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World of Final Fantasy – Review

A franquia Final Fantasy é uma das franquias mais influentes da história do videogame há quase 30 anos, ainda que recentemente a Square Enix tenha tentado fazê-la fugir da rotulação de JRPG tradicional. Como isso não deu tão certo com Final Fantasy XIII e as sequências do jogo, World of Final Fantasy é mais uma das tentativas da companhia em trazer aos fãs mais antigos de Final Fantasy de volta a um sistema de batalha tradicional e a algumas das características que marcaram uma geração de gamers, como personagens com jobs e localidades e personagens clássicos da franquia, colocando no meio disso tudo um sistema de captura de monstros que lembra Pokémon. Será que o jogo consegue?

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Em World of Final Fantasy, você controla uma dupla de gêmeos, Reynn e Lann, que descobrem que eles pertencem a um mundo diferente do qual eles estão vivendo agora. Nesse mundo, eles eram os guardiões de tudo no passado, e agora devem retornar para lá para salvar o mundo novamente e para capturar o máximo de monstros o possível, além de recuperar as memórias dos gêmeos, que quase nada do passado deles lembram.

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O jogo basicamente se desenrola como um Final Fantasy clássico: veja várias conversas, vá a dungeons, enfrente inimigos, capture esses inimigos, derrote o chefe e siga adiante. Quem já jogou algum JRPG tradicional na vida conhece esse esquema, e World of Final Fantasy não tenta apresentar muitas novidades, e sim ser um jogo agradável aos fãs de Final Fantasy, e isso é bem interessante. A grande novidade trazida por World of Final Fantasy é a captura e uso de monstros durante as batalhas, meio que como se fosse um Pokémon dentro da mitologia e dos personagens de Final Fantasy e, sinceramente? O sistema é viciante, funciona muito bem e adiciona bastante ao jogo.

Para capturar monstros, você deve enfrentá-los no mundo do jogo. A maioria dos monstros que você enfrenta podem ser capturados, mas nem todo monstro deve receber uma bela surra antes de você tentar isso. Cada inimigo tem um jeito diferente de abrir a janela de captura, seja curando ele, seja tirando boa parte da vida dele, seja botando-o para dormir, acertando nele com uma magia de fogo e assim por diante. Após capturado, você pode usar o monstros sozinho na batalha ou colocá-lo numa pilha junto com o seu personagem, e é dessa forma que os jobs do jogo funcionam.

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Cada monstro capturado dentro do jogo tem uma série de habilidades diferentes, e colocá-lo na pilha (no sentido de empilhar mesmo, você coloca monstros em cima da cabeça do seu personagem ou abaixo dele para formar uma pilha de criaturas) do seu personagem faz que os status dele sejam somado ao do seu herói, além das habilidades que também ficam para ele, assim tornando Lann e Reynn em personagens extremamente versáteis, que podem responder aos mais diferentes tipos de desafio.

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Como no jogo você pode alterar entre as formas de gigante e de baixinho (denominação minha essa última), você pode tanto ser a base da pilha de monstros como o meio dela. Cada monstro capturado tem um tipo de tamanho, pequeno, médio ou grande, e você pode ter na sua pilha até três criaturas ao mesmo tempo, sendo uma delas o seu personagem. Ao usar o personagem gigante, você tem ele como tamanho grande, ao usá-lo como baixinho, você tem o tamanho médio, podendo assim montar num monstro grande e ter um monstro pequeno na sua cabeça. Dessa forma, você pode ter, por exemplo, Reynn montando num Behemoth e usando um Catuar na cabeça, combinando assim os status do Behemoth, de Reynn e do Cactuar, assim como as habilidades dos três para o combate. Além disso, conforme você dá level up, você desbloqueia novas habilidades dos monstros capturados, além de novas formas para ele, transformando, por exemplo, um Iron Golem no conhecido Iron Giant.

