InícioGamesThe Crew Motorfest - Análise - Vale a Pena - Review

The Crew Motorfest – Análise – Vale a Pena – Review

PUBLICIDADE

The Crew Motorfest é a nova aposta da Ubisoft para mostrar ao que veio a franquia The Crew. Com uma base de jogo que lembra lembra bastante Forza Horizon e o Havaí como palco da ação, o jogo tem tudo para agradar fãs do automobilismo e fazer o sucesso que a franquia merece ter, mas será que o jogo agrada?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Logo de cara, The Crew Motorfest começa apresentando o Havaí, que será o cenário de todas as corridas do jogo. Nele, há um festival chamado Motorfest, que é apresentado por Malu, a relações públicas do evento. É ela quem dá toda a explicação inicial de como o jogo vai se desenrolar, por meio das playlists, e você também tem uma rápida amostra dos estilos de corrida que vai encontrar no game, com carros japoneses, carros off-road, barcos, aviões, Lamborrguinis e assim por diante.

Depois dessa rápida introdução, o jogo te convida a escolher uma playlist e sair jogando as corridas espalhadas pelos diferentes cenários do Havaí, e é aí que você deve decidir o que fazer dentro do game. Inicialmente, o jogo te dá 5 playlists para você escolher, e conforme você vai completando elas, ele te dá acesso ao resto das 15 playlists disponíveis pelo menu do jogo.

A primeira dessas playlists que eu testei foi a playlist do Japão, onde você corre exclusivamente com carros japoneses e também contra pilotos japoneses, aprendendo mais sobre a cultura de carros daquele país, que tem forte influência sobre o arquipélago americano.

Aqui, The Crew Motorfest mostra bastante como o jogo funciona, pois as playlists basicamente funcionam da mesma forma. Você tem corridas onde a ideia é apenas chegar até o final dela, independente da posição, e onde um narrador, geralmente o autor da playlist ou um convidado dele ou dela, vai te apresentando mais sobre o Havaí ou sobre o tema da playlist, como a história de um carro ou algo do tipo.

PUBLICIDADE

Além desse tipo de atividade, as playlists ainda possuem corridas, onde o objetivo é chegar pelo menos em terceiro lugar, e também atividades extras, como desafios de drift, e às vezes uma corrida ou percurso guiado com veículos como barco ou avião, mas felizmente nesse último caso eles são em quantidade bem menor do que nos outros dois jogos da série The Crew.

A cada playlist nova que você começa, o jogo libera no mapa uma série de atividades que você pode fazer no percurso entre uma corrida e outra, como radares de velocidade para você passar acima de uma velocidade mínima, atividades onde você tem que fugir de uma zona antes do tempo acabar, atividades de zigue zague e assim por diante.

PUBLICIDADE

Fora isso, o mapa de The Crew Motorfest ainda conta com atividades como desafios de fotografia, onde você deve abrir o modo de foto do jogo e posicionar o carro que o jogo quer que você use no local desejado pra foto e no horário do dia desejado, sendo uma forma bem legal de ganhar experiência, dinheiro e tirar umas fotos legais dentro do game.

Para completar, ainda é possível encontrar outras playlists do jogo espalhadas pelo cenário e assim aumentar ainda mais o tempo que você corre dentro de The Crew Motorfest, mas basicamente o jogo se reúne a isso, ir de playlist em playlist jogando e correndo algumas corridas e participando de outras para conhecer mais sobre a ilha e, sinceramente falando? Parece que fica faltando alguma coisa.

PUBLICIDADE

Eu realmente esperava algum evento especial em algum momento do jogo, um torneio ou algo do tipo, mas parece que a ideia mais é fazer um turismo guiado no Havaí dentro de um carro, e ainda que isso seja legal, tem uma hora que acaba cansando um pouco.

Outro problema de The Crew Motorfest é que o jogo realmente é bem mão de vaca nos pontos de experiência e também no dinheiro que ele te dá. Se Forza Horizon 5 te dava carros, níveis e dinheiro a todo momento, o jogo da Ubiosft parace ter ido pro outro extremo, e você demora para subir de nível e também para ter dinheiro para comprar novos veículos dentro do jogo.

Não é que você não use carros diferentes nas playlists, o festival do Motorfest te empresta eles, e ao completar cada uma delas você ganha um veículo novo, mas sinceramente falando, são bem poucos veículos que você vai obter dentro do jogo como premiação, e a maioria deles você vai ter que comprar, só que cada corrida te dá uns 10 mil de prêmio, e cada carro custa algo entre 150 a 600 mil, então você tem que correr uma playlist e meia mais ou menos pra obter alguns dos melhores carros do jogo, é tempo demais investido pra pouco retorno.

PUBLICIDADE

E o pior de tudo é que esses carros são basicamente pra nada, já que não há um grande campeonato com carros de uma categoria ou algo do tipo sendo exigidos, eles servem só pra você correr contra outros jogadores no modo online, então a ideia do jogo é basicamente te dar bastante variedade de carros para você usar, mas que quase nenhum deles vai ser seu de verdade, o que é uma pena.

Por ser um jogo de corrida, é claro que o controle dos carros vai ser uma parte importantíssima dele, e felizmente The Crew Motorfest faz um excelente trabalho nisso. O controle dos carros é bem divertido, bem puxado pro arcade e pro que a gente encontra em Forza Horizon, por exemplo.

PUBLICIDADE

Além disso, você também pode, e é incentivado, a usar bastante o nitro do carro durante as corridas, para fazer ultrapassagens, sair correndo logo após curvas e assim por diante, o sentimento de adrenalina correndo no jogo é muito bom, mas nem sempre ele está disponíivel. Em corridas com carros estilo fórmula um ou carros clássicos, não é possível usar esse recurso, por exemplo.

Para completar, também é possível “rebobinar” as corridas em até 15 segundos, caso você tenha que corrigir algum erro que tenha cometido durante as partidas.

PUBLICIDADE

A única parte das corridas que eu realmente não gostei muito foi o controle dos aviões (já que o meu cérebro para de funcionar quando eu tenho que apertar pra baixo pra voar para cima e vice-versa) e também as corridas de barco, mas esses momentos são bem poucos dentro do jogo, felizmente.

No geral o desafio das corridas é na medida, e a IA não chega a ser tão boa quanto a dos Drivatars de Forza, mas é boa o suficiente, então dá para se sentir desafiado nos percursos.

Graficamente, The Crew Motorfest é um belo jogo, com gráficos rápidos, belas paisagens e bons modelos tanto no cenário quanto nos carros. O Havaí é um lugar muito mais interessante do que eu imaginava que fosse ser como cenário, cheio de paisagens muito vivas e bonitas para você explorar.

PUBLICIDADE

Já a trilha sonora de The Crew Motorfest é uma das piores trilhas sonoras que eu vi nos últimos tempos. As músicas são extremamente repetitivas, e o pior é que muitas vezes ficam os mesmos segmentos de 15 a 20 segundos repetindo durante a corrida toda. Chegou num ponto em que a música estava me irritando tanto que eu tive que desligá-la.

Por falar em irritante, a CARA, a IA do jogo, também é outra chata que fica fazendo comentários a todo momento sobre tudo o que você está fazendo ou prestes a fazer no jogo. Parece que tentaram deixar ela engraçadinha ou mais simpática e o tiro saiu pela culatra.

PUBLICIDADE

Mas e aí, The Crew Motorfest vale a pena?

The Crew Motorfest com certeza é o melhor jogo da franquia até aqui. A Ubisoft focou no principal: a alta velocidade e nas corridas, e o resultado é um jogo bem divertido, mas que poderia ser bem melhor, se tivesse alguns campeonatos espalhados no cenário do jogo, um sistema de progressão mais generoso e uma trilha sonora que não fosse tão irritante quanto é, mas sim, o jogo é bem divertido, e se você está procurando um jogo como Forza Horizon para jogar, esse é uma das melhores opções disponíveis no mercado.

Review elaborado com uma cópia do jogo para Xbox Series X. Jogo disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series.

Resumo para os preguiçosos

A Ubisoft acertou demais em focar no simples em The Crew Motorfest ao invés de tentar abraçar o mundo. O jogo tem corridas muito divertidas, ainda que pareça faltar um grande campeonato para justificar toda a exploração e corridas pontuais que o game oferece. Além disso, o sistema de progressão poderia ser um pouco mais recompensador, já que demora muito pra termos dinheiro para comprar novos carros.

PUBLICIDADE

Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Corridas divertidas
  • Belíssimos visuais
  • O Havaí é um palco excelente para o jogo

Contras

  • Sistema de progressão lento, você precisa fazer muita coisa pra comprar carros novos
  • Pilotar barcos e aviões ainda é bem ruim
  • Trilha sonora péssima
  • Assistente de IA fica interrompendo e comentando tudo a todo momento
PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.