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Ultros – Vale a pena – AnĂ¡lise – Review

Qual a fĂ³rmula de um Metroidvania de sucesso? Bem, nĂ£o sei se alguĂ©m sabe ao certo, mas Ultros, desenvolvido pela Hadoque e publicado pela Kepler Interactive, parece o tipo de produĂ§Ă£o que bagunça todas as variĂ¡veis de uma fĂ³rmula conhecida e ainda assim obtĂ©m algo incrĂ­vel.

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Ultros tem atraĂ­do muita atenĂ§Ă£o nos Ăºltimos meses, principalmente devido ao seu visual inusitado e cativante. A combinaĂ§Ă£o de cenĂ¡rios, cores vivas e movimentaĂ§Ă£o fluida cria um impacto visual impressionante e marcante, chegando a ser tĂ£o intensamente colorido que pode causar um certo desconforto visual. O estilo artĂ­stico do jogo evoca a sensaĂ§Ă£o de estar jogando Metroid Fusion enquanto se estĂ¡ sob o efeito de cogumelos, embora eu nunca tenha experimentado substĂ¢ncias lisĂ©rgicas. No entanto, se um dia eu experimentar, imagino que a experiĂªncia serĂ¡ algo semelhante ao que Ultros oferece.

Este talvez tenha sido um dos poucos jogos em que se possa realmente perceber como o estilo artĂ­stico influencia na jogabilidade. Os cenĂ¡rios sĂ£o tĂ£o bem construĂ­dos, que Ă s vezes nĂ£o dĂ¡ para saber ao certo o que Ă© interativo e o que nĂ£o Ă©. Tudo se movimenta e brilha de uma maneira Ăºnica, como se tudo fosse realmente parte do mesmo organismo.

ReproduĂ§Ă£o: Ultros

NĂ£o vai precisar ir muito longe para vocĂª perceber as referĂªncias a micĂ©lios e cogumelos. Ultros realmente quer passar a impressĂ£o de algo fĂºngico, biolĂ³gico e vivo. O mapa Ă© muito bem construĂ­do e cada Ă¡rea tem algum apelo visual diferente, tornando-as Ăºnicas.

Eu demorei algum tempo até começar a entender o que era Ultros e como tudo funcionava. Na verdade, posso dizer que Ultros demorou um bom tempo para fazer sentido para mim, como se eu realmente tivesse começado a jogar a aventura alcoolizado.

ReproduĂ§Ă£o: Ultros
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Embora o começo seja um tanto confuso e difĂ­cil de entender, as coisas passam a fazer sentido conforme se avança no gameplay. A narrativa apresenta algumas decisões bem ousadas em termos de gameplay e aborda temas como vida, morte e propĂ³sito. No fim, seu objetivo Ă© fugir de uma estaĂ§Ă£o espacial corrompida conhecida como SarcĂ³fago, antes que vocĂª seja pego novamente por mais um loop temporal.

Algumas dessas decisões de narrativa sĂ£o bem atĂ­picas e confusas, como o fato de vocĂª estar constantemente perdendo suas habilidades e precisando conquistĂ¡-las novamente. Em Ultros, vocĂª sĂ³ obtĂ©m novas habilidades apĂ³s ingerir nutrientes suficientes, e estes, por sua vez, sĂ£o obtidos ao se derrotar inimigos espalhados pelo mapa.

ReproduĂ§Ă£o: Ultros
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É aĂ­ que uma das mecĂ¢nicas mais interessantes de Ultros se revela. Apesar de ser um Metroidvania com fortes inspirações nos clĂ¡ssicos de sempre, Ultros adiciona um sistema de combate um tanto diferente, jĂ¡ que o jogador pode desferir uma sĂ©rie de golpes diferentes durante as batalhas. Quanto mais golpes diferentes o jogador acertar em um inimigo, maior serĂ¡ a quantidade de nutrientes que se obterĂ¡ e, portanto, mais fĂ¡cil de obter novas habilidades.

PorĂ©m, como mencionado acima, em alguns momentos do jogo o jogador perceberĂ¡ que suas habilidades foram resetadas e precisarĂ¡ obtĂª-las todas novamente. É um tanto desconfortĂ¡vel no começo, mas faz sentido jĂ¡ que te permite experimentar novas builds e o jogador pode ainda manter algumas habilidades ativas para sempre com algumas evoluções especĂ­ficas.

ReproduĂ§Ă£o: Ultros
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O cenĂ¡rio tambĂ©m tem outra funĂ§Ă£o importante em Ultros, jĂ¡ que te permite realizar uma espĂ©cie de jardinagem alienĂ­gena. Em alguns pontos do mapa, o jogador perceberĂ¡ a presença de locais aptos a serem cultivados, e poderĂ¡ plantar uma semente de sua escolha. Na maioria das vezes a recompensa serĂ¡ um fruto diferenciado, que oferecerĂ¡ uma boa quantidade de nutrientes, enquanto em outros momentos, uma planta poderĂ¡ ajudar a revelar novos caminhos e partes do mapa.

