Quem compra coisas da China, basicamente todo mundo da faixa etária que acessa o Critical Hits, sabe que é um verdadeiro parto esperar a chegada das mercadorias, e se você já espera bastante até os seus produtos chegarem, prepare-se, pois em alguns casos eles vão demorar mais ainda.
Recentemente, os Correios acusaram grandes varejistas chineses de burlar as regras de envios de produtos internacionais, passando a fazer envios via cartas simples, ao invés de cartas registradas, agilizando assim o envio e barateando o custo para o comprador em até cinco vezes.
Segundo a legislação brasileira, a comunicação pessoal, feita por cartas simples, só pode ser feita com itens como papel, CD ou pendrive, mas mercadorias enviadas por pessoas jurídicas devem ser enviadas em cartas registradas. Como os chineses tem dado esse jeitinho para driblar os Correios, um envio de até 20 gramas teria o custo de R$ 1,25, ao invés dos R$ 6,85 que seriam cobrados caso o envio fosse feito dentro das normas dos Correios.
Os Correios vão fechar o ano com um prejuízo de 1,3 bilhão de reais segundo o Presidente da instituição, sendo esse o quinto ano seguido de déficit da estatal. A companhia tem tentado uma série de medidas para diminuir o rombo, como aumentar a contribuição dos servidores, aumentos de preços e novas taxas. Como você deve imaginar, vai sobrar pro trabalhador dos correios e pro consumidor essa conta.
Comments are closed.