Categorias: Games Reviews

Samurai Shodown – Review

A SNK sempre foi conhecida como uma referência em jogos de luta, afinal de contas, ninguém tem um currículo tão invejável quanto a companhia com jogos como Fatal Fury, King of Fighters, The Last Blade e Samurai Shodown. Depois de um tempo de declínio dos jogos de luta, eles estão em franca ressurgência, e aproveitando esta época especial, a companhia decidiu rebootar a franquia de espadas com um novo começo, além de gráficos e jogabilidade atualizados. Será que o jogo vale a pena?

Neste novo jogo da franquia Samurai Shodown, você se encontra um ano após o primeiro jogo da série, aquele lá de 1993. Aqui, o Japão está passando por uma onda de fome, guerra e as tensões estão ao máximo. Para piorar a situação, uma nova ameaça surge: Shizuka Gozen, um espírito maligno que foi aprisionado no corpo de uma jovem, e que ameaça destruir todo o Japão.

Para resolver este problema, uma série de combatentes convergem para o local onde Shizuka está, cada um com suas próprias motivações e prontos para se enfrentarem em combates espetaculares.

Samurai Shodown lembra bastante os jogos clássicos da franquia, e para quem nunca jogou um desses num fliperama antigamente (você deveria) ou na série ACA NEOGEO, saiba que o jogo tem uma jogabilidade que lembra Street Fighter, mas um pouco mais cadenciada.

Como a ideia do game é trazer combates de espadas, você deve trabalhar nos contragolpes mais do que partir para cima do adversário tentando fatiá-lo, e exatamente por isso os golpes tiram bastante energia, ainda mais o ataque forte, que pode tirar 20~25% da vida do seu inimigo com apenas uma porrada.

Uma das características mais legais de Samurai Shodown é o fato de que o elenco de personagem oferece a oportunidade de você aprender uma série de estilos diferentes, lutando mais agressivamente com alguns personagens, ou de maneira balanceada ou ainda defensivamente, explorando as brechas que o inimigo dá.

Por se tratar de um jogo de luta de espadas, uma das primeiras perguntas que o jogo te faz é se você é sensível a desmembramentos e sangue, já que o game pode desligar essa opção caso você seja. Em caso contrário, prepare-se para um banho de sangue a cada ataque que entra, ainda mais quando um especial atinge e derrota o adversário.

Outro ponto interessante do jogo é o fato de que Samurai Shodown lembra um pouco Samurai Shodown V no que diz respeito a modos de combate. Ao invés de colocar uma porrada de mecânicas complicadas da época dos jogos bidimensionais, Samurai Shodown é realmente um recomeço na série, fazendo o básico bem feito, e o resultado acaba sendo bastante satisfatório.

Essa simplicidade toda acaba tornando o jogo bastante amistoso para quem está começando, mas ele acaba contando também com algumas mecânicas para jogadores mais avançados, como deflexões, fintas e estratégias do tipo para fazer o seu adversário perder-se completamente no combate.

Diferente de outros jogos de luta mais recentes, Samurai Shodown não conta com um modo história assim por se dizer. Na verdade, o modo história é o modo arcade do jogo. Você escolhe o seu personagem, enfrenta diversos inimigos e chega no chefe final para desafiá-la. Há diálogos e um pouquinho de história entre as lutas, mas a ideia deste modo é lembrar os jogos clássicos onde cada personagem tem um final, e nem todo final é canônico.

Além do modo história, o jogo ainda conta com alguns modos interessantes para fazer você gastar bastante tempo, como o modo Gauntlet (Luva de Aço na nossa versão), onde você tem que enfrentar todos os adversários do jogo em sequência sem perder nenhuma luta.

Outro modo bem interessante é o modo Dojo, que funciona da seguinte maneira: quanto mais você joga, mais o jogo aprende sobre o seu estilo de luta. Daí, você vai no modo Dojo e enfrenta uma sombra sua, com o objetivo de aprender a melhorar o próprio estilo de luta, e se aperfeiçoar cada vez mais. Isso, claro, sem contar com o modo de partidas online, onde você pode enfrentar samurais de todo o mundo.

Ao todo, Samurai Shodown conta com 16 personagens no lançamento, e caso você tenha comprado o jogo próximo da data em que o jogo saiu, você ainda ganha o primeiro pacote de personagens gratuitamente, adicionando mais 4 personagens futuramente ao jogo. Exatamente como no caso de outros jogos de luta, a SNK provavelmente vai expandir o elenco de Samurai Shodown ainda mais conforme o ano for avançando, dando assim um fôlego extra à vida útil do jogo.

Graficamente, Samurai Shodown é realmente bem bonito de se enxergar, com modelos cartunizados, sangue voando pela dela, belos efeitos especiais e cenários bem construídos. A trilha sonora do jogo também é um destaque, com boas trilhas de fundo. Vale ressaltar ainda que o jogo foi lançado no Brasil com legendas em português, um cuidado sempre muito legal de se ter com o nosso mercado.

Review elaborado com uma cópia do jogo para Xbox One fornecida pela SNK.

Resumo para os preguiçosos

Samurai Shodown faz um belo trabalho em reiniciar a franquia, apostando no simples porém efetivo e divertido. O jogo realmente vai agradar fãs de games de luta, sejam eles veteranos ou novatos.

Nota final

80
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Bom sistema de combate
  • Variedade de personagens
  • Realmente divertido
  • Legendado em português

Contras

  • Talvez o modo história pudesse vir com um pouquinho mais de história
  • O jogo poderia contar com mais personagens no lançamento
Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

Disqus Comments Loading...

Posts Recentes

Sea of Solitude – Review

Quem achou que os jogos só serviam para nos transformar em super-heróis, grandes esportistas ou um grande soldado em meio…

3 minutos atrás

Novas fotos dos bastidores de Bloodmoon vazam na internet

Bloodmoon, o spin-off de Game of Thrones está a todo vapor na produção, mas parece que a HBO realmente não…

20 minutos atrás

Este seria o visual de Kefla Super Saiyajin 4 em Dragon Ball Super, segundo fã

Entre os diversos personagens apresentados em Dragon Ball Super, duas das adições mais interessantes para a franquia foram Kale e…

44 minutos atrás

Próximo episódio do anime de One Piece contará com o retorno de um personagem muito amado pelos fãs

Quem assistiu o episódio de One Piece dessa semana ficou bastante empolgado com a revelação de O-Tama, uma personagem que…

2 horas atrás

Esse Funko Pop de Mirio de My Hero Academia fará você querer gritar Plus Ultra

My Hero Academia é um dos maiores e melhores títulos shonen da atualidade e não seria surpresa nenhuma ver alguns…

3 horas atrás

Novo vazamento revela o possível visual de Naomi Watts no Spin-Off de Game of Thrones, Bloodmoon

Como já sabemos, a HBO está trabalhando na produção do episódio piloto do primeiro derivado de Game of Thrones, que…

3 horas atrás

Este website utiliza cookies