Com o distanciamento social todos os habitantes do planeta tiveram que reorganizar suas vidas de forma usando a tecnologia, e isso fez com que as nações que não tinham familiaridade com a internet e os aplicativos interagissem cada vez mais na rede.
Especialistas apontam que avançamos mais de 10 anos em apenas 1 ano e meio de distanciamento, devido à emergência de muito atendimentos, a necessidade de ficar em casa, os trabalhos e aulas remotos e a dificuldade de atendimento de muitas pessoas em simultâneo. Buscando evitar aglomerações tudo se tornou cada vez mais on line.
E para manter a saúde física não foi diferente, muitas cidades publicaram decretos que impossibilitavam o funcionamento das academias e também de atividade ao ar livre.
Logo aqueles que já tinham o hábito de se exercitar ou que buscaram o hábito durante a pandemia de covid19 teve que buscar alternativas para não se entregar ao sedentarismo.
Neste momento os aplicativos e a tecnologia entraram em ação para minimizar os efeitos negativos da falta de exercício na população. Veja agora como se manter atualizado nos aplicativos fitness.
Tecnologia e saúde, parceria que deu certo
Além da tecnologia auxiliar na prevenção e na busca de remédios para muitas doenças, ela também está auxiliando muitas pessoas que não podem sair de casa para se exercitar, mais reconhecem a necessidade do exercício para manter sua saúde.
As academias estão cada vez mais investindo em aplicativos que mantém seus alunos em casa, mas com os treinos em dia, através de avaliações remotas, séries passadas conforme a necessidade do aluno e suas limitações. Os exercícios podem ser feitos com aparelhos específicos ou com outras opções conforme a carga indicada pelo profissional de educação física, confira as formas de se exercitar em casa e se mantenha saudável.
Quais as vantagens de treinar em casa?
A primeira vantagem de se exercitar em casa é se manter longe do sedentarismo. Vários médicos especialistas afirmam que o exercício pode evitar muitas doenças, além de manter a imunidade sempre em dia.
É comprovado que pessoas que fazem apenas uma leve caminhada tem benefícios tanto para o corpo quanto para suas emoções, se mantendo livres de problemas cardiológicos, neurológicos e também do mal do século, que é a depressão.
Outro fator positivo é a economia. Os treinos passados por especialistas e as séries que você deverá executar na sua casa serão mais baratos em comparação a mensalidade de clubes e academias. Como agora você não vai mais estar usando um local físico para execução das atividades, então você passa a economizar este investimento podendo usar o excedente em aparelhos que possam te auxiliar durante os treinos.
Um grande benefício de se exercitar em casa também é a comodidade. Agora não é mais necessário o deslocamento até sua academia e nem a preocupação com a lotação do espaço e o compartilhamento no uso dos equipamentos. Se você tiver um local em casa vazio pode até montar da sua forma a sua mini academia, com seus aparelhos de treino, toalhas, pesos, mini bands e cordas usadas para suas séries.
Além disso, se exercitando em casa você faz seu horário não dependendo mais do horário de abertura da sua academia e o trânsito que você encara até chegar nela. Você escolhe se prefere se exercitar antes de trabalhar ou a noite depois dos afazeres do seu dia, escolhendo o momento em que estiver mais disposto.
Os aplicativos feitos com direcionamento para as séries e treinos são muito vantajosos também. Eles proporcionam no mesmo aplicativo a contagem da sua série com um alarme assim que acaba o tempo pre programado, entrega as séries de forma visual, com seu treinador mostrando como executar, evitando assim lesões e alguns aplicativos trazem ainda um indicador da quantidade de água você deve beber durante o seu dia, para seu treino tenha o melhor efeito, além da instrução quanto a alongamentos e exercícios mais pesados conforme seu condicionamento físico.
Desenvolvendo o hábito
Fazer exercícios físicos é muito benéfico para o corpo e para as emoções, e essa informação não é novidade para ninguém mais existe a dificuldade de tornar essa prática um hábito.
Para que esse hábito possa fazer parte da sua rotina é necessário ter muita disciplina consigo mesmo. Nenhum hábito se torna hábito do dia para noite, então no início seu corpo não vai pedir para fazer exercícios, pelo contrário você pode sentir dores no corpo e cansaço excessivo ao iniciar seus exercícios.
Mas lute e se mantenha focado no seu objetivo. Trace metas possíveis de serem alcançadas, inicie com exercícios mais leves e de intensidade também leves e vá aumentando gradativamente até que seu corpo se acostume com aquele movimento.
Não ultrapasse seu limite, cada um tem suas limitações e elas precisam ser respeitadas. Busque sempre que puder orientação de um profissional de educação física ou um aplicativo que tenha avaliação conforme suas limitações e seu peso corporal.