse sistema é referência de saúde pública no mundo todo. No Brasil, cerca de 190 milhões de pessoas são beneficiadas com esse sistema, que oferece diversos serviços, desde processos mais simples como doação de sangue, até cirurgias mais complexas, como transplante de órgãos.
No caso das cirurgias plásticas, por muito tempo elas sofreram um certo preconceito, pois, eram vistas como algo fútil. Entretanto, elas podem ser grandes aliadas para correções de deformidades que afetam não só o físico do paciente, mas também sua autoestima e sua saúde mental. É por isso que o Sistema Público de Saúde cobre alguns, desses procedimentos. Veja a seguir como conseguir sua cirurgia plástica pelo SUS!
Que tipo de cirurgia plástica é oferecida pelo SUS?
O SUS não realiza cirurgia plástica apenas pela questão estética, mas sim, com a finalidade de reparação. Desse modo, seu objetivo é ajudar as pessoas a recuperarem sua autoestima e viver de maneira saudável, como no caso, da cirurgia bariátrica, por exemplo, no qual, a finalidade não é apenas o emagrecimento.
Assim, pessoas que possuem alguma deformidade de nascença, ou adquiram algum trauma durante a vida, proveniente de acidentes ou até mesmo doenças, podem recorrer a certos procedimentos através do SUS. Como no caso de pessoas que passaram por tratamento de câncer ou outras doenças agressivas, e acabaram sofrendo alguma perda parcial ou total, de alguma parte do corpo, por exemplo.
Quais cirurgias plásticas são oferecidas pelo SUS?
- Reparo de lesões causadas por violência doméstica: Oferece reparação ou reconstrução para as vítimas;
- Rinoplastia reparadora: Abrange em casos de traumas ou problemas de saúde, como desvio de septo, por exemplo;
- Tratamentos de pele: Abrange principalmente vítimas de queimaduras;
- Cirurgia de redesignação sexual. Para pessoas que não se identificam com seu gênero;
- Silicone e reconstrução da mama: Para mulheres que precisaram retirar parte do seio devido ao câncer;
- Cirurgia plástica reparadora para Lipodistrofia do portador de HIV: Para os portadores que sofrem com acúmulo ou diminuição do nível normal de gordura;
- Abdominoplastia: Realizada principalmente após uma gastroplastia (redução de estômago);
- Cirurgia de fenda platina: Para pessoas que possuem problemas genéticos;
- Ginecomastia: Para pessoas que sofrem com tamanho fora do normal das mamas;
- Cirurgia de lábio leporino: Para aqueles que sofrem com problema genético;
- Otoplastia: Reparação de problemas na região da orelha;
- Fendoplastina: Para correção de pálpebras enrugadas;
- Cirurgia de Catarata: Para pessoas que estão com a visão comprometida devido à doença.
Como conseguir uma cirurgia plástica pelo SUS?
Primeiramente o paciente precisa se consultar com um médico em um posto de saúde, com o seu cartão SUS em mãos. Lembrando que é de suma importância ter sempre o seu cartão atualizado.
Esse primeiro contato é necessário para que o profissional possa avaliar se realmente existe a necessidade do procedimento.
Confirmada a necessidade, o paciente é encaminhado para a Secretaria de Saúde da cidade, na qual são informados a ele os hospitais ou centros de saúde que realizam o procedimento.
Vale lembrar ainda, que o paciente poderá receber a visita de um agente social, que irá verificar se ele realmente não pode arcar com os custos do procedimento cirúrgico. Além disso, um psicólogo também participa do processo, no qual, ele avalia se a pessoa está apta emocionalmente a passar pelo processo.
Passando por todos os procedimentos citados acima, o último passo é entrar na fila de espera e aguardar a sua vez!
Qual o tempo de espera?
Não existe um tempo exato de espera para uma cirurgia plástica pelo SUS. Procedimentos como esse podem durar de 2 semanas até anos de espera. A espera dependerá do tipo de procedimento e da disponibilidade dos hospitais ou clínicas que existem perto de você.
Quais hospitais universitários realizam cirurgia plástica pelo SUS?
Procedimentos como os que foram citados no decorrer desse artigo costumam ser realizados em hospitais universitários, hospitais públicos ou clínicas conveniadas. Alguns dos hospitais universitários que realizam essas cirurgias são:
- Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora/EBSERH
- Hospitais Universitários: HC/UFMG
- Hospital Universitário Professor Alberto Antunes – HUPAA
- FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
- Faculdade de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
- Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás HC – UFG
- UFPR (Universidade Federal do Paraná), Hospital das Clínicas de Porto Alegre.
Ainda tem dúvidas sobre o Sistema Único de Saúde e os procedimentos que ele cobre? O portal cartaodosus.info traz informações atualizadas sobre tudo que você precisa saber referente ao SUS. Venha conferir!