Asus Zenfone 2 – Review

Caro leitor do Critical Hits, sejam bem-vindos ao nosso primeiro review de celulares da história do site. Antes de começar o review propriamente dito, eu gostaria de fazer alguns comentários sobre como ele vai ser. O Critical Hits tem tradição há mais de 3 anos de trazer reviews dos principais lançamentos de jogos do mercado, mas nunca avaliamos um smartphone.

Por que isso? Provavelmente porque outros lugares, como o Techtudo e o Tecnoblog já são muito mais tradicionais nisso, e a ênfase do site não é no mercado móvel de tecnologia. Recentemente, eu tive a ideia de fazer uma abordagem diferente no review de smartphones e aí comecei a colocar esse projeto em funcionamento. A partir de agora, nós teremos reviews eventuais de aparelhos, mas com um foco em games.

Você já notou como a maioria dos reviews muito pouco, ou nada, fala sobre o desempenho dos smartphones em jogos? Pois é isso no que vamos nos focar nessa avaliação. Esqueça câmera, sistema operacional e outros detalhes, o nosso review fala basicamente sobre como os jogos rodam no Zenfone 2.

Para tanto, escolhemos alguns jogos exigentes em hardware, e também emuladores, que são bem mais simples de encontrar no Android e estão amplamente distribuídos no Google Play.

Metodologia

Cada jogo ganhará um conceito, além de uma descrição de como ele rodou no Zenfone 2, para indicar como é a experiência do jogo no aparelho. Seguem os conceitos:

  • Perfeito – O jogo roda sem nenhum problema
  • Bom – Algum problema foi encontrado, mas nada que prejudique a experiência
  • Regular – Problemas foram encontrados, mas ainda assim é jogável
  • Ruim – Há problemas e você talvez não deva jogar, só se quiser muito
  • Injogável – Não tem como

Jogos

Você quer saber se o Zenfone 2 é um bom smartphone para jogar? Essa é a principal questão que queremos responder aqui nesse review. Na nossa avaliação do Smartphone, testamos diversos jogos com ele, dado ênfase nos que mais exigem hardware para responder se vale a pena ou não comprar um Zenfone 2 tendo em vista o desempenho em jogos.

Fifa 16 Ultimate Team

Fifa 16 Ultimate Team provavelmente é o jogo mais pesado do mercado mobile atualmente, e um excelente teste para o Zenfone. Infelizmente, o desempenho é fraco, e o jogo roda a 30 frames de 60 frames por segundo, ou seja, na metade da velocidade que deveria rodar para ter um desempenho ideal.

Injogável

Mortal Kombat X

Um dos principais jogos de luta para Android, Mortal Kombat X roda perfeitamente durante as batalhas. Os tempos de carregamentos são meio demorados, e há uma travadinha que outra entre as lutas, mas o desempenho durante os combates é impecável.

Bom

Asphalt 8

O jogo de corrida tradicional do Android roda quase perfeitamente no Zenfone 2. O único travamento que há é um pequeno slowdown logo antes do começo de cada corrida. Entretanto, isso é um problema mais estético do que prático mesmo, já que, durante as corridas, mesmo com a tela cheia de carros, não há slowdown nenhum.

Bom

EA Sports UFC

O jogo de luta da maior franquia de MMA do mundo tem desempenho perfeito com o Zenfone 2. Não há nenhum travamento nem nada do tipo.

Perfeito

N.O.V.A. 3

O jogo de tiro que lembra bastante Halo roda perfeitamente no Zenfone 2, sem nenhum tipo de slowdown.

Perfeito

Modern Combat 5

Mais um jogo de tiro da Gameloft onde o Zenfone 2 se sai sem nenhum tipo de problema nem slowdown.

Perfeito

Shadowrun Returns

Outro jogo exigente em termos de hardware que roda perfeitamente no Zenfone. Os tempos de carregamento são um pouco elevados, e o jogo avisa que precisa de bastante memória livre para rodar, mas isso não chega a ser um problema com os 4GB de Ram que o Zenfone 2 tem.

Perfeito

XCOM: Enemy Within

Um dos melhores jogos de estratégia de todos os tempos, XCOM: Enemy Within é também um dos jogos mais pesados de Android. O jogo apresenta um elevado tempo de carregamento inicial, mas que diminui bastante após esse pré-carregamento. Dentro das batalhas, a performance dá umas engasgadas, mas como o jogo é por turnos, isso não prejudica o gameplay totalmente.

Regular

Emuladores

Emuladores são uma realidade no Android. É só digitar emulador do console X que aparecem aos montes deles, e muita gente joga clássicos antigos nos seus smartphones ou gostaria de saber se tais emuladores rodam neles. Tendo isso em vista, nosso review também cobre esse tipo de apps.

Dreamcast

O emulador Reicast infelizmente roda bem lento no Zenfone 2. O desempenho foi testado com alguns jogos clássicos do console e, infelizmente, o framerate não fica nem perto do aceitável, variando entre os 5 e os 20 FPS. Um dos motivos disso ter acontecido pode ser o fato de usuários com Android 5 ou superior terem que usar uma versão beta do emulador, que pode não estar tão bem otimizada assim.

Injogável

PlayStation Pocket

O PSP é outro console bastante exigente de hardware que infelizmente acabou não funcionando como o esperado no Zenfone 2. No teste, usamos o emulador PPSSPP e o desempenho foi pífio, ficando entre 4 e 5 FPS usando a própria versão distribuída no Google Play. Ou seja, novamente, o jogo acabou injogável.

Injogável

Nintendo DS

O emulador mais tradicional de Android, o nds4droid teve um desempenho regular com o Zenfone 2. Durante os jogos testados ele flutuou entre os 30 e os 45 FPS, mas, como o Nintendo DS funciona normalmente a 60 FPS, isso significa que os jogos flutuaram entre os 15 e 22 FPS. Se você quer jogar RPGs do portátil, é possível, e provavelmente ativando frameskips mais avançados o desempenho fique aceitável até para jogos de ação, mas a emulação está longe de ser 100%.

Regular

PlayStation

O tradicional emulador de PlayStation roda perfeitamente no Android, com o contador de FPS travado em 60 e nenhum slowdown.

Perfeito

Super Nintendo

Um dos emuladores mais famosos disponíveis para Android também se sai muito bem no Zenfone 2. Nenhum tipo de slowdown ou problema foi encontrado.

Perfeito

Nintendo 64

O Nintendo 64 também tem um ótimo desempenho no Zenfone 2. O emulador não apresentou nenhum tipo de travamento e não precisou usar Frameskips para atingir os 60 quadros por segundo.

Perfeito

Considerações Finais

O Asus Zenfone 2 é um bom Smartphone para jogos. Ele não chega a rodar todos os games perfeitamente, e há alguns emuladores (e um jogo dos testados) em que a performance é insatisfatória, mas a maioria esmagadora dos jogos é rodada sem nenhum tipo de problema.

Tendo-se em vista todas as outras características do celular, como tamanho de tela, resolução, memória ram e, principalmente preço, é totalmente seguro dizer-se que, sim, o Zenfone 2 é uma excelente opção para quem está procurando um Smartphone na faixa dos 1200 reais.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade