Correios planejam adotar sistema de entrega similar ao Uber e iFood

Segundo a Folha de São Paulo, os Correios estão estudando a possibilidade de implementar um novo sistema de entregar compartilhadas de produtos, similar ao que já acontece com em aplicativos como Uber, iFood e Rappi.

De acordo com fontes envolvidas com projeto, a ideia é fazer uma espécie de “Uber das encomendas”, em que o usuário possa solicitar ou enviar um produto e acompanhar o seu trajeto pelo aplicativo. No entanto, ainda não foi definido se a estatal fechará parceria com alguma dessas grandes empresas do mercado ou se criará o seu próprio serviço.

Inicialmente, o projeto não prevê a terceirização dos serviços, mas sim a melhoria da atual estrutura de entregas, ou seja, seria adotado um modelo híbrido que beneficiaria ambas as partes.

A implementação desse modelo ainda depende da finalização de estudos técnicos e de viabilidade econômica, para analisar se a proposta é possível de ser realizada. Caso seja aprovado, o projeto ainda passará por uma fase piloto, sendo testado em apenas algumas cidades.

Outro estudo que está sendo feito é uma nova forma de coleta de encomendas, que planeja a instalação de armários automatizados em shoppings e estações de trem e metrô, em que o usuário poderia fazer o pedido pelo aplicativo e retirar os seus produtos nesses locais.

João Victor Albuquerque

Formado em Sistemas de Informação, que no final da faculdade resolveu se meter nesse mundo do jornalismo. Apaixonado por joguinhos, filmes, animes e sempre atrasado com as séries.