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Do sofá ao estádio: a ascensão espetacular dos eventos de e-sports

Os jogos eletrônicos, assim como os esportes, fazem parte da cultura dos brasileiros. Além de serem uma forma de entretenimento, estudos mais recentes sugerem que os videogames podem aprimorar habilidades cognitivas para a resolução de problemas e até a capacidade de concentração, como publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA).

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Em 2022, 74,5% da população afirmou jogar em celulares, videogames ou computadores. O crescimento do mercado tende a continuar nos próximos anos e vem ganhando maior popularidade em competições globais de jogos como Dota 2, League of Legends e Fortnite. Os campeonatos em e-sports contam com a presença de times profissionais, torneios de grande escala e uma imensidão de torcedores, tal qual acontece há tempos nos esportes tradicionais. 

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Em ambas as modalidades, as apostas esportivas tornaram-se um fenômeno e estão mudando a forma como os torcedores consomem as práticas, permitindo que estes realizem palpites em sites como a 22esport e tenham a possibilidade de receber uma renda extra. Vamos ver quais são os detalhes mais importantes dos eventos de e-sports.

O crescimento dos e-sports

A popularidade dos e-sports aumentou consideravelmente nos últimos anos, mas já estava sendo traçada há décadas. Especialistas sugerem que os primeiros torneios de videogame foram organizados na década de 70, com jogos mais simples e sem grandes funcionalidades. 

Nos anos 90 surgiram alguns dos primeiros campeonatos profissionais de videogame, como o Campeonato Mundial de Street Fighter II da Capcom e o Torneio de DOOM. Já nos anos 2000, torneios internacionais como o World Cyber Games e o Electronic Sports World Cup, ajudaram consolidar os esports como uma modalidade de entretenimento.

Os jogos que conquistaram o público gamer da época passaram de uma simples atividade casual para virar parte de um negócio multimilionário ao longo dos anos, movimentando diversas indústrias e empresas no mundo inteiro, além de gerar novas profissões.

A disponibilidade da internet em alta velocidade foi essencial para o crescimento do mercado, possibilitando jogos online a qualquer momento através do celular ou outro dispositivo. Plataformas de streaming como a Twitch e o YouTube também ajudaram a consolidar o setor, viabilizando o conteúdo dos e-sports profissionais para milhões de pessoas. 

Alguns dos campeonatos de maior alcance atualmente são League of Legends World Championship, Dota 2 The International, Fortnite World Cup, Counter-Strike: Global Offensive Major Championships, Overwatch League Grand Finals e muitos outros. Eventos como esses contam com grandes patrocinadores como Intel, Microsoft, e até mesmo empresas que não são da área da tecnologia como Red Bull, Nike e Adidas. Dessa forma, os torneios recebem cada vez mais visibilidade e maior investimento. 

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Durante a pandemia a modalidade teve maior destaque, afinal todos estavam em isolamento social em buscar de novas formas de entretenimento. Porém, mesmo com o término das medidas restritivas, os esportes eletrônicos continuaram atraindo novos jogadores e espectadores.

Em 2022, o público global de e-sports foi estimado em 532 milhões, gerando uma receita de US$ 1,38 bilhão. Em 2025, o público deve chegar a 640,8 milhões de pessoas.

Os e-sports no Brasil

O mercado de e-sports vem se tornando mais popular no mundo inteiro, e no Brasil não poderia ser diferente. O país tornou-se um dos mais engajados e apaixonados pela modalidade. Equipes nacionais já ganharam diversas competições, sendo uma das mais recentes o título de campeã mundial de Valorant, conquistada pela equipe LOUD em setembro de 2022, na Turquia. Este ano o evento ocorreu no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, contando com equipes brasileiras como LOUD, FURIA e MIBR, além da dupla Gustavo “Sacy” Rossi e Bryan “pANcada” Luna jogando pela Sentinels, e Alexandre “xand” Zizi na KRÜ Esports.

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Além de diversos jogadores de qualidade, há também um grande número de pessoas que acompanham diferentes campeonatos. Com um total de 21,2 milhões de pessoas registradas, o Brasil ficou em terceiro no ranking de países com mais espectadores em 2019, atrás apenas da China e Estados Unidos. Neste mesmo ano, cerca de 450 milhões de pessoas assistiram a campeonatos de jogos eletrônicos.

A popularidade dos e-sports veio crescendo no país através de investimentos em infraestrutura e na criação de ligas profissionais. Grandes eventos do setor já aconteceram no Brasil, contando com jogos famosos como League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) e Rainbow Six Siege. Em 2015, por exemplo, mais de dez mil fãs estiveram presentes no Allianz Parque para acompanhar a final do CBLOL, o Campeonato Brasileiro de League of Legends, evento que então valeria uma vaga para o torneio mundial.

O IEM Major Rio, realizado em 2022, foi o primeiro campeonato mundial de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) sediado no Brasil. Durante as quartas de final entre FURIA e NAVI no Major do Rio, a audiência chegou a bater 1.428.993 de pessoas a acompanhar simultaneamente e o campeonato inteiro somou 69.517.243 de horas assistidas.

Eventos como esses atraem um grande público, permitindo mais patrocínios e maior geração de emprego em torno do setor de games. Os e-sports tornaram-se parte da cultura popular brasileira e podemos esperar que a tendência continue sendo de crescimento nos próximos anos.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.