A interaĂ§Ă£o e utilidade das sementes, combinadas com os loops temporais do jogo, obrigam ojogador a pensar bem no momento de realizar a escolha de qual semente a ser plantada em determinados locais. É realmente uma das melhores partes do game.

ReproduĂ§Ă£o: Ultros
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Embora cheia de loops temporais, a narrativa de Ultros estĂ¡ longe de ser repetitiva. A histĂ³ria se desenvolve de maneira bem natural, com uma boa quantidade de plot twists e momentos marcantes. Os desafios apresentados tambĂ©m sĂ£o balanceados e acabam se tornando mais fĂ¡ceis conforme vocĂª aprende a dominar o sistema de combate do jogo.

Como jĂ¡ mencionado acima, Ultros permite o uso de uma sĂ©rie de golpes diferentes durante a batalha, permitindo que o jogador desfira combos mortais em seus oponentes. Embora seja uma Ă³tima ideia e um dos principais atrativos do game, o combate Ă© um tanto esquisito e falho. Faltou uma boa dose de responsividade, o que torna algumas lutas bastante limitadas e sem graça.

https://youtu.be/M2HHC–J_M4?t=3

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Vencer seus oponentes Ă© recompensador, mas Ultros parece exigir uma nova forma de se pensar nos combates, o que nĂ£o Ă© muito interessante, principalmente no começo do jogo.

Outro ponto que nĂ£o Ă© tĂ£o interessante em Ultros Ă© a progressĂ£o como um todo. NĂ£o estou falando do loop temporal, pois atĂ© acredito que isso torne o jogo numa experiĂªncia muito mais interessante. O problema da progressĂ£o Ă© que as habilidades obtidas mais tardiamente nĂ£o sĂ£o tĂ£o interessantes como poderiam ser. Com o passar do tempo, desbloquear novas habilidades perde a graça, jĂ¡ que Ultros parece simplesmente parar de oferecer boas recompensas a partir de determinado momento.

Contudo, Ultros Ă© um excelente jogo para quem gosta de explorar o mapa e descobrir segredos espalhados por aĂ­. ApĂ³s se obter um bom nĂºmero de habilidades Ăºnicas, avançar pelo mapa se torna mais gostoso e atraente, mesmo que se perca o interesse em evoluir e ganhar novas habilidades.

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No geral, Ultros Ă© uma experiĂªncia interessante e marcante. Talvez o jogo nĂ£o possua traĂ§Ă£o suficiente para se tornar um clĂ¡ssico cult como Axiom Verge e Hollow Knight, mas com certeza figurarĂ¡ como um dos tĂ­tulos mais marcantes devido Ă  sua paleta de cores, seu estilo visual e sua progressĂ£o peculiar.

 

Resumo para os preguiçosos

Ultros Ă© um Metroidvania inovador que se destaca por seu visual psicodĂ©lico e gameplay envolvente. O jogo mistura arte impressionante com uma jogabilidade que desafia o padrĂ£o do gĂªnero, introduzindo mecĂ¢nicas Ăºnicas como combates variados e jardinagem alienĂ­gena. Apesar de alguns problemas, como combate pouco responsivo e habilidades tardias decepcionantes, Ultros oferece uma experiĂªncia rica, especialmente para quem gosta de exploraĂ§Ă£o e descoberta.

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Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos mĂ©todos de avaliaĂ§Ă£o lendo o nosso Guia de Reviews.

PrĂ³s

  1. Visual inusitado e cativante.
  2. Estilo artĂ­stico influente na jogabilidade.
  3. CenĂ¡rios bem construĂ­dos e Ăºnicos.
  4. Narrativa ousada com temas profundos.
  5. MecĂ¢nica interessante de combate com golpes variados.
  6. Jardinagem alienĂ­gena como parte da jogabilidade.
  7. ExploraĂ§Ă£o rica e descoberta de segredos.

Contras

  1. Combate pouco responsivo.
  2. Habilidades tardias nĂ£o tĂ£o interessantes.
  3. ProgressĂ£o pode perder a graça com o tempo.
  4. InĂ­cio do jogo pode ser confuso e difĂ­cil de entender.
  5. Perda constante de habilidades pode ser frustrante.
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JoĂ£o VĂ­ctor Sartor
JoĂ£o VĂ­ctor Sartorhttp://criticalhits.com.br
JoĂ£o VĂ­ctor Sartor Ă© colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histĂ³rias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre Ă  leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.