Yakuza Kiwami 1 para PlayStation 5 – Análise – Vale a Pena – Review

Yakuza Kiwami 1 é um remake do primeiro jogo da franquia Yakuza lançado globalmente em 2017 como um exclusivo de PlayStation 4, sendo posteriormente portado para o PC, Xbox One e Nintendo Switch. O título marcou o aniversário de 10 anos da franquia no oriente e agora recebe uma nova versão para PlayStation 5. Mas será que a nova versão de Yakuza Kiwami 1 vale a pena?

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

Vale salientar que o foco desta análise é a versão de PlayStation 5, pois já está disponível a review completa de Yakuza Kiwami 1 para Nintendo Switch 2 aqui no site.

PUBLICIDADE

O princípio de tudo

Yakuza Kiwami 1 conta a história que deu início a franquia yakuza em 2005 com o icônico protagonista Kazuma Kiryu.

O jogo começa com Kiryu sendo preso ainda na década de 1990, cerca de 10 anos antes dos eventos da trama principal. A partir disso, o jogo começa uma série curta de eventos para apresentar personagens e as mecânicas de jogo até revelar como o protagonista acabou naquela situação.

Em síntese, o amor da vida de Kiryu, Yumi Sawamura, foi sequestrada pelo patriarca da sua família de yakuza, Sohei Dojima, enquanto Kiryu estava apagado no bar. Seu irmão do orfanato, Akira Nishikyama, vai sozinho atrás de Yumi e Dojima. Assim que Kiryu é informado da situação, parte rapidamente atrás de seus companheiros e encontra Nishikyama em choque após matar Dojima para proteger Yumi, que estava inconsciente. Sabendo da punição que o irmão enfrentaria por ter matado um oficial de alta patente do clã Tojo, ao qual ambos pertencem, Kiryu manda ele fugir com Yumi para um local seguro e assume a culpa pelo patricídio, pegando 10 anos de cadeia.

Após cumprir sua sentença, Kiryu sai da prisão desamparado e encontra a cidade de Kamurocho muito diferente de como era antes. Ele vai atrás de seus antigos laços buscando seguir sua vida e entender o que aconteceu enquanto esteve longe, até que seu destino se encontra com uma menina de 8 anos chamada Haruka, envolvida em uma crise do Tojo referente ao desaparecimento de 10 bilhões de ienes. A jornada, então, passa a ser sobre desvendar o mistério por trás desse dinheiro, buscar a verdade sobre o que aconteceu com Akira Nishikyama e Yumi Sawamura e proteger a garotinha.

Metade da experiência de Yakuza 0

Yakuza Kiwami 1 para PlayStation 5 – Análise – Vale a Pena – Review

A respeito do conteúdo de Yakuza Kiwami 1, ele mantém quase tudo que o jogo original de PlayStation 2 tinha e adiciona bastante conteúdo novo. Porém, no geral, a experiência lembra muito Yakuza 0 em quase todos os aspectos. Isso faz sentido principalmente considerando que os dois jogos foram originalmente produzidos em um intervalo próximo e na mesma engine, mas não é possível negar a sensação de “sequência de Yakuza 0 com menos conteúdo” que Kiwami 1 deixa no ar.

Apesar do gosto de reciclado, o combate aprimora a divisão por estilos vista em Yakuza 0, sendo um rápido e frágil, um equilibrado e outro forte e lento. A principal novidade em relação a Yakuza 0 são as habilidades de troca rápida, que permitem a Kiryu mudar imediatamente de estilo caso faça uma ação específica, como uma provocação ou finalizador de combos, deixando o ato de lutar com muitos estilos mais dinâmico e divertido. O quarto estilo extra de Yakuza 0 foi incorporado ao principal desde o início e renomeado como estilo Dragão de Dojima, sendo o melhor de todos pela sua versatilidade e força. O único porém é que o potencial ofensivo completo dele está vinculado à progressão de um conteúdo secundário inédito de Yakuza Kiwami, então, caso você não queira progredir nele, o estilo dragão é praticamente inútil.

