O WhatsApp é um dos apps de mensagens mais utilizados do planeta sendo, seguido pelo WeChat uma das preferências dos chineses e depois o Facebook Messenger.
Segundo uma pesquisa realizada em 2022 pela Mobile Time/Opinion Box foi constatado que no Brasil, 99% dos indivíduos portadores de aparelhos celulares utilizam diariamente esse aplicativo, totalizando mais de 150 milhões de brasileiros.
O WhatsApp, depois de ser adquirido pelo grupo Meta, tem sido constantemente aperfeiçoado e desse modo vem aumentando ainda mais o número de usuários graças às suas novas funcionalidades.
Com isso é natural que surjam algumas dúvidas, especialmente quando algo importante se perde e precisa ser recuperado.
Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp
O problema da recuperação de mensagens apagadas no WhatsApp se tornou coisa do passado desde a chegada do app Wondershare MobileTrans.
Ele é capaz de recuperar conversas do WhatsApp tanto em aparelhos no sistema Android quanto no iPhone (sistema operacional iOS).
Dentre as opções existentes para restaurar as informações que deseja do WhatsApp, uma delas é através do backup no Google Drive. Contudo, caso isso não seja possível porque não tenha feito o backup do WhatsApp, o MobileTrans da Wondershare poderá resolver seu problema rapidamente.
Nele encontramos uma funcionalidade denominada “Transferência do WhatsApp” na qual temos a possibilidade de realizar o backup e restaurar dados do seu WhatsApp tanto em aparelhos do sistema iOS como Android.
Para aproveitar toda tecnologia e eficiência do MobileTrans da Wondershare basta instalar o software e escolher a opção fazer backup e restauração dos dados.
O MobileTrans também é compatível com vários outros aplicativos como o Viber, Kik, Wechat e também WhatsApp Business.
Dá para restaurar conversas no WhatsApp?
Muitos se desesperam quando não sabem como recuperar mensagens apagadas do whatsapp. Porém, graças ao Wondershare MobileTrans qualquer pessoa mesmo sem experiência alguma pode tranquilamente restaurar conversas do WhatsApp.
O Wondershare MobileTrans é compatível com o WhatsApp Business e o Google Drive possuindo ferramentas para importar e exportar desde mensagens a vídeos, áudios, fotos e outros arquivos.
Com um software bastante simples e eficiente ele é realmente completo. Existem duas versões ao usuário: a gratuita com certeza é uma ótima maneira de restaurar conversas no WhatsApp.
Surgimento e popularização do WhatsApp
O WhatsApp surgiu no mercado internacional em 2009 e desde então se tornou o aplicativo de mensagens mais utilizado pelos brasileiros.
Com o tempo foram sendo implementadas melhorias e a empresa posteriormente foi comprada pelo grupo Meta em 2014, por valores que estima-se ultrapassar os 22 bilhões de dólares (hoje mais de 100 bilhões de reais).
A Meta é um conglomerado dirigido por Mark Zuckerberg, e que tem em seu portfólio outros importantes apps como o Facebook, Instagram e vários mais.
Atualmente, o Brasil é o segundo maior país em números de usuários, ficando atrás apenas da Índia.
Como usar o WhatsApp da melhor forma e com segurança?
O WhatsApp é um aplicativo instantâneo de conversas utilizado por bilhões de pessoas dos mais variados perfis e idades além de ser uma importante ferramenta também para as empresas.
Quando começou era um app exclusivo do iOS mas foi crescendo e evoluindo chegando em vários outros sistemas possibilitando além de conversas, chamadas de áudio e vídeo e pagamentos online.
Devido a esse imenso sucesso chamou a atenção de pessoas mal intencionadas e golpistas e por esse motivo precisamos estar sempre atentos em sua utilização para que possamos aproveitar sua tecnologia com toda segurança.
Assim é de extrema importância procurar manter a conta sempre protegida.
O primeiro passo é ter uma senha segura ou caso seja possível utilizar o reconhecimento facial e uma boa estratégia é ativar confirmação em duas etapas. O app utiliza criptografia de ponta a ponta sendo assim as conversas, imagens ou vídeos estarão sempre protegidas.
Tenha sempre em mente que a sua vida e seu cotidiano estão ali postados, crie uma senha difícil de ser descoberta e nunca compartilhe sua senha.
Golpes comuns do WhatsApp: como fugir deles
Segundo um levantamento realizado em 2020 pela empresa de segurança digital PSafe, somente em um mês daquele ano mais de 400 mil pessoas sofreram com a clonagem de seu WhatsApp.
Esse número impressiona e chama a atenção já que a grande maioria desses golpes ocorreu simplesmente por falhas dos próprios usuários, que inadvertidamente clicaram em links duvidosos ou entraram em sites não recomendados.
