InícioGamesSonic Origins Plus - Análise - Vale a Pena - Review

Sonic Origins Plus – Análise – Vale a Pena – Review

Sonic Origins Plus está entre nós cerca de um ano após o lançamento de Sonic Plus original, uma coletânea que trazia os jogos do Sonic e companhia lançados no Mega Drive rodando de forma nativa nos consoles, ou seja, sem emulação, e com algumas novidades, mas que no fim parecia um pacote incompleto. Será que essa atualização paga consegue corrigir esses problemas?

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Caso você não tenha comprado Sonic Origins original, vamos falar sobre o conteúdo original desse pacote, e depois tratar do que foi adicionado em Sonic Origins Plus.

Inicialmente, a coletânea foi lançada com quatro jogos: Sonic, Sonic 2, Sonic 3 & Knuckles e Sonic CD. Nesses jogos, há possibilidade de se jogar na sua versão clássica, ou seja, sem nenhuma modificação, e também em sua versão de aniversário.

Sonic Origins Plus - Análise - Vale a Pena - Review
Reprodução: SEGA

A versão de aniversário traz algumas comodidades para quem não tem nenhuma saudade de limitadores de vida, por exemplo, já que se você dava Game Over num desses jogos, você precisava recomeçar tudo do zero, e isso naturalmente fazia os jogos ganharem bem mais tempo de vida útil.

Além disso, cada um dos jogos também ganhou uma pequena animação trazendo uma ideia geral do jogo, e é bem legal ver o Sonic e seus amigos em desenho animado nessa partes.

Outro ponto a se citar na música é que a trilha sonora de Sonic 3 & Knuckles foi alterada, supostamente por causa de direitos autorais, já que quem teria composto essas músicas seria o lendário astro do Pop Michael Jackson e provavelmente custaria mais do que a SEGA gostaria de pagar para licenciar novamente estas músicas.

PUBLICIDADE
Sonic Origins Plus - Análise - Vale a Pena - Review
Reprodução: SEGA

Os quatro jogos em questão rodam exatamente como deveriam, há quem possa reclamar que a música não é exatamente a mesma que tocava nas versões de Mega Drive (o chip de áudio do console é bem complicado de replicar em 1 para 1, além de que dependendo da versão do console, ele conta com um chip MIDI diferente, ou seja, há uma pequena variação no áudio dependendo da revisão do Mega Drive), mas o gameplay segue intacto.

Além disso, também é possível controlar personagens que não estão originalmente em alguns jogos, como Knuckles em Sonic 2, adicionando algumas novidades a jogos de mais de 30 anos.

PUBLICIDADE

No mais, o que temos aqui é exatamente o que vimos no Mega Drive e também no SEGA CD, quatro jogos 2D do Sonic que são excelentes em si, mas que você provavelmente já jogou no passado e que a chance de você já ter esses jogos por aí é bem grande.

Sonic Origins Plus - Análise - Vale a Pena - Review
Reprodução: SEGA

Com a chegada de Sonic Origins Plus, a SEGA multiplicou por quatro o número de jogos disponíveis na coletânea, trazendo 12 títulos do Game Gear ao pacote.

PUBLICIDADE

Abaixo, vocês conferem quais jogos foram adicionados:

  • Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine™
  • Sonic Blast
  • Sonic Chaos
  • Sonic Drift
  • Sonic Drift 2
  • Sonic Labyrinth
  • Sonic Spinball
  • Sonic the Hedgehog (8-bit)
  • Sonic the Hedgehog 2 (8-bit)
  • Sonic Triple Trouble
  • Tails Adventure
  • Tails’ Skypatrol

Diferente dos jogos originais da coletânea, que rodavam nativamente nos consoles, esses são emulados, e a emulação faz um bom trabalho em fazê-los funcionar.

PUBLICIDADE

Além disso, pela primeira vez, Amy Rose como personagem jogável em Sonic the Hedgehog, Sonic the Hedgehog 2, Sonic 3 & Knuckles, e Sonic CD, assim como o Knuckles havia sido liberado em Sonic 2 no pacote original.

Sonic Origins Plus - Análise - Vale a Pena - Review
Reprodução: SEGA

Outra novidade é que Knuckles agora pode ser controlado em Sonic CD, e que caminhos novos foram adicionados para fazerem uso das habilidades originais dele, o que é bem interessante.

PUBLICIDADE

No fim das contas, esse pacote acaba sendo bem mais completo e interessante que o original, ainda que os melhores jogos dele obviamente sejam os lançados em Sonic Origins, já que tem alguns de Game Gear ali no meio que são bem ruinzinhos.

Dessa forma, assim como no ano passado, a recomendação para esse pacotão aí é só comprar mesmo se você for realmente 100% Soniqueiro e queira demonstrar seu apoio à franquia, já que 210 reais pelo pacote cheio é um preço meio caro, por mais que sejam 16 jogos.

Review elaborado com uma cópia do jogo para PS5 fornecido pela publisher.

PUBLICIDADE

Resumo para os preguiçosos

Sonic Origins Plus é o pacote que deveria ter sido lançado lá no começo pela SEGA. Com 16 jogos, você tem tudo o que precisa para revisitar a história do ouriço mais rápido do mundo dos games.

O preço do pacote pode assustar um pouco, parecendo mais aquele tipo de jogo perfeito para pegar numa promoção e passar um final de semana inteiro relembrando dos clássicos da série.

Nota final

70
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Grande seleção de jogos
  • Dá pra ver que a SEGA colocou bastante carinho no pacote
  • Possibilidade de jogar com a Amy nos jogos clássicos

Contras

  • A coletânea já era cara sem os jogos de Game Gear e ficou ainda mais com eles
PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.