Warhammer 40000: Space Marine Master Crafted Edition é a edição definitiva e de nova geração do jogo da geração de Xbox 360 e PS3 que promete trazer a melhor experiência na aventura do Capitão Titus, mas será que o jogo consegue valer a pena nos dias de hoje?

Em Warhammer 40,000: Space Marine seguimos a história do Capitão Titus, um guerreiro dos Ultramarines, que lidera uma missão desesperada para conter uma invasão Ork em um planeta industrial crucial para o Império da Humanidade.
O jogo funciona no estilo de tiro e movimentação em terceira pessoa semelhante ao que encontramos em Gears of War, mas sem as mecâncias de cover shooter, já que por boa parte do jogo, você enfrenta mais inimigos que usam armas de corpo a corpo do que armas de longo alcance, com esses aparecendo mais da metade pro fim do jogo.
O gameplay de Warhammer 40000: Space Marine Master Crafted Edition infelizmente é bem ruim e mesmo a remasterização com novidades de qualidade de vida não melhoraram ele.
Colocando de forma bastante direta, em 2011 este jogo já era ruim e parecia atrasado em relação a jogos com Gears of War e Spec Ops: The Line, e esta versão infelizmente não consertou os principais problemas dele. A movimentação é toda dura,o jogo é um grande corredor em linha reta com combates que são quase na maior parte do tempo a mesma coisa, os inimigos possuem uma IA extremamente básica que os manda correr na sua direção e na maior parte do tempo ir morrendo em sequência e o jogo não faz quase nada para oferecer alguma variação de desafio na sua campanha de cerca de oito horas.
Ao todo, o jogo possui 5 atos e 17 capítulos, com alguns poucos chefes ao longo do caminho, e exceto por uma parte onde você está pilodando uma nave, o único desafio realmente diferente que você tem é procurar um colecionável de Audio Logs que ficam espalhados pelas diferentes fases do jogo.
E o pior é que ao invés de o combate do jogo melhorar conforme o jogo avança e introduz novos inimigos, ele acaba ficando completamente quebrado e mais irritante no último ato do jogo, quando você basicamente só enfrenta inimigos de corpo a corpo extremamente resistentes e inimigos com metralhadoras, granadas e unidades especiais que atiram bombas em você.
Aqui, o jogo exige que você jogue como se estivesse jogando um cover shooter mas sem a parte de ter onde se esconder, e isso acaba fazendo os combates, que até então pelo menos eram bastante movimentados e dinâmicos, arrastados e metódicos, o que acaba não combinando em nada com o jogo.
E o pior de tudo é que o combate de Warhammer 40000: Space Marine Master Crafted Edition é em teoria a melhor parte do jogo. A história do jogo é bastante previsível, sem spoilers, com você prevendo os maiores plot twists dela horas antes deles acontecerem, infelizmente.
Os personagens também não possuem nenhum carisma, você não sabe a história de nenhum deles, eles não possuem personalidade e você simplesmente não tem nenhum momento de conexão com nenhum deles. Há apenas uma dúvida que você tem sobre Titus durante o jogo e que ele leva a campanha inteira para responder, mas fora isso, nada, é basicamente andar, atirar, ouvir alguma conversa, andar, atirar e repetir até a tela de créditos.
Se o andar e atirar ainda fosse bom e prazeroso, tudo bem, seria um bom jogo daqueles para terminar na inércia, mas infelizmente esse não é o caso de Warhammer 40000: Space Marine Master Crafted Edition. Esse é o tipo de jogo que eu não teria terminado se não fosse para fazer a análise dele, e mesmo após chegar ao fim, infelizmente o único sentimento que eu tive é que foi de tempo desperdiçado.
Graficamente, o jogo parece um jogo da geração do Xbox 360 e do PS3 com tudo no máximo e com resolução aumentada, ou seja, não foi feita nenhuma grande modificação em cima dele, e é engraçado porque ele parece realmente ter sido projetado para rodar em 720p já que os menus na tela são gigantes, parece mais que pegaram uma imagem em 720p e redimensionaram pra 4k ao invés de fazer ajustes.
Eu testei o jogo tanto no PC quanto no meu Xbox Series S e em ambos os casos o jogo rodou de acordo, sendo um jogo relativamente leve no PC, mas infelizmente encontrei alguns bugs no Xbox, como o personagem clipando no cenário e a mira desaparecendo em alguns momentos.
A trilha sonora do jogo infelzmente é bastante repetitiva, com temas “tribais” tocando enquanto os combates acontecem e só. A dublagem é dentro da média, e infelizmente essa remasterização do jogo não adicionou legendas em português a ele, mas sendo bastante sincero, você não vai perder nada.
Mas e aí, Warhammer 40000: Space Marine Master Crafted Edition vale a pena?
Warhammer 40000: Space Marine Master Crafted Edition não foi um jogo que me divertiu, e isso que eu gosto desses jogos onde você anda e atira sem pensar muito. O combate do jogo é datado mesmo para 2011 quando ele foi lançado originalmente, ele parece pegar as piores partes dos Gears of War e ignora as qualidades da grande franquia da Microsoft, e o pior é que isso só vai piorando conforme o jogo avança. Pra completar, o jogo não conta com legendas em português.
Review elaborado com uma cópia do jogo para Xbox Series e PC fornecida pela publisher.
Resumo para os preguiçosos
Warhammer 40,000: Space Marine Master Crafted Edition é a versão remasterizada do jogo lançado originalmente em 2011, trazendo melhorias visuais modestas e ajustes de qualidade de vida. A história acompanha o Capitão Titus enfrentando uma invasão Ork em um planeta industrial, com jogabilidade de tiro em terceira pessoa focada no combate corpo a corpo. No entanto, a movimentação travada, a repetição dos combates e a inteligência artificial básica dos inimigos tornam a experiência cansativa, mesmo com novos recursos gráficos e suporte para hardwares atuais.
Ao longo de seus cinco atos, o jogo apresenta pouca variação e um enredo previsível, com personagens sem carisma e combates que se tornam frustrantes na reta final. A trilha sonora repetitiva, a falta de localização em português e bugs em algumas versões comprometem ainda mais o resultado. Mesmo sendo voltado a quem gosta de ação direta, o jogo falha em oferecer uma experiência envolvente ou satisfatória, e sua remasterização não consegue reverter a sensação de um título ultrapassado.
Prós
- Alguns momentos do combate são divertidos
Contras
- Combate datado e travado
- O combate só piora conforme o jogo avança
- História previsível, personagens sem carisma nenhum
- Trilha sonora repetitiva
- Sem legendas em português