O uso de criptomoedas no Brasil não para de crescer e já faz parte da rotina de muitos empreendedores que buscam alternativas para receber pagamentos além do tradicional cartão de crédito ou boleto. De acordo com dados da TripleA, empresa especializada em soluções de pagamento em ativos digitais, mais de 10 milhões de brasileiros possuem criptomoedas.
Esse número, que deve aumentar nos próximos anos, mostra o interesse do público em novas tecnologias de pagamento e a popularização de ativos digitais no país. As empresas brasileiras estão se adaptando a esse modelo de pagamentos já que pode abrir portas para um novo público e agregar valor ao negócio.
A novidade chega nos negócios brasileiros
O mercado cripto brasileiro é bastante amplo, oferecendo diferentes tipos de tokens e plataformas de exchange. As regulamentações do setor já tomam forma e, apesar de não cobrir todas as nuances da indústria, até a cripto mais barata se beneficia do ambiente legislado e devidamente supervisionado que o Brasil busca oferecer tanto para os usuários quanto para as empresas.
Em 2022, o Congresso Nacional aprovou uma lei que define diretrizes para o uso desses ativos, conferindo maior segurança jurídica para quem deseja negociar cripto. O Banco Central do Brasil, por exemplo, já estuda a implementação do Real Digital, moeda digital brasileira que pretende simplificar transações e tornar o país mais competitivo em termos de pagamentos.
Para os empreendedores, a possibilidade de aceitar criptomoedas representa uma oportunidade de sair na frente em um mercado em rápida expansão. Segundo pesquisa da consultoria Valor Investe, 21% dos brasileiros entrevistados declararam já ter utilizado algum serviço de pagamento em criptomoedas ou expressaram interesse em fazê-lo.
Esses dados indicam um aumento da demanda que pode ser atendida com soluções de fácil integração a sites e sistemas de gestão. Quem decide aceitar criptomoedas encontra uma série de vantagens, como a ampliação do público-alvo e a possibilidade de receber pagamentos de qualquer lugar do mundo. Em termos de custos, as taxas costumam ser menores em comparação a intermediários financeiros tradicionais, o que atrai tanto lojistas quanto clientes que desejam economizar em transações.
Preparando o negócio para receber cripto
Identificar o tipo de negócio e saber se público-alvo têm afinidade com essa forma de pagamento são os primeiros passos para fazer a adaptação do negócio a esse tipo de pagamento. A adoção de criptomoedas deve ser coerente com a estratégia de crescimento e marketing da empresa. Indo para a parte prática, há três coisas que direcionam a implementação: a escolha da carteira, a seleção dos métodos de integração e a definição das moedas digitais aceitas.
A carteira digital é fundamental para armazenar e receber criptomoedas. Felizmente, há várias opções no mercado, incluindo carteiras online, software instalável no computador e hardware wallets (físicas). No entanto, é preciso avaliar a segurança, a praticidade e a confiabilidade da carteira. Para os negócios, as wallets facilitam a integração com plataformas de e-commerce e pode simplificar bastante o processo de recebimento.
Dependendo da plataforma utilizada pela empresa (WordPress, Magento, Shopify, etc.), existem plug-ins e APIs de empresas especializadas em processar pagamentos em cripto. Algumas fornecem várias funcionalidades, como gerenciamento de faturas, conversão automática de moedas e suporte a diversas criptomoedas simultaneamente.
Porque mesmo que o Bitcoin seja a cripto mais famosa, hoje em dia há muitas outras opções de tokens que podem ser incluídos no sistema de pagamento, como Ethereum, Litecoin, Ripple ou stablecoins atreladas ao dólar. É claro que é preciso conhecer as características de cada ativo para evitar oscilações bruscas de preço ou problemas de liquidez.
Métodos para aceitar pagamentos em criptomoedas
Há diferentes caminhos para receber pagamentos em cripto de maneira segura. Um deles é de forma manual via carteira digital. Para isso, é preciso disponibilizar o endereço da carteira, que pode ser uma sequência de letras e números ou um código QR. Outra opção é através de plataformas de pagamento, como BitPay, CoinPayments e NOWPayments.
Essas empresas oferecem soluções prontas para integrar criptomoedas às lojas virtuais, porém cobram uma taxa por transação. O Paypal, muito mais conhecido pelos brasileiros, também passou a oferecer a opção de pagar com criptomoedas. Entretanto, assim que o cliente realiza a transação, a quantia é convertida em moeda fiduciária.
Essa variedade mostra que o mercado brasileiro está aberto para abraçar as criptomoedas. Segundo a Receita Federal, aproximadamente R$ 200 bilhões em criptomoedas foram declarados por brasileiros em 2022, incluindo Bitcoin, Ethereum e diversas altcoins.
Esse montante mostra que o país já se encontra entre os maiores mercados de cripto na América Latina. Dados da Associação Brasileira de Criptoeconomia estimam que cerca de 7,8% dos brasileiros adultos possuam algum tipo de ativo digital, seja para fins de investimento, seja para transações no dia a dia.