InícioReviewsTitan Souls - Review

Titan Souls – Review

PUBLICIDADE

Vamos começar esse review com uma pequena confissão vergonhosa: eu nunca joguei Shadow of the Colossus. Eu tenho o jogo instalado no meu PS3 mas nunca venci a preguiça de inicia-lo. Não porque o estilo de só enfrentar chefes me deixa meio assim, mas por preguiça mesmo. Eu sei que eu devo estar perdendo algo maravilhoso, mas sempre vai ficando pra depois. Quando eu ouvi que Titan Souls era baseado tanto em Shadow of the Colossus quanto em Dark Souls, eu pensei, “ok, eu sou 50% qualificado para fazer esse review, então vamos lá”, e foi assim que eu comecei a minha jornada em Titan Souls, um jogo que certamente vai te dar repetidas surras.

PUBLICIDADE

Em Titan Souls, você controla um herói sem nome que está num espaço entre o nosso e o outro mundo. Esse espaço abriga todas as coisas vivas, e uma série de monstros portadores dos Titan Souls, que abrigam muito poder. Você deve obter-los vencendo todos os Titans, um após outro, armado apenas de um arco e flecha com uma flecha. Missão ingrata, não é?

PUBLICIDADE

O jogo tem uma jogabilidade semelhante a um twin stick shooter, ou seja, você controla o seu personagem com um analógico e mira com o outro. Há um botão de tiro e um botão de rolamento/corrida. Como você só tem uma flecha, você deve correr atrás dela para resgata-la após o tiro, ou segurar o botão de tiro para ela voltar pra você. O problema é que você fica parado enquanto usa esse poder telepático de buscar flechas, e isso acaba te levando a várias mortes.

Como você tem apenas uma flecha, nada mais justo que os chefes morram em uma porrada só, não é? Bom, a maioria deles morre, já outros, você tem que liberar certas camadas deles antes de chegar ao núcleo. Feito isso, uma boa flechada lá resolve a parada. O problema é que você morre com uma porrada também, e que você só tem uma flecha. Ou seja, Titan Souls é um jogo difícil pra caramba, já pensou em não poder errar? Pois então, esse jogo realmente não quer que você erre, porque senão você morre e tem que enfrentar o chefe novamente.

A ideia aqui é criar confrontos épicos, fazer você suar pra vencer cada chefe e soltar aquele grito engasgado de TOMA, FILHO DA PUTA depois de mais uma vitória. Essa sensação foi popularizada em Dark Souls, e poucos jogos depois dele conseguiram trazer esse tipo de êxtase após uma vitória. Estou feliz em dizer que Titan Souls é um deles. As batalhas realmente são difíceis pra cacete, mas os resultados delas são bem recompensadores. Venceu um chefe? Que maravilha, vamos lá dar level up e descobrir que, não, não existem níveis, não existe progressão, você não ganha uma segunda flecha nem nada do tipo. O seu personagem continua sendo o mesmo do começo ao fim do game, quem melhora, de fato, é você, que fica mais atento, mais ágil, enfim, mais habilidoso na arte de encontrar uma brecha e mandar aquela flechada teleguiada na cara do chefe.

Eu não vou mentir pra vocês, esse jogo é difícil, mas é difícil da maneira certa, da maneira que te desafia e te dá uma chance de usar o cérebro e vencer, ao invés de usar o músculo e rodopiar um pedaço de pau gigante acertando sem dó nem piedade horas e mais hordas de inimigos. Cada chefe em Titan Souls é uma experiência diferente, e cabe a você dar-se conta do que você tem que fazer pra vence-lo, quais os pontos fortes e fracos de cada chefe e como você vai abrir uma brecha no ataque dele para vence-lo. É um jogo sobre precisão e sobre estar “na ponta dos cascos”. É um jogo que não aceita menos do que o seu melhor esforço, e mesmo assim você vai suar.

titan-souls-06

PUBLICIDADE

Achou o modo normal fácil? Ao completar o jogo, você libera o modo Hard, onde a dificuldade sobe imensamente, já que é possível ligar ou desligar opções como “sem rolamento” ou “apenas uma vida”, aumentando assim a longevidade do jogo em muito, e fazendo você tornar-se meio que um semideus dentro do jogo.

Graficamente, o jogo tem um belo estilo de arte. Os chefes são diferentes entre si, o personagem principal, apesar de mudo, tem um estilo carismático e os cenários são muito bonitos. A trilha sonora do jogo também é bem legal e casa bem com ele.

Review elaborado com uma cópia do jogo para PC fornecida pela Devolver Digital

PUBLICIDADE

Resumo para os preguiçosos

Titan Souls é um jogo onde você deve enfrentar uma série de chefes diferentes em condições precárias. Você só conta com sua habilidade e uma flecha. Isso é mais do que o suficiente para vencer os desafios que o jogo coloca diante de você, mas você vai ter que suar. O jogo realmente consegue capturar aquele espírito de morrer, morrer, morrer, melhorar, e finalmente vencer o chefe. São 10 minutos de mortes pra uma vitória e a alegria, e isso é um estilo de jogo que em agrada bastante.

Nota final

85
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Excelente desafio
  • Chefes variados
  • Belos gráficos
  • Legendado em português

Contras

  • O tempo entre cada morte e novo desafio dos chefes poderia ser menor
PUBLICIDADE

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.