Se você estava pensando em fazer algumas compras no AliExpress ou em qualquer outra loja internacional é melhor repensar os seu planos.
Isso porque os Correios anunciaram na segunda-feira (28) que a partir desta semana, TODAS as encomendas internacionais serão taxas no valor de R$ 15. Até a semana passada essa cobrança do Despacho Postal acontecia apenas quando o item era taxado pela Receita Federal, mas agora, todos terão que pagar pelo menos esse valor, independente do objeto ser taxado ou não.
Vale salientar que o despacho postal não é a mesma coisa que o tributo ou frete. De acordo com a empresa, o serviço se refere às atividades de suporte ao tratamento aduaneiro realizadas pelo operador postal, como o recebimento dos objetos e inspeção por raio X, formalização da importação no sistema da Receita Federal, tratamento de eventuais inconformidades, recolhimento e repasse dos impostos à Receita Federal.
Segundo o comunicado da estatal, a mudança foi necessária devido ao aumento no número de importações dos últimos anos, obrigando a empresa a “injetar mais recursos na operação para manter o padrão do serviço”.
A empresa ainda afirma que o valor de R$ 15 é praticamente quatro vezes menor que o valor comumente cobrado por outros operadores logísticos que realizam procedimentos similares.
Caso você esteja aguardando alguma encomenda do exterior, será necessário entrar no site de rastreamento do seu item e realizar o pagamento do despacho postal por meio de boleto ou cartão de crédito. O prazo de entrega do produto só começará a ser contado após a data de confirmação do pagamento.