Um domínio tem total importância para a estratégia de marketing digital e isso fica claro quando se observam marcas de sucesso que investiram em um nome com base em princípios bem definidos.
O melhor exemplo de como comprar um domínio de sucesso no mundo digital é a Google.com. A conquista do topo do ranking de popularidade da Google não foi obtida da noite para o dia e apenas com base no seu endereço de URL, mas certamente o domínio fácil de entender foi crucial para que boas estratégias de marketing fossem criadas.
Esse exemplo de sucesso da Google pode ser encontrado também em plataformas como o YouTube e o Facebook. Por isso, vale a pena entender como aliar a escolha do domínio ideal para evitar campanhas de marketing bizarras e potencializar os resultados do seu negócio.
Alinhamento com campanhas de marketing
A utilização de campanhas de marketing digital se tornou algo essencial na vida de muitas empresas. É por meio da campanha na web que empresas conseguem alcançar novos clientes em potencial e podem manter seus consumidores engajados por mais tempo com a marca. Porém, para que as campanhas online sejam bem sucedidas, o alinhamento é essencial.
Isso significa que o domínio escolhido precisa estar alinhado com as possíveis campanhas de marketing que você e sua equipe têm em mente. Afinal, os seus consumidores em potencial visualizarão o seu site diversas vezes ao longo da campanha.
Em alguns casos, o domínio aparecerá junto do botão de ação (call to action). Caso percebam que o site não está alinhado com o que a campanha promocional se refere, a probabilidade de clique é reduzida e, consequentemente, os resultados da publicidade podem ficar abaixo do esperado.
É por isso que é essencial escolher um bom nome na hora de comprar o domínio do seu site. Assim, as campanhas de marketing podem trazer resultados ainda melhores. Mas isso é possível apenas se a URL estiver alinhada com o material promocional que você e sua equipe planejam para a divulgação do seu negócio.
Melhores resultados em mecanismos de buscas
Um dos pontos de mais sucesso em quem busca um bom domínio para o seu negócio é considerar os resultados em mecanismos de buscas. O popular SEO, otimização para ferramentas de pesquisa, é um elemento crucial para que mais pessoas se sintam motivadas a clicar no seu site.
Coloque-se no lugar do seu cliente e potencial e imagine que, na hora que você for pesquisar, o resultado para a sua busca sobre vitaminas é um site com domínio sobre músicas. Porém, logo no link abaixo está disponível um outro site nomeado com a palavra vitamina. Em qual opção você vê mais credibilidade para clicar?
Essa lógica também deve ser aplicada para o seu negócio. Se os clientes em potencial buscam um termo específico e percebem que o resultado da busca para o seu link não têm relação direta com o termo pesquisado, a probabilidade de clicarem em seu site é muito menor do que quando comparada a sites que tenham domínios vinculados a palavra-chave pesquisada.
Isso vale para sites que atuam em qualquer ramo. Afinal, o alinhamento do seu domínio com palavras-chave que façam sentido para os seus clientes em potencial pode trazer resultados melhores para a estratégia de marketing que você definiu.
Reforço da marca para criar credibilidade
Uma conexão direta entre o nome do domínio e os resultados em mecanismos de buscas é considerar o aumento da credibilidade da marca para os clientes em potencial. Trazendo para um exemplo prático, considere que você pesquisou por diferentes palavras-chave para encontrar o que procura.
Ao longo das três buscas que realizou, todos os resultados apresentaram um mesmo site como a opção recomendada para encontrar o que você deseja. Isso faz com que a credibilidade daquele domínio em si seja superior ao de outros sites concorrentes que apareceram apenas uma vez, por exemplo.
Isso acontece porque o cérebro de quem procura vai reconhecer que aquele domínio já apareceu nas outras pesquisas. Com isso, é muito mais provável que haja um clique para descobrir o que o cliente em potencial procura.
É evidente que aparecer no topo dos mecanismos de buscas não é tarefa fácil. É preciso investir em estratégias de marketing com otimização de termos para ferramentas de pesquisa e até mesmo iniciativas de link building são recomendadas. Tudo isso considerando que a inteligência artificial está transformando os games e até mesmo as pesquisas na web.
Sem contar que os sites que estão no topo dos resultados de mecanismos de buscas investem em conteúdo otimizado para os algoritmos do Google e de outras ferramentas que permitem encontrar o que você procura.
O esforço para estar entre os primeiros resultados de um mecanismo de busca não é pouco. Porém, se bem realizados, esses esforços podem fazer com que a meta da sua campanha de marketing seja facilmente superada.
Nomes práticos ajudam na criação das campanhas
A prática do copywriting é essencial para que uma campanha criada com base na estratégia de marketing da empresa seja a melhor possível. Para que os resultados sejam os melhores possíveis, é preciso que o conteúdo da publicidade seja simples de compreender.
Uma parte importante do conteúdo da campanha de marketing é, justamente, o domínio. Assim como as palavras que estão presentes na escrita para vendas, o próprio domínio também precisa ser fácil de ser assimilado pelo cliente em potencial.
A utilização de termos práticos para criar a campanha de marketing facilita o copywriting e também tem o potencial de converter melhor do que se termos complexos são utilizados no conteúdo criado em seu material promocional.
Outros elementos precisam ser considerados quando você cria o conteúdo da sua campanha promocional. Ou seja, é preciso levar em conta o perfil de seus clientes em potencial e os termos que eles costumam utilizar para encontrar o que procuram.
Outra estratégia que também é adotada pelos escritores que criam conteúdos voltados para vendas é a de utilizar os principais problemas enfrentados pelos clientes para apresentar a solução como sendo o seu negócio.
Nesses casos, nada melhor do que ter um nome de domínio alinhado com todo esse conceito que envolve os seus clientes para que a sua campanha de marketing tenha mais chances de ser bem sucedida.
Bons nomes de domínios fazem a diferença
Os nomes de domínios bem selecionados fazem com que as campanhas de marketing possam ter resultados muito melhores. Para isso, é preciso considerar todas as estratégias e investir em outros métodos que permitam que as metas sejam superadas ao longo do caminho.
É importante considerar que nomes práticos ajudam a fortalecer a marca e criam credibilidade entre os clientes em potencial. Além disso, um nome prático é bem mais simples de lembrar do que se o domínio conter uma série de elementos que fazem com que seja difícil escrevê-lo.
Pense em todos esses aspectos na hora de escolher o domínio ideal para a sua empresa. Essa iniciativa pode parecer de pouca importância. Entretanto, empresas que tiveram sucesso no mercado digital, e até mesmo fora dele, investiram em domínios que criaram credibilidade e foram otimizados para o que os clientes em potencial realmente procuram.