InícioOutrosAs Melhores Estratégias para Jogar Paciência Online

As Melhores Estratégias para Jogar Paciência Online

PUBLICIDADE

Jogar Paciência requer…muita paciência! O trocadilho pode soar bobo, mas essa é a mais pura verdade! Jogo mais famoso e antigo da era dos computadores de mesa (os chamados desktop), daqueles que funcionam com uma CPU acoplada a um monitor que mais parecia um televisor! Quem não se lembra de, durante uma pausa e outra no trabalho ou escola, abrir o ícone localizado em algum canto da tela e jogar esse jogo de cartas embaralhadas?

PUBLICIDADE

Desde 1990 para cá, muita coisa mudou. Muitos novos jogos surgiram, a internet entrou em cena e facilitou bastante a vida de quem depende do computador para trabalho e também daqueles que o usam como ferramenta de diversão. Jogar jogos online começou a ser visto como uma distração, uma forma de entretenimento que poderia até mesmo gerar uma renda (vide os torneios de pôquer e máquinas de caça-níqueis disponíveis online). 

E com isso, o jogo Paciência (também conhecido mundialmente como Solitaire) ganhou várias versões e logo se adaptou à realidade e gosto dos jogadores habituados a jogos online. Mas há os que até se profissionalizaram nas disputas antes recreativas, e aprenderam táticas e estratégias próprias de cada versão do jogo.

PUBLICIDADE

Com isso, tivemos a ideia de trazer aqui neste artigo algumas das melhores estratégias que podem ser implementadas por você na hora de jogar Paciência online. Confira conosco. Jogue paciência online!

A História do Jogo Paciência

Quando pensamos em Paciência, pensamos imediatamente nos anos 90. Mas, se eu te disser que a origem real do jogo data do século 18, você acreditaria? Pois então acredite porque é verdade. Agora, é óbvio que a versão que temos hoje no computador não pode ser comparada à de centenas de anos atrás, em que não havia dispositivos eletrônicos e nem nada semelhante, não é mesmo?

 

O jogo era jogado com cartas de papel, um baralho com 52 cartas (assim como na versão pioneira lançada pela Microsoft. Criada por um estagiário da empresa, Wes Cherry, o jogo tinha como objetivo maior ensinar as pessoas a usarem o mouse! Sim! Apenas isso! Imagine a ideia do estagiário em inventar um jogo de pura estratégia, porém simples, cujo intuito principal era fazer com que as pessoas que adquiriam um computador pudessem dominar o uso do mouse! Incrível para os padrões da época.

 

E de lá para cá, o número de usuários e jogadores online não parou de crescer! Existem mais de 35 milhões de fãs do jogo Paciência espalhados pelo mundo e que participam de torneios e competições das mais variadas versões do clássico jogo de cartas. A forma padrão do jogo é a conhecida Klondike, onde há um grupo de cartas viradas para baixo e, à medida em que for clicado pelo jogador, uma carta é desvendada e colocada na posição correta, ou seja, em uma das 7 fileiras de jogo, assumindo que a ordem numérica deve ser seguida. 

PUBLICIDADE

Táticas e Estratégias do Jogo 

Vamos citar aqui algumas táticas interessantes e estratégias potentes para você usar durante uma partida do jogo Paciência.

Uma delas diz respeito à distribuição das cartas no tabuleiro (ou na mesa). Muitos jogadores, com a vontade de terminar o jogo o mais rapidamente possível, tentam completar uma única fileira por vez. E essa não é a melhor estratégia. Por exemplo, uma ideia interessante é manter duas fileiras com 4 cartas cada uma ou então combinar as cartas de tal forma que se crie uma fileira de 8 cartas. 

PUBLICIDADE

Uma distribuição uniforme de cartas nas pilhas separadas te dará uma maior possibilidade de escolhas, principalmente quando você precisa revelar as cartas viradas para baixo. 

 

Tenha sempre em mente as cores ao preencher os espaços. Se você começar uma pilha com um Rei preto, por exemplo, você terminará essa mesma fileira de cartas com a cor preta. Não ponha cartas de qualquer cor em qualquer lugar do jogo. 

PUBLICIDADE

 

Para cada tipo de jogo Paciência, há uma certa estratégia diferenciada, como por exemplo, para a versão Spider (onde há 10 fileiras na mesa e 8 cartas a serem movidas antes de serem encaixadas na pilha). Aqui, antes de criar as bases de cada pilha, os jogadores têm que colocar na mesa sequências que vão do Rei ao Ás de um só naipe. 

 

PUBLICIDADE

Sendo assim, a prioridade aqui é tentar desde o início, criar sequências onde não haja a necessidade de misturar os naipes das cartas, pois depois será mais difícil movê-las caso seja preciso. Pense então no futuro e não no presente do jogo, mesmo sabendo que em alguns momentos da partida será inevitável misturar os naipes para desbloquear determinadas cartas.

 

A organização das cartas na mesa deve ser vista como uma estratégia poderosa. Contenha o impulso de tentar avançar no jogo a qualquer custo sem ter ao menos tentado colocar ordem na mesa! No jogo da versão Spider, há um baralho reserva que tem o poder de decidir o jogo inúmeras vezes. Ele adiciona de forma automática à mesa uma carta em cada coluna, mas o preço que se paga é que não se pode saber antecipadamente que cartas serão essas e nem ao menos escolher ou prever as posições das mesmas.

PUBLICIDADE

 

Você pode, em certos momentos do jogo, usar a opção Desfazer movimento. E por que não? Aqui, não há nenhum tipo de penalidade aplicada ao jogador que o decide usar, ou seja, se pode ser usado como estratégia para avançar no jogo, então use-a.

 

PUBLICIDADE

Este jogo é tão completo que pode ser visto como um dos raros a trabalhar não só estratégias, mas determinadas funções e habilidades cognitivas importantes para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A capacidade de memória é bastante requisitada, e mesmo não percebendo, treinamos diretamente nossa capacidade de retenção de informações, pois é preciso tomar decisões baseadas no que a memória filtrou.

 

Planejamento e análise são outros fatores extremamente importantes no jogo. Perceber todos os detalhes, escolher os naipes e selecionar as melhores jogadas ajuda diretamente no pensamento estratégico de todo jogador. Dessa forma, repetidamente, as funções mentais são ativadas de forma positiva. 

PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Juniorhttp://criticalhits.com.br
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.