O Powkiddy RK2023 é um dos mais novos produtos lançados pela Powkiddy. Com foco no custo-benefício, o portátil promete trazer um monte de plataformas com desempenho aceitável a um preço acessível, mas será que ele consegue atingir essa meta? É o que vamos descobrir hoje.
Confira nossa análise em vídeo do Powkiddy RK2023
Aviso de Ética
Todas as análises do Critical Hits (hardware e software) não têm intenção publicitária, e sim uma avaliação isenta do produto em questão. Cabe a você decidir se este produto vale a pena ou não, baseado no que você ler aqui, em outros sites e nas suas próprias conclusões.
Primeiras Impressões
O Powkiddy RK2023 lembra bastante o portátil PSP GO em seu design. Ele conta com uma tela de 3,5 polegadas sem touch e o sistema operacional JELOS, que é desenvolvido por um grupo de fãs de portáteis de emulação e que está disponível para diversos portáteis.
A escolha do JELOS foi um acerto imenso da Powkiddy, afinal de contas, geralmente ela não entrega um bom software, e não só usa o Retroarch como seu principal motor de emulação, ele também é bonito pra caramba.
Os botões do portátil são bastante agradáveis de se usar, mas ele conta com dois pontos fracos nesse sentido, que são o direcional digital e os analógicos.
Começando pelo direcional digital, ele é meio pontudo, e jogar jogos de luta com ele pode vir a machucar os seus dedos, principalmente se você faz meia lua demais. Não que seja injogável com eles, mas é desconfortável depois de um tempo.
Além disso, o analógico não é tão preciso assim em alguns jogos. No review em vídeo eu comento isso jogando Star Wars Racer. Eu não sei dizer se uma mudança foi feita nos controles da versão de Xbox Series que foi disponibilizada recentemente no Games with Gold, mas o analógico no Xbox pareceu muito mais preciso de se fazer curvas do que no RK2023, na versão original do jogo emulada no Nintendo 64.
Outro ponto a ressaltar é que o RK2023 vem com uma porta USB extra para conectar periféricos nele como controles ou até mesmo um módulo Wifi, já que ele não conta com Wifi de fábrica, o que é uma pena, já que daria para usar o scrapper do JELOS para baixar as thumbs das roms que faltaram dessa forma.
Por fim, a carcaça do RK2023 é de plástico e não tem nada de surpreendente nela, mas ela está longe de dar a aparência dele ser um portátil barato e sem qualidade nenhuma. Ele é um dos melhores modelos para quem quer entrar nesse mundo.
Desempenho
Se a construção do RK2023 não parece ser a melhor do mundo, é no desemepenho que ele ganha muitos pontos.
Como ele vem como JELOS, isso significa que ele tem a capacidade de emular diversas plataformas usando os melhores emuladores disponíveis para elas, seja via Retroarch, seja via ports de emuladores de sucesso, como o Drastic de Nintendo DS e o Duckstation de PS1.
Começando pelas plataformas que ele roda, o Powkiddy RK2023 entrega um desempenho perfeito nas seguintes plataformas: NES, Master System, Game Boy, Game Boy Color, Super Nintendo, Mega Drive, Game Boy Advance, PlayStation, CPS1, CPS2, CPS3 e NeoGeo.
No review em vídeo, você pode conferir mais detalhes sobre como cada uma das plataformas citadas acima funciona, mas saiba que dá pra jogar cada uma delas tranquilamente, e o melhor de tudo: com acelerador caso você esteja jogando um RPG, por exemplo, no GBA ou no SNES, por exemplo.
Para tanto, você tem que segurar o botão de atalho (Start) e apertar o botão de aceleração (L2 no meu caso) para o jogo funcionar a 3 ou 4x a velocidade normal.
Depois dessas plataformas, temos as plataformas que funcionam bem na maioria dos casos, que são o Nintendo 64 e o Dreamcast. Alguns jogos têm alguns soluços de performance, como The Legend of Zelda: Ocarina of Time no Nintendo 64 e Sonic Adventure no Dreamcast, mas na maioria dos casos, os jogos desses consoles vão funcionar a contento.
Depois dessa, ainda temos o Nintendo DS, cuja performance varia de perfeito em alguns jogos (como New Super Mario Bros), já em alguns há alguns engasgos às vezes (Mario Kart DS, por exemplo) e em outros a performance varia dependendo da parte em que o jogo se encontra (Final Fantasy IV é o exemplo do vídeo).
Para completar, temos o PSP, que é uma plataforma que tem alguns problemas e apenas jogos leves 2D rodam, como Street Fighter Alpha 3. Já jogos médios, como Tekken 6 rodam satisfatoriamente apenas com Frameskip ligado, e os jogos mais pesados da plataforma, como God of War: Chains of Olympus, ficam injogáveis mesmo assim.
Além disso, na versão do JELOS que eu usei, por algum motivo o analógico do portátil não era reconhecido pelo emulador de PSP, me impedindo de controlar a câmera em Final Fantasy Tactics: War of the Lions, por exemplo. Provavelmente isso será corrigido em alguma atualização do SO, mas isso obviamente prejudicou a experiência.
Conclusões finais
O RK2023 é um portátil que entrega muito pelo preço cobrado por ele. Só de conseguir jogar até jogos de Nintendo 64 e Dreamcast por 400 reais (ou até menos em promoções do Ali Express, onde eu já vi ele por R$ 350,00) e arranhar alguma coisa de PSP é algo excelente, ainda mais com um sistema operacional de qualidade como o JELOS.
Tudo bem que a construção do portátil não seja a melhor do mundo e o direcional machuque um pouco em jogos de luta (ainda que isso fosse totalmente corrigível com um direcional normal), mas os problemas são pequenos tendo em vista o custo-benefício desse portátil.
Powkiddy RK2023 – Especificações
- Processador: Cortex-A55 ARM Quadcore RK3566, 60HZ
- Memória RAM: LPDDR4 1gb
- Tela: 3.5 polegadas 4:3 (640×480)
- Sistema Operacional: Linux (JELOS)
- Bateria: 3500mAH (até 8 horas de duração)
- Misc: Dual SD Cards, Stereo Speakers, USB-C, 3.5mm Headphone
- Dimensions: 151.5 mm x 78 mm x 17.5 mm
Resumo para os preguiçosos
O RK2023 é um portátil que entrega muito pelo preço cobrado por ele. Só de conseguir jogar até jogos de Nintendo 64 e Dreamcast por 400 reais (ou até menos em promoções do Ali Express, onde eu já vi ele por R$ 350,00) e arranhar alguma coisa de PSP é algo excelente, ainda mais com um sistema operacional de qualidade como o JELOS.
Tudo bem que a construção do portátil não seja a melhor do mundo e o direcional machuque um pouco em jogos de luta (ainda que isso fosse totalmente corrigível com um direcional normal), mas os problemas são pequenos tendo em vista o custo-benefício desse portátil.
Prós
- Excelente custo-benefício
- JELOS é um ótimo sistema operacional
- Boa tela
Contras
- O direcional do portátil é pontudo, e machuca os dedos em jogos de luta
- Sem WIFI para atualização de thumbs e baixar novos temas para o JELOS