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eSports: O Futuro do Esporte ou Uma Nova Forma de Entretenimento?

Com a popularização dos eSports nos últimos anos, muitas pessoas têm se questionado se esta é uma nova forma de entretenimento ou se realmente é um esporte como qualquer outro. Neste artigo vamos explorar os prós e contras desta modalidade e ver se realmente ela tem o direito de ser considerada um esporte oficial.

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O que são eSports?

Os eSports são um tipo de competição que envolve jogos eletrônicos. Já existem torneios internacionais de eSports há alguns anos, mas eles ganharam mais visibilidade nos últimos anos, com a popularização dos jogos online e da internet.

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No Brasil, os eSports têm crescido bastante nos últimos anos. De acordo com uma pesquisa realizada pelo site UOL Jogos em 2018, 43% dos brasileiros já assistiram a partidas de eSports, sendo que o público masculino é o maior consumidor desse conteúdo (75%). Além disso, a pesquisa mostrou que os jovens são os principais entusiastas de eSports no Brasil: 64% dos entrevistados com idade entre 18 e 24 anos afirmaram ter assistido a pelo menos um vídeo de partida de eSports nos últimos três meses.

Histórico dos eSports

Os eSports têm uma história longa e complexa, que se funde com a história do videogame como um todo. Há controvérsias sobre quando os eSports surgiram, mas a maioria dos especialistas concorda que os primeiros torneios de videogame foram organizados na década de 1970. Naquela época, os jogos eram simples e não tinham muitas das funcionalidades que vemos nos jogos modernos. No entanto, a popularidade dos eSports cresceu rapidamente na década de 1980, à medida que os jogos ficaram mais complexos e as pessoas passaram a ver os videogames como um meio legítimo de entretenimento.

Nos anos 1990, surgiram alguns dos primeiros campeonatos profissionais de videogame, como o Campeonato Mundial de Street Fighter II da Capcom e o Torneio de DOOM. Estes torneios atraíram milhares de espectadores e mostraram ao mundo que os eSports eram uma forma legítima de entretenimento. Nos anos 2000, surgiram diversos torneios internacionais, como o World Cyber Games e o Electronic Sports World Cup, ajudando a consolidar os eSports como uma modalidade de entretenimento.

Os eSports evoluíram rapidamente nos últimos anos, tornando-se cada vez mais populares à medida que novos jogadores ingressam na competição. Atualmente, os eSports são um fenômeno global, com milhões de espectadores assistindo a jogos profissionais de todo o mundo. Muitas grandes empresas também começaram a investir nos eSports, tornando-os cada vez mais lucrativos para os jogadores profissionais. Assim, os eSports são hoje uma parte importante da cultura popular moderna e parecem destinados a continuar crescendo em popularidade nos próximos anos.

Praticantes de eSports

No Brasil, o número de praticantes de eSports cresce a cada dia. Segundo a pesquisa “eSports no Brasil 2018”, realizada pelo instituto Datafolha, o número de brasileiros que consomem conteúdo de eSports já ultrapassa os 10 milhões. Dentre os entrevistados, 35% afirmaram assistir a transmissões ao vivo de campeonatos e 29% disseram se interessar em participar desses eventos.

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A popularidade dos eSports no país pode ser explicada pelo crescente investimento em infraestrutura e na criação de ligas profissionais. Em 2017, a organização brasileira BBL (Brazilian Battle League) realizou o primeiro torneio profissional de Overwatch com premiação total de R$ 20 mil. Já em 2018, foram criadas as ligas brasileiras de League of Legends (CBLOL), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e Rainbow Six Siege (R6S). Esses eventos têm atraído um grande público e despertado o interesse dos praticantes de eSports, que acabam se tornando jogadores profissionais.

Além disso, as universidades também estão investindo nos eSports. Algumas instituições oferecem bolsas de estudo para jogadores de alto nível e também cursos relacionados a essa área, como Marketing Digital e Gestão Esportiva. Esse incentivo tem atraído os melhores talentos do Brasil para disputar competições nacionais e internacionais.

Portanto, é possível afirmar que o número de praticantes de eSports no Brasil vem crescendo gradativamente em função do investimento em infraestrutura, da criação das ligas profissionais e dos incentivos oferecidos pelas universidades.

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e-Sport: Entretenimento ou Esporte

Sem dúvida não há como negar a história do eSports no mundo todo, e justamente as coisas podem se confundir pela magnitude e rapidez que esses esportes chegaram e se apresentam.

Obviamente, o mesmo aconteceu com outros como o futebol que hoje em dia é um grande espetáculo, inclusive tornando as estrelas (Atletas) em grandes celebridades

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Podemos ter o entretenimento com eles, isso é muito claro. Por exemplo, as apostas esportivas que estão em alta oferecem uma forma de se divertir jogando em seu time favorito. A bet90 é um site de apostas que promove esse tipo de possibilidade e você pode fazer suas apostas em vários dos jogos que estão disponíveis.

Isso sim é entretenimento, quanto aos jogos eletrônicos que tornaram o processo de um jogo em um tipo de competição não pode ficar de fora das preocupações de um país e devem estar em pauta.

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Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.