Dentre os golpes mais comuns aplicados a usuários do WhatsApp temos:
Consulta de valores esquecidos em bancos
O Governo Brasileiro implantou um sistema junto ao Banco Central para que a população pudesse consultar se existiam valores em dinheiro deixados nos bancos. Isso alertou os criminosos que criaram links falsos para chamar a atenção de pessoas e roubar seus dados e acesso a bancos.
Para evitar esse tipo de golpe basta prestar atenção se você está realmente na página correta que é bcb.gov.br. Caso não, encerre a navegação de imediato.
WhatsApp clonado
No caso de clonagem do Whatsapp, o golpista se faz passar por alguma empresa conhecida de compras ou ainda ofertando vagas de emprego.
A certa altura ele envia uma solicitação pedindo o código presente na tela e a partir disso ele consegue entrar em sua conta e começa a pedir dinheiro passa seus contatos.
Contas falsas
Outro golpe habitual nos dias de hoje são as contas falsas. O golpista utiliza o nome e foto roubada do perfil de um usuário e a seguir comunica aos seus contatos que está mudando de número de telefone. O passo seguinte é pedir dinheiro aos seus amigos alegando alguma emergência.
Auxílio falso
Os golpistas utilizam órgãos do governo para anunciar auxílios falsos e para recebê-los pedem alguns dados ao usuário dentre eles o número de RG, CPF e outros. O objetivo final é vender esses dados no mercado negro para abrir contas falsas e solicitar empréstimos nas instituições bancárias.
Phishing
O phishing é todo tipo de golpe onde o criminoso se utiliza de uma identidade falsa querendo passar por uma pessoa confiável com um único objetivo, roubar suas informações pessoais.
Esse golpe pode ser aplicado através de mensagens ou promoções falsas, arquivos contaminados e outros.
Posso usar o WhatsApp na minha empresa para falar com clientes e comunicação interna?
Um grande número de pequenos negócios e até mesmo grandes empresas já utilizam o WhatsApp na interação com seus clientes, graças ao lançamento em 2018 do WhatsApp Business.
Com essa nova ferramenta as empresas têm a possibilidade de entrar em contato diretamente com seus clientes, demonstrar seus produtos, efetuar negociações e também utilizar essa facilidade em sua comunicação interna.
Através do WhatsApp Business elas têm condições de observar as métricas e assim criar estratégias mais eficientes para atingir seus clientes.
Com esse canal as empresas podem criar um catálogo de seus produtos, automatizar as mensagens, informar de maneira prática e rápida, analisar as estatísticas e muito mais.
Portanto, a resposta é sim, usar o WhatsApp como ferramenta tanto na comunicação interna – para mandar mensagens importantes, alertas e informações rápidas para colaboradores – como o contato direto com clientes.
Mas atente-se para algumas normas que precisam ser seguidas. A primeira delas é respeitar a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados. A comunicação por WhatsApp não pode ser feita simplesmente porque se tem o telefone do cliente. É preciso ter o claro consentimento dele que é permitido enviar mensagens de cunho publicitário ou de informação.
Segundo, não abuse dessa forma de contato. Sabe aquele grupo chato que você colocou no mudo porque só tem mensagem inútil ou as pessoas não param de falar. Quando é com empresas, a tolerância é ainda menor.
Portanto, cada comunicação tem que ser de valor, seja uma promoção realmente chamativa, informações que tenham peso ou algo que o cliente ou potencial comprador use para algo ou veja como interessante.
Por fim, cuidado com a linguagem usada. O WhatsApp abre para uma linguagem mais informal, mas a conversa entre cliente e empresa nem sempre pode ser muito informal. Seja sério quando for necessário, especialmente se tratar-se de reclamação ou crítica e só use recursos como figurinhas, áudios e vídeos se isso potencializar o efeito de conversão.
A ideia do WhatsApp é ser uma ferramenta no chamado funil de vendas: o cliente entra no funil porque está interessado no seu produto, mas não necessariamente quer comprar naquele momento ou é um cliente fiel. Com um bom trabalho de marketing digital, esse cliente pode passar nas seguintes fases do funil até transformar-se em um comprador, ou até melhor, em um embaixador da marca, recomendando-a para amigos, familiares e conhecidos.
O WhatsApp é um sucesso inegável e seus bilhões de usuários ativos dificilmente vão trocar o app por outro, a menos que a solução apresentada seja ainda mais completa e fácil de utilizar. Por isso, aprenda a usar todas suas funcionalidades, seja com propósito pessoal ou profissional, para se comunicar com outras pessoas da melhor forma.