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Fora esse sistema de captura de monstros, o sistema de combate de World of Final Fantasy é exatamente o mesmo que encontramos nos capítulos de I a X, você escolhe os ataques por menus e assim por diante. Felizmente, a Square Enix adotou uma novidade introduzida em Bravely Default nesse sistema, dando assim a opção ao jogador de acelerar as batalhas apenas apertando um botão, fazendo assim batalhas que demoravam bem mais do que deveriam em algo simples e divertido. Além das batalhas, os diálogos também podem ser acelerados, caso você esteja com preguiça das conversas.

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Por falar em conversas, falemos rapidamente sobre o enredo do jogo. Apesar de ser uma espécie de coletânea de personagens e de localidades de Final Fantasy (de I a XIII), o jogo apresenta uma história original e que alterna momentos engraçados com momentos dramáticos. Novamente, você deve salvar o mundo, mas há muito mais do que isso dentro do jogo. Ao longo da sua jornada, você vai encontrando personagens de outros Final Fantasy, cada um com sua motivação de estar dentro desse mundo, sendo que alguns podem ser usados como Summons dentro das batalhas em animações que lembram os summons dos Final Fantasy da época do PlayStation.

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Mas afinal, World of Final Fantasy é bom? O jogo vale a pena? Olha, sinceramente? Sim. Fãs da franquia certamente vão gostar do que vão encontrar aqui, afinal de contas, o que temos no jogo é uma espécie de Final Fantasy clássico com o adicional de capturar e treinar monstros clássicos da franquia. Somado a isso, temos um bom enredo e vários personagens clássicos da franquia. O jogo é uma nostalgia pura muito divertida. Quem nunca jogou um Final Fantasy na vida talvez não aproveite o jogo tanto quanto veteranos, mas ainda assim, World of Final Fantasy também vai agradar novatos, e pode até ser um bom ponto de partida para quem quer jogar um JRPG clássico (apesar de eu ainda achar que Final Fantasy IV e VII são os melhores para alguém jogar primeiro).

Graficamente, World of Final Fantasy adota um estilo visual que lembra bastante uma mistura de Kingdom Hearts com visuais mais fofinhos que poderiam muito bem ter sido usados num remake dos primeiros Final Fantasy. Reynn e Lann são bons personagens, e há uma porrada de monstrinhos para você capturar, treinar e usar em batalha contra outros monstrinhos e inimigos do jogo. Todos muito bonitos, sem travamentos nas animações nem nada do tipo. Mesmo não contando com gráficos de ponta, World of Final Fantasy tem belos visuais. Já a trilha sonora de World of Final Fantasy é muito boa. Além de composições originais, ela também conta com versões rearranjadas de algumas das tradicionais músicas de Final Fantasy, criadas pelo mestre Nobuo Uematsu. Vale ressaltar aqui ainda que o jogo tem as opções de dublagem em inglês e japonês e que, infelizmente, o jogo não conta com legendas em português.

Review elaborado com uma cópia do jogo para PS4 fornecida pela Square Enix

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Resumo para os preguiçosos

World of Final Fantasy é uma mistura de Final Fantasy oldschool com Pokémon muito divertida de jogar, seja você um veterano da franquia, seja você alguém que está dando os primeiros passos nela. O jogo tem um profundo sistema de desenvolvimento de personagem e um enredo que tem momentos cômicos, trágicos e, no geral, uma boa história. É possível que World of Final Fantasy não seja o melhor Final Fantasy desse fim de ano, mas isso não o torna um jogo ruim, muito pelo contrário. Todo fã da franquia deveria dar uma conferida nele.

Nota final

85
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Jogo carregado de nostalgia
  • Sistema de captura e uso de monstros clássicos da franquia é muito bem pensado
  • Bom enredo
  • Belos gráficos e trilha sonora

Contras

  • Em alguns momentos o jogo se arrasta um pouco, principalmente no começo
  • O jogo não tem legendas nem dublagem em português
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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.