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História dos torneios de jogos eletrónicos: do nicho ao mainstream, década após década

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1950. Esta é a data do surgimento dos primeiros jogos esports. E tenha a certeza – muita coisa mudou desde esse ano. Não só a tecnologia permitium um desenvolvimento imensurável em todos os aspetos da vida, como também é algo muito notório neste campo.

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Neste artigo iremos resumir brevemente tudo o que aconteceu durante este período, para perceber como os eSports passaram de experiências universitárias a grandes torneios internacionais, sendo que, muitas informações foram retiradas do gamer.org, o portal que é um “must see” para os fãs do tema.

Nascimento dos jogos eletrónicos e do primeiro torneio

Nos primórdios da computação, pioneiros como Alexander Shafto Douglas já exploravam o potencial dos jogos interativos. O trabalho de Douglas em “XOX”, precursor do clássico jogo “Tac-Tac-Toe”, lançou as bases para as primeiras experiências multijogador. No entanto, o primeiro jogo considerado multiplayer foi criado em 1958. O “Tennis for Two” permitia que duas pessoas competissem para vencer a outra e assim mostrava o nascimento das competições eletrónicas.

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A década de 1960 introduziu o “Spacewar!” , um jogo revolucionário que colocava os jogadores uns contra os outros em batalhas espaciais. Esta era assistiu também ao nascimento do primeiro torneio de eSports do mundo, as “Olimpíadas Intergalácticas da Guerra Espacial”, realizadas na Universidade de Stanford. Embora ainda dentro de um circuito académico e longe das competições televisivas de hoje, este evento lançou as bases para o futuro dos eSports.

Anos 70 e 80: a era dourada dos salões de jogos e dos videojogos

Nos anos 70, os videojogos formaram-se na universidade, poderíamos dizer. Saíram às ruas e as pessoas puderam aproveitá-los tanto nos salões de jogos como nas consolas domésticas. Os jogos conheceram as massas e com elas nasceu a cultura gamer.
Títulos como “Pong” e “Space Invaders” cativaram o público no Japão e na Califórnia, com as competições de alta pontuação a tornarem-se um marco na cultura arcade.

À medida que os jogos se tornaram cada vez mais populares, também aumentou o interesse de algumas pessoas em “ficar bons” no jogo. Esta década assistiu ao estabelecimento das primeiras equipas profissionais, com o estabelecimento de tabelas de pontuação nacionais, lançando as bases para o cenário competitivo dos jogos que se seguiria.

Os jogos entraram na sua era dourada na década de 1980, acompanhados pela introdução dos computadores pessoais e das consolas domésticas. Torneios como o “Space Invaders Championship” e a fundação do “Twin Galaxies National Leaderboard” alimentaram o espírito competitivo, enquanto jogos como o “Counter-Strike” lançaram as bases para os eSports modernos.

Década de 1990: festas em LAN e jogos online

Na década de 90 o panorama que temos hoje começou a ganhar forma. Estes anos marcaram uma viragem para os eSports. Os computadores pessoais tornaram-se consideravelmente mais baratos. Ao mesmo tempo, a Internet tornou-se acessível, abrindo novas possibilidades para os jogos competitivos.

As LAN parties e os clãs online tornaram-se populares na comunidade de jogos, abrindo caminho para as primeiras ligas e torneios de eSports. Jogos como “Doom”, “Quake” e “StarCraft” surgiram nestes anos. Estes são literalmente os pilares dos eSports. Ou seja, estas sessões em “cibernéticos” ou em casa de amigos moldaram o panorama dos jogos competitivos nos anos seguintes.

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De 2000 até aos dias de hoje: do nicho ao mainstream

A viragem do milénio trouxe os eSports para o mainstream, com eventos como os “World Cyber ​​​​Games” e a “Electronic Sports World Cup”. Ao mesmo tempo, o aumento da velocidade da Internet ajudou a surgir plataformas de streaming como o Twitch. Os eSports hoje não são apenas jogados, mas também assistidos.

Milhões e mais milhões. Este é o valor desta indústria que só tendo a aumentar. Conhece o torneio “League of Legends World Championship”? São milhões de espetadores a verem online o mesmo e são edições carregadas do sucesso porque aumentam de ano para ano.

Os torneios com mais seguidores em 2024

O que foi dito: o crescimento dos eSports é imparável. Hoje existem todo o tipo de torneios regionais, nacionais e internacionais. Se tivéssemos de pesar quatro poderíamos referir IEM Cologne (CS:GO), ESL ONE (DOTA 2), League of Legends World Championship (LoL Worlds) e The International of Dota 2.

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Os eventos em destaque jogam Counter Strike: Global Offensive, League of Legends e Dota 2, que são alguns dos títulos mais escolhidos da história dos eSports. Os formatos de competição variam de um para outro. Por vezes pode ser “Melhor de 1”, “Melhor de 3” ou “Melhor de 5”. Em cada caso, as equipas competem por prémios em dinheiro que podem chegar a milhões de dólares.

1,87 mil milhões de dólares até 2025. Este é o valor que é expectável valer este mercado. Quem diria que algo começou de forma tão involuntária originaria um negócio tão lucrativo? Uma coisa é certa: ninguém pode prever o futuro.

Os eSports percorreram um longo caminho, desde simples experiências universitárias até se tornarem uma indústria multimilionária que conecta milhões de jogadores e espectadores ao redor do mundo, provando que a paixão pelos jogos eletrónicos não tem limites.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.