A novidade em questão é o Majima Onipresente, que consiste no Majima aparecendo em literalmente qualquer lugar para lutar com o Kiryu ou simplesmente perturbar. A ideia é divertida e carismática, trata-se do Majima ajudando Kiryu a desenferrujar após 10 anos vendo o sol quadrado, mas não demora para ela passar a irritar o jogador de tão frequente e inconveniente que é. Infelizmente, não fizeram nenhum balanceamento nessa mecânica, então o problema persiste na versão de PlayStation 5.

Sobre os minigames, Yakuza Kiwami 1 é um repeteco de Yakuza 0, então há baseball, jogos de azar japoneses, jogos de azar tradicionais, sinuca, etc. A grande diferença é que a abordagem deles é mais tradicional em Kiwami 1, com pontos próprios, diferente do Yakuza 0 que resumia tudo em ganhar e gastar dinheiro. Também não foram adicionados alguns ao Kiwami 1, como os arcades clássicos da SEGA.

Por fim, o jogo conta com uma extensa lista de histórias secundárias divertidas e variadas, a maioria vem da versão de PlayStation 2 e foram bem adaptadas no remake, mas algumas são novas e, claro, são referências a Yakuza 0, pois Kiwami 1 tem uma dificuldade crônica de sair da sombra do sucesso de Yakuza 0.

As novidades no PlayStation 5

Yakuza Kiwami 1 para PlayStation 5 – Análise – Vale a Pena – Review

De modo geral, Yakuza Kiwami 1 no PlayStation 5 está expressivamente melhor do que era no PlayStation 4. Não há nenhuma novidade em termos de conteúdo como na versão que Yakuza 0 recebeu. Em contrapartida, o polimento do Kiwami 1 está bem melhor também.

A principal melhoria perceptível são os saves. Os loadings estão rápidos, como se espera de um jogo que se aproveita bem um SSD veloz, e a velocidade de salvamento é muito boa. Foi adicionado o recurso de save automático,  que funciona adequadamente e moderniza a versão.

Além do bom uso do SSD, há uma melhoria sutil na responsividade dos controles. Assim como foi em Yakuza 0 Director’s Cut, não é nada que vá mudar da água para o vinho a experiência, mas em momentos onde precisão é mais importante, como no karaokê, faz uma boa diferença a favor da versão nova.

Um aspecto negativo é que não é possível usar o save da versão de PlayStation 4 na nova versão de PlayStation 5. Não é nenhum fim do mundo, mas sendo ofertado upgrade pago para quem já tem a versão de PlayStation 4, é problemático ainda ter que perder todo o progresso só para ter acesso a algumas melhorias, que são boas, mas para muitos pode não valer o trade-off de começar tudo do início e pagar o upgrade.

Por último, a cereja no bolo para os brasileiros, é a adição de novas legendas em vários idiomas, inclusive o português brasileiro. A equipe responsável por traduzir Kiwami 1 mandou muito bem, não está perfeita pois há em alguns textos com traduções incoerentes, mas nada que prejudique a experiência de forma significante. Para quem só sabe o português, funcionará muito bem.

Yakuza Kiwami 1 no PlayStation 5 Vale a Pena?

A nova versão de Yakuza Kiwami 1 para PlayStation 5 é a escolha definitiva para qualquer um que queira experienciar essa emocionante história, seja para viver a primeira vez, seja para relembrar de como a história de Kiryu começou. Pode não ser uma versão interessante para quem já conseguiu jogar na versão de PlayStation 4 ou mesmo não acabou, mas um dia gostaria de voltar de onde parou, porém para quem não sabe inglês ou nunca jogou, definitivamente a versão de PlayStation 5 é uma escolha melhor para Yakuza Kiwami 1.

Vale ressaltar que aqueles que têm a versão digital de PlayStation 4 podem fazer o upgrade para a versão de PlayStation 5 por um preço muito acessível.

Análise feita com uma chave para PS5 cedida pela publisher.