PUBLICIDADE
InícioTechComo a inteligência artificial ajuda a buscar o amor em aplicativos de...

Como a inteligência artificial ajuda a buscar o amor em aplicativos de namoro

A inteligência artificial é um ramo da ciência que foi oficialmente iniciado em 1956. No entanto, naquela época, o próprio conceito fazia as pessoas duvidar do seu funcionamento e da sua aplicação. Um interesse mais ativo em IA foi observado nos anos noventa do século XX, quando a inteligência artificial já estava sendo combinada com robotechnics. A propósito, em 1997, um computador derrotou o atual campeão mundial no jogo de xadrez e esse foi o primeiro sucesso no desenvolvimento de machine learning (aprendizado de máquina) e inteligência artificial.

PUBLICIDADE

Nos anos noventa e início dos anos 2000, a criação de inteligência artificial ainda era uma tarefa bastante complexa, incompreensível para uma pessoa comum. Só depois de 2010 a situação começou a mudar. A IA começou a ser ativamente implementada em diversas  áreas e hoje se tornou um fenômeno familiar para milhões de pessoas.

PUBLICIDADE

Como você usa inteligência artificial sem perceber?

Você se depara com os resultados do trabalho da IA diariamente, mesmo que não note isso. Por exemplo:

  1. Os filtros de e-mail do Gmail estão constantemente sendo treinados e melhorados graças à IA. Eles filtram spam, categorizam e-mails e ajudam a organizar melhor seu e-mail.
  2. A rede social Linkedin usa a IA para selecionar os melhores candidatos a empregos e combinar potenciais funcionários com empregadores.
  3. O Pinterest e o AliExpress já aprenderam a analisar fotos e objetos retratados neles para encontrar as coisas certas na web. Por exemplo, você pode tirar uma foto de um item através do aplicativo AliExpress e ele irá mostrar uma lista de produtos iguais ou similares no site.
  4. Chatbots em mensageiros instantâneos já se tornaram comuns. Com a ajuda deles, você pode fazer quase tudo, como comprar passagens de trem, procurar música, publicar posts nas redes sociais, pedir comida, fazer transações bancárias e muito mais. E sim, os robôs estão constantemente aprendendo também.
  5. O Google tem usado inteligência artificial há muito tempo para pesquisa inteligente, que tenta prever pesquisas de usuários com base em pesquisas anteriores, sites visitados e outras atividades.

Esta é apenas uma pequena parte do vasto número de opções de uso de inteligência artificial que já se enraizou firmemente na nossa vida cotidiana e são agora comuns. Até as soluções inovadoras no campo do namoro online parecem muito mais interessantes e é  sobre elas que queremos conversar hoje.

IA na indústria de relacionamentos: mudando o mundo do namoro online

Não é segredo que sites e aplicativos de namoro analisam as contas de usuários para encontrar as melhores correspondências e, assim, criar os pares mais perfeitos. Mas como isso funciona?

Em primeiro lugar, falemos do aplicativo de namoro Hinge, que usa o algoritmo de seleção de parceiros que venceu um Prêmio Nobel. Curiosamente, ele é baseado no já distante novo algoritmo Gale – Shapley, publicado pelos autores em 1962. Segundo esse algoritmo, se existir um número igual de homens e mulheres, todos eles serão capazes de encontrar o par mais ideal e construir uma relação estável. Recomendamos que você leia mais detalhes sobre o algoritmo Gail — Shapley  na Internet. É muito interessante.

O Hinge analisa os perfis e ações dos usuários em grande detalhe, tendo em conta:

PUBLICIDADE
  • иnformações que fornecidas no perfil;
  • respostas a três perguntas que o aplicativo faz;
  • as curtidas que os usuários dão a outros usuários, etc.

Quanto mais você usa o Hinge, melhor o algoritmo entende qual pessoa é a certa para você e quem deve recomendar para uma conexão. Como curiosidade, um algoritmo similar é usado por alguns serviços online populares, como YouTube, Spotify, TikTok e outros. Você provavelmente já notou que eles gradualmente aprendem e recomendam conteúdo que potencialmente é interessante para você. Se você usar a conta de outra pessoa, verá recomendações completamente diferentes. O Hinge tem um esquema de trabalho semelhante, mas baseado em qualidades humanas, interesses e características individuais.

É claro que o Hinge está longe de ser o único serviço de namoro que usa inteligência artificial. Soluções similares já foram implementadas por outros sites:

PUBLICIDADE
  • Denim — tem um gerente individual de IA para encontrar a combinação perfeita.
  • Tinder — a sua função Super Likeable, capaz de prever qual tipo de homem ou mulher é melhor para um usuário.
  • HeyBlinkMe — na função de streaming de vídeo. O algoritmo analisa as emoções e o comportamento dos interlocutores durante dois minutos da conversa. Se a IA pegar insatisfação ou falta de vontade de se comunicar em um dos participantes, a chamada de vídeo será cortada e não será possível se reconectar. Se a comunicação for agradável para ambos, a conversa pode continuar.

Mas tudo é tão perfeito quanto os desenvolvedores nos dizem? E a inteligência artificial realmente se desenvolveu tanto que é capaz de entender quem é a pessoa certa para nós? Nem por isso!

Problemas de uso de IA em namoro online e sua solução

Os sistemas de inteligência artificial não são perfeitos. Às vezes eles conseguem encontrar um par com boa compatibilidade, mas nem sempre. Além disso, não vamos esquecer que usuários de sites de namoro muitas vezes escrevem mentiras em seus perfis, por exemplo o que buscam, sua idade, status social, interesses e assim por diante.

PUBLICIDADE

O problema é que a IA não é tão perfeita ainda que consiga entender o que é verdade no perfil e o que é mentira. Portanto, a IA pode sugerir que você conheça uma estudante de 20 anos numa universidade da capital, embora, na verdade, seja um homem desempregado de 40 anos escondido atrás do perfil. Esses casos acontecem de vez em quando.

Existe outra questão importante. Nem todos gostam da ideia de ter um sistema de IA a decidir seu destino. Muitas pessoas se opõem à ideia de que uma máquina sem alma faça a escolha e junte pessoas de acordo a parâmetros matemáticos. Por isso, existem vários opositores ardentes ao uso de ferramentas IA e machine learning na indústria de namoro.

Felizmente, existe uma ótima alternativa: bate-papos por vídeo. Por vezes eles podem usar algumas capacidades de IA, mas fazem isso de uma forma mínima, apenas para tornar sua experiência mais segura e confortável. Assim, por exemplo, o bate-papo do ChatRoulette usa IA que analisa o comportamento do usuário para que eles possam ser banidos se tiverem um comportamento inadequado ou violarem as regras do site.

PUBLICIDADE

Entre outros bate-papos populares de câmera a câmera que usam recursos de IA com muito cuidado estão: service coomeet.com/pt/camchat, omeTV, chatrandom.com.

Resumindo

A inteligência artificial é uma boa assistente em encontros online. No entanto, não é algo que mereça total confiança, afinal não é perfeita. Serão precisos muitos anos de aperfeiçoamento para que possamos dizer com confiança que a IA está finalmente funcionando perfeitamente.

Enquanto isso, aconselhamos que não confie inteiramente em algoritmos de inteligência artificial, mas que confie mais nos seus próprios sentimentos e intuição. Até agora, nenhum algoritmo pode substituí-los. Desejamos a vocês que conheçam pessoas interessantes na internet e que desenvolvam

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.