A Dazz lançou recentemente um volante sem fio para o PlayStation 3, destinado àqueles que querem aumentar a experiência de simulação nos jogos de corrida, mas que eram impedidos ou atrapalhados por causa do excesso de fios que um conectar um volante no videogame gera. Com a proposta de trazer conforto e portabilidade ao jogador, entretanto, esse é um volante que tem alguns problemas que podem acabar afastando os jogadores da escolha.
Comecei fazendo o teste com Chaves Kart, jogo lançado há pouco tempo e com uma proposta não tão assim de simulação e o joystick e o jogo não se entenderam. Era impossível fazer as curvas do jogo, e a ideia de combinar os dois para aumentar a experiência acabou sendo um fracasso.
- Nome: Volante Dual Shock Sem Fio Dazz para PS3
- Plataforma: PlayStation 3
- Fabricante: Dazz
- Preço sugerido: R$ 399,00
Logo na sequência, o experimento foi mudado para um jogo de simulação de verdade: Gran Turismo 6. Aqui, as coisas fica bem melhores. O jogo responde bem aos comandos e tudo funciona tranquilamente, exceto por alguns problemas que eu encontrei.
Para começar, o joystick não tem aceleração progressiva, o que significa que você pode afundar o pé ou mal encostar e o carro vai acelerar da mesma maneira. Isso não é um problema tão grande assim em Gran Turismo na maioria das vezes, mas quando você está tentando fazer os testes de licença, isso pode acabar dificultando bastante a sua vida, e fazendo você alternar para o botão de aceleração que é incluso no joystick do volante.
Além disso, outro problema que eu acabei encontrando foi na questão do conforto dos pés no acelerador e no freio. Eu não sou tão alto assim e nem tenho pernas tão grandes (tenho 1,72) e acabei me sentindo desconfortável de ter ficado com os pés tão juntos. Como não há uma embreagem, você pode acelerar num pé e pisar no outro.
O problema disso é que quem nunca dirigiu um carro automático acaba ficando completamente perdido, é contra o instinto e ficar com as pernas juntas é horrível e causa desconforto, fazendo você de duas uma, ou abandonar o esquema e usar o joystick para frear, ou usar o mesmo pé para as duas funções, o que não funciona tão bem assim com jogos de corrida.
Outro problema que eu encontrei foi que o acelerador e o freio não ficam tão firmes assim no chão, os pedais poderiam ficar mais presos ao chão, seja por meio de pesos ou de agarras, então se você for jogar, arranje algo para prender o joystick.
Para completar, eu não encontrei nenhuma opção de configurações avançadas para tentar corrigir o problema da aceleração, o que significa que o joystick pode acabar sendo inútil para jogos onde você precisa de uma maior precisão.
Resumo para os preguiçosos
O Volante Dual Shock Sem Fio da Dazz oferece uma solução interessante para quem não quer fios espalhados pela sala enquanto banca o Ayrton Senna. Ele tem seus problemas de conforto e precisão, mas é ainda assim uma opção interessante para aumentar o grau de simulação dos jogos de corrida.
Prós
!
Contras
!
Comments are closed.