Misturar esportes com RPG não é uma tarefa fácil. Pelo menos é o que parece, já que não temos muitos bons exemplos para citar nos últimos tempos. Soccer Story, da Panic Barn se propõe a mudar isso, contando uma história interessante enquanto te bota para jogar futebol de maneira simples e divertida.
Soccer Story é baseado “na cara dura” em Golf Story. Uso o termo “cara dura”, pois além da evidente inspiração, o pessoal da Panic Barn parece ter se esforçado bastante para tentar replicar o mesmo clima e modo de jogo descompromissado do excelente – embora improvável – jogo de RPG/golfe.
O problema é que Soccer Story não tem o mesmo charme nem o mesmo apelo que Golf Story. Nesta análise, vou tentar te explicar por Soccer Story ser tão diferente de Golf Story, mesmo tentando ser tão parecido.
O primeiro aspecto a ser analisado é a história, o enredo que o jogo apresenta. No mundo de Soccer Story, o futebol foi banido após uma partida ocasionar desastres de proporções épicas. Isso porque o futebol neste mundo tem o poder de alterar o tempo e o espaço, aparentemente. E tudo só muda quando o protagonista encontra uma bola mágica e decide formar seu primeiro time.
Até ai nada de muito interessante, mas o fato como Soccer Story tira sarro de instituições que regulam os esportes é realmente interessante. Aqui, existe uma associação internacional chamada Soccer Inc. que monopoliza o futebol, e sendo assim, somente quem possui a permissão desta associação é capaz de disputar partidas. A sociedade até tenta burlar a lei criando outros jogos baseados em futebol, mas nenhum tem o mesmo apelo. É aqui inclusive, que vemos Soccer Story tirando uma casquina com Golf Story, ao apresentar o Futgolfe.
O enredo de Soccer Story é praticamente uma epopeia de luta do povo contra uma grande corporação. Algo que mesmo quando comparado com a simplicidade de Golf Story, não deixa de ser interessante. Porém, o principal desafio que não foi vencido pela Panic Barn – ou pelo menos não na totalidade – é o fato de que jogar futebol em Soccer Story não é tão divertido quanto jogar Golfe em Golf Story.
Antes de entrar de cabeça neste aspecto, vamos terminar de abordar alguns outros pontos onde a comparação entre os dois jogos é eminente. Vale a pena lembrar que a comparação adotada neste review só segue os parâmetros estipulados pelo próprio jogo, que tenta ser uma espécie de Golf Story com futebol o tempo todo.
Soccer Story se divide em dois momentos: quando você explora o mundo atrás de segredos e novidades, e quando você esta efetivamente jogando futebol contra algum time. Explorar o mundo vai dar dinheiro e experiência ao jogador, de forma que as habilidades do seu time possam ser melhoradas e as partidas fiquem menos desafiadoras. O mapa é repleto de pequenos puzzles espalhados por ai que basicamente, são resolvidos ao se chutar a bola em algum local específico. Apesar de repetitivo, os desafios até que são criativos e fazem bastante proveito das mecânicas apresentadas por Soccer Story.
O problema fica mais evidente quando o jogador finalmente arranja um time e começa a disputar partidas. Embora a primeira partida passe uma excelente sensação de desafio, as demais acabam deixando claro que a simplificação do futebol para as mecânicas do jogo não é tão interessante quanto parece. É até divertido, mas às vezes lembra o saudoso Mega Man Soccer lá do Super Nintendo, só que sem o apelo dos personagens da série.
Movimentar-se pelo campo é relativamente simples, mas limitado por sua capacidade de dar sprints e tentar evitar seus adversários. A maioria das roubadas de bola são executadas por carrinhos nada amistosos e o game não apresenta sistema de faltas.
Até ai tudo bem, mas o que irrita mesmo é o comportamento do goleiro, que é de longe o maior mão de alface que já vi na vida. É irritante como as vezes o adversário consegue fazer gol chutando do meio-campo e sobrepujar as habilidades do seu goleiro, enquanto o jogador tem dificuldades em acertar o chute na cara do gol.
Soccer Story tem a proposta de ser um jogo, mas acaba falhando um bocado ao complicar as coisas, justamente no momento em que simplifica as regras do futebol. Talvez seja complicado de entender, mas acredite, faz sentido.
Outro detalhe que deixa a desejar em Soccer Story, principalmente levando em consideração a sua inspiração clara em Golf Story, é a falta de graça em algumas piadas e situação. Golf Story parecia ser uma fonte interminável de piadinhas geniais e reações autênticas dos seus personagens. Era como se um excelente roteirista de comédia tivesse trabalhado com a equipe de desenvolvimento, pois só assim ficaria fácil de explicar os momentos únicos que Golf Story nos proporciona. Soccer Story, por outro lado, até consegue arrancar um sorriso em alguns momentos, como quando o diretor local da Soccer Inc. simplesmente se tele-transporta para o campo e atribui essa habilidade aos avanços da idade, ou quando você descobre que pode pescar com uma bola. Mas acredite, fica meio por isso mesmo.
Apesar de acreditar que a parte do RPG é muito mais divertida do que os jogos de futebol em si, também preciso mencionar como Soccer Story consegue ser chato em alguns momentos de exploração e até mesmo nas quests secundárias. Isso porque na maioria das vezes estas atividades resumem-se à sair andando pelo mapa, numa velocidade não muito empolgante, e chutar bolas. Não dá pra dizer que não é divertido, só é monótono e faz com que o jogo perca a graça rapidamente.
Ainda assim, considerando que Soccer Story é um jogo casual e simples, não dá pra dizer que ele é de todo ruim. Poderia ser muito melhor e talvez um dos principais desafios do jogo tenha sido estipulado no momento em que ele mesmo tenta se colocar como uma espécie de Golf Story de futebol. Mas, caso você nunca tenha jogado o segundo, ele provavelmente vai parecer mais interessante.
Também faço questão de comentar os problemas que tive com a versão traduzida de Soccer Story. Em alguns momentos tive a impressão de que as falas dos personagens foram traduzidas no Tradutor do Google, tamanha era a desconexão entre o texto e seu significado – e em alguns momentos, entre o sujeito e o predicado. Logo percebi que não conseguira entender nada se estivesse jogando em PT-BR, o que me fez mudar para o inglês imediatamente. Isso é um problema? Se você não souber inglês, sim.
Mas e aí, Soccer Story vale a pena?
Confesso que apesar de todos os problemas que identifiquei, Soccer Story me divertiu bastante e prendeu minha atenção durante boas horas. O problema é que depois de um tempo, perdi o interesse e não senti mais a mesma vontade de continuar, repetir partidas ou terminar o jogo. Portanto, acredito que o jogo poderia mesmo ser melhor, principalmente se alguns aspectos das partidas fosse alterado. Não é um Golf Story, mas até que dá para o gasto.
Review elaborado com uma cópia do jogo para PS5 fornecida pela publisher. Jogo disponível para PS4, PS5 PC e Xbox Series.
Resumo para os preguiçosos
Soccer Story é um jogo claramente inspirado em Golf Story, mas que falha ao não apresentar o mesmo glamour e sistemas interessantes de jogo. Com uma história divertida e cativante, o jogo falha principalmente naquilo que deveria ser ótimo: as partidas de futebol, que de tão simplificadas às vezes não funcionam como deveriam.
Prós
- Enredo interessante;
- Bons momentos engraçados e criativos;
- Sistema de melhoria de jogadores.
Contras
- Partidas de futebol não são tão divertidas;
- Side-quests poderiam ter melhor desenvolvimento;
- Andar, andar, andar e andar pelo cenário;
- Goleiro mão de alface!