InícioReviewsTeenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection - Review

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection – Review

Se você nasceu nos anos 80/90 e nunca ouviu falar de Tartarugas Ninja, provavelmente não viveu sua infância da maneira correta. A quantidade de produtos e merchandising baseado em TMNT era imensa, a Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection, publicado pela Konami, é talvez o maior exemplo disso.

Ninguém sabe explicar direito os motivos que fizeram com que as Tartarugas Ninja obtivessem tanto sucesso. O fato é que naquela época, parecia que tudo em que elas tocavam, virava ouro!

Action Figures, HQ’s, filmes, desenhos animados… tudo era consumido vorazmente por uma legião de fãs ensandecida que queria sempre mais. Como se isso não fosse o suficiente, os jogos baseados nos quatro irmãos mutantes eram tão populares que até hoje são lembrados como referência no estilo beat ’em up.

A maioria dos fãs brasileiros nunca jogou todos os jogos das Tartarugas Ninja. Na verdade, nem todo mundo chegou a ter a oportunidade de ver o lendário “Fliperama das Tartarugas Ninja”, que custava mais caro e permitia que quatro pessoas jogassem ao mesmo tempo.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection acaba sendo o produto ideal para colecionadores ou para simpatizantes do quarteto mutante, já que reúne 13 jogos das Tartarugas Ninja, de praticamente todas as plataformas dos anos 90.

Lista de jogos presentes em Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection:
– Teenage Mutant Ninja Turtles (Arcade)
– Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles in Time (Arcade)
– Teenage Mutant Ninja Turtles (_Nintento Entertainment System_)
– Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game (Nintento Entertainment System)
– Teenage Mutant Ninja Turtles III: The Manhattan Project (Nintento Entertainment System)
– Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Nintento Entertainment System)
– Teenage Mutant Ninja Turtles IV: Turtles in Time (Super Nintendo)
– Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Super Nintendo)
– Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist (Sega Genesis)
– Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters (Sega Genesis)
– Teenage Mutant Ninja Turtles: Fall of The Foot Clan (Game Boy)
– Teenage Mutant Ninja Turtles II: Back From The Sewers (Game Boy)
– Teenage Mutant Ninja Turtles III: Radical Rescue (Game Boy)

Mas porque Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection é tão legal e porque não é só mais uma tentativa desesperada de fazer receita em cima de jogos antigos da Konami? Bem, apesar de ter toda cara de ser apenas mais um motivo para você dar seu rico dinheirinho para a Konami, The Cowabunga Collection vale a pena por um simples detalhe: capricho.

Antes de mais nada é preciso levantar a discussão para um aspecto importantíssimo de Cowabunga Collection, que pode ter pesos diferentes dependendo da sua relação com jogos antigos: a entrega.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection
Reprodução: Konami

Até pouco tempo atrás, o jogador que tinha vontade de revisitar títulos antigos que marcaram sua infância tinha duas alterativas: gastar uma pequena fortuna e uma imensa quantidade de tempo para entrar no cenário de retro-games; ou ir pelos métodos não-ortodoxos da emulação.

Isso porque praticamente nenhuma grande publisher tinha o costume de relançar seus jogos de antigamente para os consoles mais atuais. Foi só recentemente que vimos jogos clássicos dos anos 80 e 90 ganhando espaço na cena atual, principalmente após o surgimento da onda de remakes que marcos a geração passada – e tem marcado a atual, também.

Mesmo que os fãs recorressem aos emuladores para ter acesso aos jogos que não eram mais passíveis de compra, nem sempre se tinha a garantia de que tudo rodaria às mil maravilhas. Emuladores não tão funcionais, bios impossíveis de achar… era preciso ter sorte, habilidade e tempo para conseguir jogar alguns títulos.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection
Reprodução: Konami

Títulos como Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection são um verdadeiro deleite para colecionadores ou fãs de jogos antigos em geral pois reúnem em um só título, todos os jogos que você quer jogar, de maneira fácil, descomplicada e adaptada para as tecnologias mais atuais.

Talvez o ponto mais alto de Cowabunga Collection seja a rapidez com que o jogador pode simplesmente sair jogando. Após entrar no jogo, basta dois botões para se ver diante dos cenários clássicos do seu jogo preferido das Tartarugas Ninja, sem a necessidade de configurações adicionais.

