Yakuza Kiwami 1 para Switch 2 – Análise – Vale a Pena – Review

Lançado originalmente em 2005 para PlayStation 2, Yakuza foi o ponto de partida de uma das franquias mais queridas da SEGA. Mais de uma década depois, Yakuza Kiwami chegou como uma recriação completa desse clássico, reconstruído com a engine e o polimento de Yakuza 0. E agora após anos do lançamento original do Kiwami 1, ele chega para Nintendo Switch 2 em um port totalmente novo, mas será que vale a pena?

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A história de Yakuza Kiwami

Yakuza Kiwami 1 para Switch 2 – Análise – Vale a Pena – Review

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A trama começa com Kiryu, um jovem membro promissor da família Dojima, sendo injustamente acusado de assassinar seu próprio chefe. Em um gesto de lealdade, ele assume a culpa pelo crime cometido por seu melhor amigo, Nishikiyama, e é condenado a dez anos de prisão. Ao sair, o mundo mudou. O Japão está diferente, os aliados se tornaram inimigos e o equilíbrio do clã Tojo está em ruínas. Kiryu, agora um ex-yakuza tentando se reencontrar, se vê envolvido em uma trama de traições, vingança e uma busca desesperada por uma criança chamada Haruka, que carrega consigo um segredo ligado a dez bilhões de ienes desaparecidos.

A narrativa de Yakuza Kiwami é mais direta e contida do que a de Yakuza 0, mas continua emocionalmente poderosa. A relação entre Kiryu e Haruka é o coração do jogo, equilibrando momentos de brutalidade e ternura de forma tocante. Ainda que o enredo siga de perto o original, o remake adiciona novas cenas que exploram melhor as motivações de Nishikiyama e aprofundam o impacto de sua transformação ao longo dos dez anos. Essas inclusões ajudam a preencher lacunas importantes e tornam a história mais coesa.

Kamurocho, o distrito fictício inspirado em Kabukichō, em Tóquio, retorna com o mesmo charme decadente de sempre. As ruas estão repletas de atividades paralelas que vão muito além da história principal. Entre um confronto e outro, o jogador pode jogar boliche, cantar no karaokê, jogar dardos, participar de corridas de mini-carros ou mergulhar em minigames bizarros como o MesuKing, um jogo de cartas estrelado por mulheres fantasiadas de insetos.

A variedade é impressionante, e mesmo após dezenas de horas, ainda há surpresas esperando em cada esquina.As famosas Substories também estão de volta, e são uma das melhores partes do jogo. São mais de 70 missões paralelas, que variam entre histórias cômicas, tristes e absurdas

Combate e exploração

Yakuza Kiwami 1 para Switch 2 – Análise – Vale a Pena – Review

O sistema de combate segue o formato de Yakuza 0, com Kiryu podendo alternar entre quatro estilos de luta: Brigão, Acelerado, Fera e Dragão de Dojima. Cada um oferece uma abordagem diferente: Acelerado é rápido e ágil, Fera aposta em golpes pesados e no uso de objetos, Brigão é o estilo equilibrado e Dragão é o mais poderoso, mas precisa ser reaprendido ao longo da campanha.

A progressão do estilo Dragão está diretamente ligada ao sistema “Majima Onipresente”, uma das adições mais memoráveis do remake. Goro Majima, o icônico rival e aliado de Kiryu, surge literalmente em qualquer lugar para desafiá-lo em combate. Pode sair de um bueiro, aparecer fantasiado de policial, ou até se infiltrar em um clube de cabaré vestido de mulher. Cada confronto com ele ajuda Kiryu a recuperar habilidades perdidas, tornando o aprendizado do estilo Dragão uma experiência divertida e imprevisível.

Apesar de o combate ser satisfatório e brutal, com animações impactantes e Ações de cólera absurdamente exageradas, há alguns problemas de ritmo. Alguns chefes têm barras de vida longas demais e ataques que derrubam Kiryu constantemente, tornando as batalhas cansativas. Além disso, o excesso de estilos e movimentos pode confundir quem está conhecendo a série agora. Ainda assim, nada disso tira o prazer de esmurrar dezenas de inimigos nas ruas de Kamurocho.

Apresentação Audiovisual

Yakuza Kiwami 1 para Switch 2 – Análise – Vale a Pena – Review
Yakuza Kiwami 1 para Switch 2 – Análise – Vale a Pena – Review

Mesmo sendo um remake de um jogo de 2005, Yakuza Kiwami ainda impressiona visualmente. Construído sobre a engine de Yakuza 0, o jogo traz modelos de personagens detalhados e cutscenes totalmente dubladas em japonês e inglês nessa versão nova de Switch 2, com atuações excelentes, além de legendas totalmente em português.

O design urbano de Kamurocho é vibrante, cheio de letreiros de neon, bares e becos escuros que dão vida à cidade. É um verdadeiro deleite revisitar o mesmo mapa que vimos em Yakuza 0, agora com novas construções e o icônico Millennium Tower dominando a paisagem.

Apesar do capricho técnico, é possível notar algumas limitações herdadas do material original, principalmente em animações faciais e movimentação durante certas cenas. No entanto, nada que comprometa a imersão. O jogo roda muito bem dentro do Switch 2 e não fica devendo em nada as outras versões dos outros consoles.

Infelizmente, existe um problema notório no jogo, é a primeira vez que Kiwami 1 recebe legendas totalmente em português, o que é algo extremamente positivo, mas o trabalho de localização em si não ficou lá dos melhores, carecendo de coerência e boa revisão.

Em certa cena do jogo no capítulo 9 nós recebemos um tutorial de como atirar de pistola em um mini game de perseguição de carros, mas a tradução está equivocada e ao invés de “Atirar” está escrito “Arremessar”, o que não faz sentido nenhum e passou desapercebido na revisão.

Outra coisa que notei é a falta de coerência e consistência dentro da própria localização, “Aniki” foi traduzido para “chefe”, o que não está tecnicamente errado, mas em vários momentos o “Kyriu-chan” aparece, mantendo mais do significado original. Não ficou claro para mim se eles queriam fazer uma localização 100% mudando todos os termos em Japonês ou é uma tradução mais focada em manter o sentido original dos termos da língua.

De toda forma nós reportamos todos esses problemas para a SEGA que reconheceu eles e prometeu investigar, é possível que no lançamento já tenham corrigido ou corrijam assim que o jogo lançar. Resta torcer para que a versão pública do jogo não venha com esses problemas.

Mas e aí, Yakuza Kiwami 1 no Switch 2 vale a pena?

Yakuza Kiwami 1 para Switch 2 – Análise – Vale a Pena – Review

Yakuza Kiwami é uma carta de amor ao jogo que deu origem à série. Ele mantém intacto o coração da história de Kazuma Kiryu, adiciona mais profundidade aos personagens e oferece um mundo cheio de absurdos e emoções. Apesar de não atingir o mesmo nível de  carisma de Yakuza 0, o remake cumpre seu papel com maestria: reviver um clássico de forma digna e envolvente.

Se você gostou de Yakuza 0 e quer acompanhar a trajetória de Kiryu desde o início, Yakuza Kiwami é parada obrigatória. Um jogo que prova que mesmo após uma década, a história de um homem tentando manter sua honra em um mundo corrompido ainda pode emocionar e divertir como poucas outras.

Análise feita com uma cópia para Nintendo Switch 2 cedida pela Publisher.

Resumo para os preguiçosos

Yakuza Kiwami é um remake completo do primeiro jogo da franquia, refeito com a engine de Yakuza 0 e agora adaptado para o Nintendo Switch 2. A jornada de Kazuma Kiryu continua emocionante, misturando drama, ação brutal e momentos tocantes com Haruka. Apesar de alguns deslizes na localização em português, o jogo mantém seu charme e entrega uma experiência marcante para fãs novos e antigos.

Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • História
  • Combate
  • Ambientação

Contras

  • Alguns inimigos tem muito mais vida do que deveriam
  • Localização em português com problemas
Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.