A SNK sempre foi conhecida como uma referência em jogos de luta, afinal de contas, ninguém tem um currículo tão invejável quanto a companhia com jogos como Fatal Fury, King of Fighters, The Last Blade e Samurai Shodown. Depois de um tempo de declínio dos jogos de luta, eles estão em franca ressurgência, e aproveitando esta época especial, a companhia decidiu rebootar a franquia de espadas com um novo começo, além de gráficos e jogabilidade atualizados. Será que o jogo vale a pena?
Neste novo jogo da franquia Samurai Shodown, você se encontra um ano após o primeiro jogo da série, aquele lá de 1993. Aqui, o Japão está passando por uma onda de fome, guerra e as tensões estão ao máximo. Para piorar a situação, uma nova ameaça surge: Shizuka Gozen, um espírito maligno que foi aprisionado no corpo de uma jovem, e que ameaça destruir todo o Japão.
Para resolver este problema, uma série de combatentes convergem para o local onde Shizuka está, cada um com suas próprias motivações e prontos para se enfrentarem em combates espetaculares.
https://youtu.be/WyNU84uJjwc
Samurai Shodown lembra bastante os jogos clássicos da franquia, e para quem nunca jogou um desses num fliperama antigamente (você deveria) ou na série ACA NEOGEO, saiba que o jogo tem uma jogabilidade que lembra Street Fighter, mas um pouco mais cadenciada.
Como a ideia do game é trazer combates de espadas, você deve trabalhar nos contragolpes mais do que partir para cima do adversário tentando fatiá-lo, e exatamente por isso os golpes tiram bastante energia, ainda mais o ataque forte, que pode tirar 20~25% da vida do seu inimigo com apenas uma porrada.
Uma das características mais legais de Samurai Shodown é o fato de que o elenco de personagem oferece a oportunidade de você aprender uma série de estilos diferentes, lutando mais agressivamente com alguns personagens, ou de maneira balanceada ou ainda defensivamente, explorando as brechas que o inimigo dá.
Por se tratar de um jogo de luta de espadas, uma das primeiras perguntas que o jogo te faz é se você é sensível a desmembramentos e sangue, já que o game pode desligar essa opção caso você seja. Em caso contrário, prepare-se para um banho de sangue a cada ataque que entra, ainda mais quando um especial atinge e derrota o adversário.
Outro ponto interessante do jogo é o fato de que Samurai Shodown lembra um pouco Samurai Shodown V no que diz respeito a modos de combate. Ao invés de colocar uma porrada de mecânicas complicadas da época dos jogos bidimensionais, Samurai Shodown é realmente um recomeço na série, fazendo o básico bem feito, e o resultado acaba sendo bastante satisfatório.
Essa simplicidade toda acaba tornando o jogo bastante amistoso para quem está começando, mas ele acaba contando também com algumas mecânicas para jogadores mais avançados, como deflexões, fintas e estratégias do tipo para fazer o seu adversário perder-se completamente no combate.
Diferente de outros jogos de luta mais recentes, Samurai Shodown não conta com um modo história assim por se dizer. Na verdade, o modo história é o modo arcade do jogo. Você escolhe o seu personagem, enfrenta diversos inimigos e chega no chefe final para desafiá-la. Há diálogos e um pouquinho de história entre as lutas, mas a ideia deste modo é lembrar os jogos clássicos onde cada personagem tem um final, e nem todo final é canônico.
Além do modo história, o jogo ainda conta com alguns modos interessantes para fazer você gastar bastante tempo, como o modo Gauntlet (Luva de Aço na nossa versão), onde você tem que enfrentar todos os adversários do jogo em sequência sem perder nenhuma luta.
Outro modo bem interessante é o modo Dojo, que funciona da seguinte maneira: quanto mais você joga, mais o jogo aprende sobre o seu estilo de luta. Daí, você vai no modo Dojo e enfrenta uma sombra sua, com o objetivo de aprender a melhorar o próprio estilo de luta, e se aperfeiçoar cada vez mais. Isso, claro, sem contar com o modo de partidas online, onde você pode enfrentar samurais de todo o mundo.
Ao todo, Samurai Shodown conta com 16 personagens no lançamento, e caso você tenha comprado o jogo próximo da data em que o jogo saiu, você ainda ganha o primeiro pacote de personagens gratuitamente, adicionando mais 4 personagens futuramente ao jogo. Exatamente como no caso de outros jogos de luta, a SNK provavelmente vai expandir o elenco de Samurai Shodown ainda mais conforme o ano for avançando, dando assim um fôlego extra à vida útil do jogo.
Graficamente, Samurai Shodown é realmente bem bonito de se enxergar, com modelos cartunizados, sangue voando pela dela, belos efeitos especiais e cenários bem construídos. A trilha sonora do jogo também é um destaque, com boas trilhas de fundo. Vale ressaltar ainda que o jogo foi lançado no Brasil com legendas em português, um cuidado sempre muito legal de se ter com o nosso mercado.
Review elaborado com uma cópia do jogo para Xbox One fornecida pela SNK.
Resumo para os preguiçosos
Samurai Shodown faz um belo trabalho em reiniciar a franquia, apostando no simples porém efetivo e divertido. O jogo realmente vai agradar fãs de games de luta, sejam eles veteranos ou novatos.
Prós
- Bom sistema de combate
- Variedade de personagens
- Realmente divertido
- Legendado em português
Contras
- Talvez o modo história pudesse vir com um pouquinho mais de história
- O jogo poderia contar com mais personagens no lançamento