A VPN é uma tecnologia de segurança popular que é usada ativamente em todo o mundo. No entanto, muitos usuários ainda a veem apenas como uma necessidade ao se conectar a redes Wi-Fi públicas. No entanto, em casa, a maioria das pessoas baixa a guarda e tem uma falsa sensação de segurança. Portanto, vamos descobrir por que você precisa usar uma VPN grátis em casa.
As principais razões para usar uma VPN grátis em casa
– Para evitar o rastreamento por um provedor de serviços de Internet (ISP).
Quando você não usa a VPN, seu ISP tem acesso aos seus dados on-line. Ele pode rastrear quais sites você visita e com que frequência, além de manter registros do seu comportamento on-line. Se você baixar uma VPN grátis, evitará esse monitoramento.
Por exemplo, nos Estados Unidos, estudos mostraram que os provedores de serviços de Internet coletam muito mais informações sobre os usuários do que eles imaginam. Os IPSs combinam informações pessoais com informações sobre navegação na Internet e uso de aplicativos. Com base nesses dados, eles podem fazer suposições sobre seus interesses e agrupar usuários com base em características sensíveis. Eles vendem esses dados a terceiros, alegando que eles são anônimos. No entanto, se você leva sua privacidade a sério, é melhor evitar esse tipo de monitoramento.
– Para minimizar sua pegada on-line.
Os golpes on-line estão crescendo rapidamente. Cada vez mais esquemas fraudulentos são criados por criminosos. Seus hábitos on-line desempenham um papel fundamental em sua segurança.
O endereço IP de um usuário é o seu principal identificador no mundo on-line. Ele é comparável a um número de identificação fiscal, pois todas as informações sobre suas ações estão vinculadas a esse número. Se você não ocultar seu endereço IP com uma VPN, terceiros acumularão muitas informações sobre você. O problema é que ninguém tem garantia contra vazamentos de dados, mesmo que gigantes como o Facebook não consigam evitá-los.
Portanto, ao usar uma VPN grátis onde quer que esteja, você oculta seu endereço IP e reduz sua pegada on-line, o que diminui o risco de ser vítima de golpes on-line.
– Para acessar conteúdo bloqueado geograficamente.
Você provavelmente já percebeu que nem todos os sites e conteúdos são igualmente acessíveis a todos os usuários. Alguns sites são bloqueados para usuários de determinadas regiões. Isso se deve à censura ou às leis de licenciamento.
Às vezes, é necessário acessar recursos bloqueados geograficamente para escrever ensaios acadêmicos, realizar pesquisas relacionadas ao trabalho e por muitos outros motivos.
As VPNs são uma das maneiras mais eficazes de acessar conteúdo bloqueado geograficamente. Ao se conectar a servidores VPN remotos, você pode alterar a percepção de terceiros sobre sua localização.
Vamos descrever como a VPN funciona para que você possa determinar em que situações da vida ela será útil para você.
Como funciona uma VPN grátis?
O princípio básico da VPN grátis é o mesmo dos serviços pagos. A VPN estabelece uma conexão criptografada entre o seu dispositivo e o servidor VPN. Um servidor VPN é usado para rotear todo o seu tráfego. Como resultado, os dados são criptografados em seu dispositivo antes de serem transmitidos e só são decodificados no servidor VPN antes de serem enviados ao ponto de extremidade de destino. É necessária uma chave exclusiva para decodificar um pacote de dados.
Seu endereço IP é oculto e substituído pelo endereço IP do servidor VPN. Há várias vantagens em tudo isso.
1) Você pode permanecer anônimo on-line e impedir que terceiros, inclusive seu provedor de serviços de Internet, rastreiem e registrem informações sobre sua atividade on-line criptografando dados e mascarando seu endereço IP.
Isso é especialmente importante se você mora em um prédio de apartamentos e usa uma rede compartilhada nesse prédio. É basicamente a mesma coisa que usar a rede Wi-Fi pública em um café próximo. Ela não é segura, e o administrador da rede pode acessar facilmente seus dados.
2) Você pode controlar como terceiros determinam sua localização e acessar conteúdos restritos em sua área graças à rede de servidores do provedor de VPN. Você pode selecionar entre cinco servidores distantes ao estabelecer uma conexão VPN grátis.
Se você escolher um servidor localizado nos EUA, os sites que rastreiam sua localização presumirão que você está localizado nesse país. Portanto, você poderá visualizar recursos que são permitidos nos EUA, mas proibidos em seu país.
Ao usar VPNs, os usuários podem contornar a censura e obter acesso a sites e serviços restritos. Isso abre um mundo totalmente novo de possibilidades, incluindo a transmissão de conteúdo de outros países ou o contato com pessoas queridas que estão em regiões restritas.
Além disso, a VPN grátis abre oportunidades de economia. Ao se conectar a servidores remotos localizados em países menos prósperos, você terá acesso a preços melhores para serviços digitais. Ela também permite que você economize na compra de passagens aéreas. Portanto, se estiver planejando suas próximas férias, tente pesquisar voos para o mesmo destino usando servidores VPN diferentes.
Como configurar uma VPN em casa?
Há duas maneiras de usar a VPN em casa: paga e gratuita.
– Você pode instalar uma VPN em seu roteador e, assim, proteger toda a sua rede doméstica. Por um lado, isso é conveniente, pois não importa qual dispositivo você use, todo o seu tráfego será criptografado. Por outro lado, é bastante desafiador. Geralmente, a VPN de um roteador está disponível apenas em uma base paga. Além disso, nem todos os roteadores são compatíveis com a VPN, portanto, o próprio processo de configuração pode ser complicado para o usuário comum.
– Há também uma maneira gratuita. Você precisa instalar um aplicativo VPN grátis em todos os seus dispositivos e usá-lo sempre que estiver on-line. Os serviços gratuitos modernos são compatíveis com diferentes dispositivos. Esse método é simples e gratuito. Você só precisa instalar o aplicativo VPN para dispositivos Android na Google Play Store e uma VPN grátis para IOS na IOS App Store, ler os termos de uso e conectar-se. No entanto, você precisa tornar a conexão com a VPN um hábito para que ela não se transforme em outro aplicativo que você não usa.
Portanto, usar uma VPN em casa é importante não apenas por motivos de privacidade e segurança, mas também para economizar dinheiro e ter acesso grátis à Internet. Isso pode ser feito sem nenhum custo adicional. Em nosso mundo digital, o uso de uma VPN deve se tornar um bom hábito.