A aplicação de filtros e adaptação da tela para o seu aparelho é totalmente personalizável. Você pode sair jogando na configuração padrão, ou “esticar” a tela para outras resoluções. Caso sinta saudade dos velhos tempos, é possível aplicar filtros que emulam telas CRT de antigamente e mudar alguns aspectos gerais de cada título individualmente, de forma que você torna a sua experiência mais “sua” possível.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection
Reprodução: Konami

Essa é provavelmente, a primeira vez que os dois jogos clássicos e “lendários” do arcade, são lançados de maneira oficial para consoles aqui no Brasil. E como se isso não bastasse, o jogador ainda pode experimentar estes dois títulos que tornaram-se tão lendários por comportarem até 4 jogadores ao mesmo tempo, de maneira totalmente online, seja acompanhado de seus amigos ou de completos estranhos.

The Cowabunga Collection também conta com outro aspecto caprichado que com certeza fará a alegria dos fãs e colecionadores: um menu especial com todas as caixas e manuais dos jogos.

Não me considero um fã assíduo de Tartarugas Ninjas, mas não posso negar o fascínio que tive ao poder explorar todo o conteúdo extra que era tão popular naquela época! Não tem a mesma sensação de ler um manual físico, mas ainda assim nos faz viajar para uma época onde as coisas eram completamente diferentes de hoje em dia e ler um manual poderia fazer com que o jogador tivesse uma experiência completamente diferente!

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection
Reprodução: Konami

Além dos manuais e caixas, The Cowabunga Collection é praticamente um museu virtual das tartarugas ninjas, pois reúne imagens das HQ’s originais que começaram o legado de Leonardo, Donatello, Rafael e Michelangelo, além de informações sobre todas as séries animadas, filmes e tudo mais que você possa imaginar.

The Cowabunga Collection é muito mais do que um jogo ou uma tentativa desesperada de angariar fundos, como alguns gostam de encarar este tipo de conteúdo. Quase uma carta de agradecimento e respeito da Konami, por uma das franquias mais incríveis e populares de todos os tempos, trabalhada com muito esmero e dedicação.

Todos os jogos também receberam pequenos tratamentos de qualidade de vida, a fim de adaptar as experiências para os dias de hoje. Os controles estão totalmente adaptados, os visuais escalonados e o som é extremamente fiel ao que me lembro. Mas e a dificuldade? Bem, não espere modos mais fáceis ou qualquer tipo de ajuda nesse sentido. Ao que parece, a Konami fez o máximo possível para não alterar a experiência original, o que vai fazer os jogadores penarem para terminarem os jogos e conquistarem todos os troféus.

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection
Reprodução: Konami

Teenage Mutant Ninja Turtles – The Cowabunga Collection talvez seja o produto de Tartarugas Ninjas mais importante já lançado. Não que fosse algo extremamente necessário e pedido pelo público em geral. Porém, a forma como a Konami trabalho esta coletânea só me fez querer mais Tartarugas Ninja, seja em HQ’s, filmes, séries ou jogos.

Talvez este tipo de produto não seja para você, caro ouvinte, que não tem laços muito fortes com jogos antigos. De qualquer forma, se você é fã de Tartarugas Ninjas e não quer mais ter que ficar caçando os jogos individualmente por aí, The Cowabunga Collection é para você.

Resumo para os preguiçosos

Teenage Mutant Ninja Turtles: The Cowabunga Collection é praticamente um museu digital com tudo que um colecionador aficionado por Tartarugas Ninja pode querer! Além de 13 jogos totalmente adaptados (o que incluí as versões de arcade e a possibilidade de joga-los online), a coleção conta com informações preciosas sobre franquia, abordando as séries animadas, filmes e HQ’s.

Essa versão definitiva também conta com as artes das capas de todos os jogos, além de versões digitais de todos os manuais! Um produto obrigatório para fãs e colecionadores e um jogo divertido para quem busca somente bons títulos dos anos 90!

Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • 13 jogos adaptados para os consoles atuais;
  • Extras refentes às séries animadas, filmes, HQ’s e muito mais;
  • Experiência fiel às versões originais.

Contras

  • Não é um produto muito convidativo a jogadores mais novos
João Víctor Sartor
João Víctor Sartorhttp://criticalhits.com.br
João Víctor Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.