InícioGamesYasha: Legends of the Demon Blade – Análise – Vale a Pena...

Yasha: Legends of the Demon Blade – Análise – Vale a Pena – Review

Praticamente todo mês vemos algum novo Rogue-Like lançando e tentando surfar nessa onda que já está bem saturada, Yasha: Legends of the Demon Blade chega tentando trazer um suspiro novo para o gênero misturando RPG com Rogue-lite em um visual de anime bem único. Mas será que o jogo realmente vale a pena? É o que nós vamos descobrir na análise de hoje.

PUBLICIDADE

YouTube video

PUBLICIDADE

Em Yasha: Legends of the Demon Blade, nós podemos escolher entre 3 protagonistas distintos e com gameplays diferentes, com um personagem mais tank e lento, outro super rápido e o terceiro sendo mais equilibrado, tendo um pouco de tudo.

Após a escolha do protagonista, o jogo apresenta uma sequência grande da história antes de te largar no gameplay, e aqui já fica minha primeira crítica. A história não é necessariamente ruim, mas é montada de uma forma péssima e mal apresentada.

Para um jogo que tem foco na ação, ele demora demais para te largar na gameplay e fica te prendendo com infinitos diálogos no formato de Visual Novel. Não me entendam mal, eu gosto desse tipo de jogo, mas não é exatamente isso que se espera em um jogo de ação Rogue-lite, além do fato da história ser completamente desinteressante e extremamente confusa. Os personagens não tem dublagem e nós ficamos apenas lendo textos e mais textos sem nenhum tipo de imersão.

Gameplay

Yasha: Legends of the Demon Blade – Análise – Vale a Pena – Review

Mas, superada essa dificuldade inicial, a gameplay me surpreendeu por ser bem fluída e divertida de avançar pelos mapas. A estrutura é bem parecida com a de Rogue-Likes modernos, onde vamos avançando mapa por mapa, matando inimigos no caminho, coletando recursos para ficar mais forte e eventualmente matando alguns chefes, com o objetivo de chegar até o fim do capítulo e então passar para a próxima parte do jogo.

PUBLICIDADE

A variedade de armas e habilidades é boa e é o grande respiro de novidade dentro do fluxo de gameplay, já que todo o resto fica bem repetitivo muito rapidamente. A variedade de inimigos é baixíssima e os cenários também são bem repetitivos, o que faz o loop de gameplay ficar tedioso com poucos minutos.

Por sorte, a maioria dos chefes são bem criativos e divertidos de se jogar contra, com mecânicas únicas no meio da batalha que te fazem ter que pensar para conseguir derrota-los. Infelizmente só isso não basta e a repetição de cenários e inimigos comuns faz esse loop de gameplay ser completamente esquecível.

A sensação que fica após jogar Yasha: Legends of the Demon Blade é que o jogo tinha um potencial enorme para ter uma gameplay bem diversificada que prenderia o jogador, mas talvez a falta de orçamento ou ambição da equipe fizeram ela cair na mesmice muito rapidamente.

PUBLICIDADE

Apresentação audiovisual

Já na parte audiovisual, aqui nós temos algo pouco comum no gênero, que é um visual todo de anime e bem fofinho. O design dos personagens é legal e os cenários (apesar de poucos) são bem feitos e agradam visualmente.

Infelizmente, o jogo carece de dublagem completa dos personagens nos momentos de história. Com os textos em formato de Visual Novel rodando enquanto o jogo fica completamente mudo e até mesmo a trilha sonora é quase que inexistente durante o jogo inteiro.

PUBLICIDADE

O jogo tem legendas em português, mas é português de Portugal somente, um baita bola fora da empresa, mas pelo menos se torna minimamente acessível para nós aqui no Brasil.

Mas e aí, Yasha: Legends of the Demon Blade vale a pena?

Yasha: Legends of the Demon Blade – Análise – Vale a Pena – Review

Yasha: Legends of the Demon Blade não faz nada de inovador no gênero e sinceramente, é completamente esquecível. Mas ele tem seus méritos, como a fluidez do combate e a boa variedade de armas que temos para escolher nos 3 personagens.

PUBLICIDADE

Caso você seja fã do gênero Rogue-like, o jogo pode te divertir e vai oferecer uma experiência bem única visualmente, já que não temos muitos Rogues com visual de anime por aí. Mas caso você não seja tão fã assim do gênero, sinceramente ele se torna apenas mais um no meio da enxurrada de Rogue-likes que não tem nenhum mérito realmente próprio.

Análise feita com uma chave para PC cedida pela Publisher.

Resumo para os preguiçosos

Yasha: Legends of the Demon Blade tenta trazer frescor ao gênero Rogue-lite misturando RPG com um visual de anime marcante, mas tropeça logo de cara com uma história longa, mal apresentada e cheia de diálogos no estilo Visual Novel que atrasam o início da ação. Apesar disso, o gameplay acaba sendo um ponto positivo, com combates fluidos, boa variedade de armas e chefes criativos, mesmo que o jogo peque na repetição de inimigos e cenários, tornando a experiência cansativa após algum tempo.

PUBLICIDADE

No lado audiovisual, o destaque fica para o estilo anime fofo, que se destaca no meio dos Rogues, mas a falta de dublagem e de uma trilha sonora marcante diminui a imersão. No fim, Yasha é um jogo que pode divertir fãs do gênero pelo visual e gameplay, mas não traz nada inovador, sendo facilmente esquecível para quem não é tão fã de Rogue-likes.

Nota final

65
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Variedade de armas
  • Visual de anime
  • fluidez do combate

Contras

  • Variedade de inimigos
  • Variedade de cenários
  • História
  • Falta de dublagem dos personagens
PUBLICIDADE
Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.